Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Nanotecnologia pode vir a melhorar a restauração óssea dos pacientes na Odontologia

    Célula livre suporte 3D com entrega de dois estágios de miRNA-26ª para regenerar defeitos ósseos de tamanho crítico

    Uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Michigan poderia ajudar os dentistas a melhorar o tratamento dos pacientes com perda óssea. Os cientistas desenvolveram uma esfera de polímero que proporciona uma molécula específica para células de osso feridas que informa no local da lesão a reparação dos danos. Por conseguinte, a nanotecnologia poderá melhorar o tratamento de implante ou ajudar os pacientes com doença periodontal.

    MicroRNA, uma pequena molécula de RNA não-codificante encontrada em plantas, animais e alguns vírus, tem se mostrado promissora na pesquisa consultório como um agente terapêutico para várias doenças como o câncer e as doenças inflamatórias. Ele também pode ser capaz de aumentar a regeneração óssea, o atual estudo concluiu.

    Quando entregue em células-tronco endógenas, o microRNA instrui as células a se ligar em sua cura e mecanismos de construção de osso, explicou o Dr. Peter Ma, Professor de Odontologia e pesquisador principal no projeto. Geralmente é muito difícil para a microRNA infringir a parede celular, Ma disse. No entanto, a esfera de polímero desenvolvida por Ma e seus colegas permite que a molécula de RNA entre facilmente na célula e incentive o reparo ósseo.

    A vantagem desta nova tecnologia é que utiliza células existentes para reparar as feridas e portanto reduz a necessidade de introduzir células externas, que é uma terapia muito difícil e pode resultar no receptor rejeitando as células externas ou no desenvolvimento de tumores.

    O reparo ósseo é particularmente desafiador em pacientes com problemas de cicatrização. Milhões de pacientes em todo o mundo sofrem de perda óssea e problemas funcionais associados, mas o crescimento e regeneração do osso de alta qualidade para aplicações específicas é ainda muito difícil com a tecnologia atual, de acordo com os pesquisadores.

    “A nova tecnologia que temos trabalhado em abrir portas para novas terapias utilizando DNA e RNA em medicina regenerativa e aumento da possibilidade de lidar com outras doenças humanas desafiadoras,” explicou Ma. Existem várias possíveis aplicações em odontologia e cirurgia maxilofacial. Além disso, poderia ajudar os pacientes com osteoporose, bem como aqueles submetidos à cirurgia óssea ou reparação de articulação.

    “Para pacientes com baixa qualidade óssea, muitas vezes é difícil utilizar implantes para restaurar funções dentárias. Esta tecnologia pode potencialmente regenerar osso em pacientes com pobre capacidade de cura, permitindo o implante,” disse Ma ao Dental Tribune Online. Ele acrescentou que os pacientes com periodontite poderiam também se beneficiar de suas conclusões. “Doença periodontal muitas vezes resulta em perda de dentes devido à diminuição de osso de suporte do dente. Esta tecnologia potencialmente de conduzirá a uma terapia para restaurar o osso de suporte do dente e manter ou reforçar de outra forma a queda de dentes em tais pacientes”, afirmou.

    O papel, intitulado “Célula livre suporte 3D com entrega de dois estágios de miRNA-26ª para regenerar defeitos ósseos de tamanho crítico”, foi publicada online na revista Nature Comminications em 14 de janeiro.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...