Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Suplementação de arginina e probióticos pode beneficiar crianças com cáries

Arginina e probióticos como suplemente diário pode beneficiar crianças com cárie dentária.

Um novo estudo publicado no Journal of Dentistry sugere que a suplementação diária de arginina e probióticos pode beneficiar crianças com cárie dentária. O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, descobriu que as crianças que receberam suplementação de arginina e probióticos na forma de pastilhas por 10 a 12 meses apresentaram uma taxa significativamente menor de desenvolvimento de cárie do que as crianças que usaram uma pastilha placebo.

Cáries na infância

A cárie é uma doença dentária comum na infância, causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. A placa bacteriana é uma película pegajosa de bactérias que se forma nos dentes quando as partículas de comida são deixadas para trás após as refeições. As bactérias na placa produzem ácidos que podem danificar o esmalte dos dentes, levando a cáries.

A arginina é um aminoácido que demonstrou ter propriedades anti-cárie. Ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias da placa e também pode estimular a produção de saliva, que ajuda a eliminar a placa. Os probióticos são bactérias vivas que são benéficas para a saúde intestinal. Eles também podem ajudar a manter um equilíbrio saudável de bactérias na boca, o que pode ajudar a prevenir cáries.

O estudo

O estudo envolveu 343 crianças de 5 a 9 anos que foram aleatoriamente designadas para o grupo de intervenção, que recebeu a pastilha contendo arginina e probióticos, ou o grupo placebo, que recebeu uma pastilha sem ingredientes ativos. No final do estudo, as crianças do grupo de intervenção tiveram uma taxa significativamente menor de desenvolvimento de cárie (1,8%) do que as crianças do grupo placebo (4,2%).

Os pesquisadores concluíram que o uso diário de uma pastilha contendo arginina e probióticos pode ser uma forma segura e eficaz de ajudar a prevenir a cárie dentária em crianças. Eles observaram que mais estudos são necessários para confirmar esses achados e determinar os efeitos a longo prazo da pastilha.

Dicas para prevenção de cáries

Os pais podem ajudar a proteger os dentes de seus filhos do risco de cáries seguindo estas dicas:

  • Escove os dentes do seu filho com um creme dental com flúor após as refeições;
  • Promova o uso regular do fio dental em seu filho após as refeições;
  • Limite as bebidas e lanches açucarados do seu filho;
  • Leve seu filho ao dentista para exames e limpezas regulares.

Se seu filho desenvolver cárie, é importante consultar um dentista imediatamente para tratamento. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir o agravamento da cárie e pode salvar os dentes do seu filho.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: The effect of a lozenge combining prebiotic arginine and probiotics on caries increment in children during 10–12 months, a randomized clinical trial

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...