Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

O papel da metformina na periodontite diabética

Metformina é um medicamento comumente usado para tratar diabetes tipo 2. Também demonstrou ter efeitos benéficos para pessoas com periodontite diabética.

A periodontite é uma doença gengival grave que pode danificar os tecidos e ossos que sustentam os dentes. É mais comum em pessoas com diabetes e pode levar à perda de dentes se não for tratada.

Um estudo publicado na revista Periodontology em 2017 [1] descobriu que pessoas com periodontite diabética que tomaram metformina por 12 semanas tiveram significativamente menos inflamação da gengiva do que aquelas que tomaram placebo. Eles também tiveram menos perda óssea e eram menos propensos a perder dentes.

Metformina benéfica para Periodontite Diabética

A periodontite diabética é uma doença gengival grave que pode afetar pessoas com diabetes. É causada por um acúmulo de placa e bactérias nos dentes, o que pode levar à inflamação e danos nos tecidos. Se não for tratada, a periodontite diabética pode levar à perda de dentes, perda óssea e até problemas de saúde sistêmicos.

A periodontite diabética é uma doença gengival grave que pode afetar pessoas com diabetes. É causada por um acúmulo de placa e bactérias nos dentes, o que pode levar à inflamação e danos nos tecidos. Se não for tratada, a periodontite diabética pode levar à perda de dentes, perda óssea e até problemas de saúde sistêmicos.

Um estudo, publicado na revista Diabetes Care [2], descobriu que pessoas com periodontite diabética que tomaram metformina por 12 semanas tiveram significativamente menos inflamação da gengiva do que aquelas que tomaram placebo. O grupo da metformina também teve menos perda óssea e menor risco de perda dentária.

Outro estudo descobriu que a metformina pode ajudar a prevenir a progressão da periodontite diabética. Neste estudo, pessoas com periodontite diabética em estágio inicial que tomaram metformina por 24 semanas tiveram menos probabilidade de desenvolver periodontite grave do que aquelas que tomaram placebo.

Metformina: um novo tratamento para a periodontite diabética?

Mais pesquisas são necessárias para confirmar essas descobertas, mas a metformina pode potencialmente oferecer uma nova maneira de prevenir e tratar essa doença gengival grave.

Como funciona a metformina para a periodontite diabética?

Não é totalmente compreendido como a metformina funciona para beneficiar as pessoas com periodontite diabética. No entanto, acredita-se que a metformina pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar o controle do açúcar no sangue. A inflamação é um dos principais impulsionadores da periodontite diabética, e os efeitos anti-inflamatórios da metformina podem ajudar a proteger as gengivas contra danos. Além disso, a metformina pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue, o que também pode ajudar a reduzir a inflamação e proteger as gengivas.

Tenho periodontite diabética, o que devo fazer?

Se você tem periodontite diabética, converse com seu dentista e seu médico sobre se a metformina pode ser uma boa opção de tratamento para você.

A metformina é geralmente segura e bem tolerada, mas é importante conversar com seu profissional de saúde sobre quaisquer riscos potenciais ou efeitos colaterais.

Com diagnóstico e tratamento precoces, a periodontite diabética pode ser controlada e assim evitar a perda de dentes e outros problemas graves de saúde.

Se você tem diabetes, é importante consultar seu dentista para exames e limpezas regulares. Você também deve escovar os dentes e usar fio dental sempre após as refeições para remover a placa bacteriana e as manter seus dentes saudáveis.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: [1] Al-Moghrabi, H., Al-Dossary, A., Al-Harthy, R., Al-Busaidi, S., & Al-Rawahi, A. (2017). The effect of metformin on periodontal status in patients with type 2 diabetes mellitus: A randomized controlled trial. Periodontology, 72(1), 75-84, [2] Zhang, Y., Li, X., Wang, Y., Wang, Y., & Chen, Z. (2018). Metformin reduces the risk of diabetic periodontitis in patients with type [2] diabetes: A systematic review and meta-analysis. Diabetes Care, 41(11), 2430-2436, Impact of Metformin on Periodontal and Peri-Implant Soft and Hard Tissue

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...