Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Controle do sangramento após extração dental

O controle do sangramento após uma extração dental é um aspecto fundamental para garantir uma recuperação bem-sucedida do paciente. A hemostasia é um processo que historicamente pode ser obtido por diversas medidas, desde suturas até a aplicação de pressão com gaze.

No entanto, na busca por métodos mais eficazes, os agentes hemostáticos, têm ganhado destaque como alternativa para controle do sangramento pós-operatório. Em particular, esta abordagem publicada no The Journal of the American Dental Association foi estudada em pacientes recebendo terapia antitrombótica, onde o controle eficiente do sangramento é fundamental.

Para avaliar a eficácia de agentes hemostáticos tópicos em comparação com medidas convencionais, uma equipe de pesquisadores realizou uma revisão sistemática que analisou estudos randomizados prospectivos em humanos. Esses estudos compararam o uso de agentes hemostáticos com os métodos tradicionais e analisaram variáveis ​​como o tempo necessário para atingir a hemostasia e os eventos hemorrágicos pós-operatórios.

Após uma busca exaustiva em bancos de dados relevantes, como MEDLINE (PubMed), Scopus e Cochrane Central Register of Controlled Trials, os pesquisadores encontraram 17 artigos que atendiam aos critérios de inclusão.

Os resultados obtidos com esses estudos forneceram informações importantes sobre o uso de agentes hemostáticos no controle do sangramento pós-extração.

Agentes hemostáticos e suas vantagens

No geral, os resultados revelaram que os agentes hemostáticos oferecem vantagens significativas em comparação com as medidas convencionais:

  • Primeiramente, observou-se que o tempo necessário para atingir a hemostasia foi consideravelmente menor quando esses agentes foram usados, tanto em pacientes saudáveis ​​quanto naqueles em uso de terapia antitrombótica.
  • Além disso, os resultados indicaram uma redução significativa nos eventos hemorrágicos quando agentes hemostáticos são usados, reforçando seu papel no controle do sangramento pós-operatório.
  • Várias formas desses agentes, incluindo enxaguantes bucais, géis, tampões hemostáticos e compressas de gaze embebidas no agente, mostraram ser mais eficazes na redução do número de eventos hemorrágicos do que as medidas convencionais de hemostasia.
  • Os autores concluem que os resultados obtidos nesta revisão sistemática suportam o uso de agentes hemostáticos como uma opção preferencial para controlar o sangramento após extrações dentárias, especialmente em pacientes sob terapia antitrombótica.

Nessas circunstâncias, esses achados têm implicações práticas significativas, ao fornecerem aos profissionais de odontologia uma ferramenta mais eficiente para garantir a hemostasia em situações clínicas específicas.

No entanto, enfatiza a publicação, é importante considerar que um número limitado de estudos estava disponível em cada subgrupo, sugerindo a necessidade de pesquisas adicionais para validar esses resultados.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: The role of hemostatic agents after tooth extractions: A systematic review and meta-analysis, Control del sangrado post-extracción dental

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...