Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Novo guia da OMS aborda infecções orais e dentárias

Lançado recentemente, novo guia da OMS aborda infeções orais e dentárias com um capítulo dedicado a esse tema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, cerca de 10 milhões de mortes podem ocorrer a cada ano devido à resistência a antibióticos.

Os dentistas têm uma importante responsabilidade de aumentar a conscientização sobre esse problema iminente, já que cerca de 10% das prescrições de antibióticos são emitidas por dentistas.

Durante a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana de 2022, a OMS lançou o livro de antibióticos “WHO AWaRe (Access, Watch, Reserve)” visando fornecer orientações baseadas em evidências sobre o uso de antibióticos em ambientes hospitalares e de cuidados primários de saúde.

Infecções dentárias e orais

Há um capítulo dedicado às infecções orais e dentárias.

O Grupo de Trabalho de Resistência Antimicrobiana, liderado pela Dra. Wendy Thompson, forneceu contribuições significativas nas fases de redação do Livro de Antibióticos da OMS.

Em particular, esse grupo de trabalho realizou reuniões com a OMS para dar feedback e sugestões sobre o capítulo focado em infecções orais e dentárias para garantir que fosse coerente com os outros capítulos.

Muitas das sugestões apresentadas pela FDI World Dental Federation foram consideradas na publicação final, incluindo a mudança do nome do capítulo de ‘infecções dentárias’ para ‘infecções orais e dentárias’, bem como a consulta às diretrizes locais e nacionais para o uso de profilaxia antibiótica antes de procedimentos odontológicos.

A FDI se apresenta como a voz global da profissão odontológica.

A FDI representa mais de um milhão de dentistas em todo o mundo. Busca levar informações a seus membros para aumentar a conscientização sobre a importância de uma boa saúde bucal e seu papel vital na garantia da saúde e bem-estar geral. Busca salvaguardar a saúde das pessoas em todo o mundo através da melhoria da prevenção, tratamento e controle das doenças orais.

Também foi fornecida orientação sobre quais condições dentárias e infecções são apropriadas para o tratamento com antibióticos. Além disso, dois artigos escritos por especialistas da FDI foram citados na publicação da OMS.

A FDI World Dental Federation elogia a OMS por destacar o importante tema da resistência a antibióticos.

Profissionais de saúde em todo o mundo são incentivados a compartilhar esta publicação o mais amplamente possível para combater a resistência a antibióticos e garantir um futuro saudável para todos.

Acesse o link para download do guia de antibióticos da OMS aqui.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: The WHO AWaRe (Access, Watch, Reserve) antibiotic book, New WHO Antibiotic Book addresses oral and dental infections

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.