Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

As doenças que a língua pode revelar

Língua é um órgão altamente vascularizado, fundamentalmente muscular, que desempenha diversos papéis e funções vitais no corpo humano. E embora, em geral, não receba muita importância, é essencial para várias funções, como fonação e comunicação, mastigação, deglutição, percepção do paladar, limpeza e lubrificação oral.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), por exemplo, o diagnóstico pela língua é parte fundamental do processo diagnóstico. Os praticantes da MTC acreditam que a língua pode revelar informações sobre o estado dos órgãos internos do corpo. Por exemplo, uma língua vermelha pode indicar calor ou inflamação, enquanto uma língua pálida pode indicar sinais de anemia.

Além disso, a língua é um órgão no qual os dentistas podem detectar inúmeras doenças.

Doenças que modificam as características da língua

  • A falta de vitaminas A, B2 e C: costuma causar inflamação da língua (glossite). Da mesma forma, uma deficiência de vitaminas, estresse ou alterações hormonais podem causar o aparecimento de rachaduras na língua, chamada de língua geográfica.
  • Anemia: uma língua pálida pode ser um sinal de anemia, que se caracteriza por uma diminuição dos glóbulos vermelhos ou falta de ferro no organismo.
  • Deficiência de vitamina B12: uma língua vermelha, inchada ou lisa pode ser um sintoma de deficiência de vitamina B12, uma condição que afeta a produção de glóbulos vermelhos e o bom funcionamento do sistema nervoso.
  • Infecções fúngicas: Fungos, como candidíase oral, podem produzir um revestimento branco na língua e nas membranas mucosas.
  • Problemas hepáticos: A icterícia é um distúrbio caracterizado por um tom amarelado na pele, olhos e, às vezes, na língua.
  • Doenças autoimunes: Em condições como lúpus eritematoso sistêmico ou doença de Behçet, úlceras e feridas podem aparecer na língua.
  • Patologias cardíacas e problemas de circulação: a língua adquire uma pigmentação roxa.
  • Doenças do aparelho digestivo: úlceras ou refluxo podem fazer com que a língua fique com um tom acinzentado.
  • Infecções bacterianas: Algumas, como escarlatina ou sífilis, podem causar alterações na língua, como aparência de “morango” ou feridas dolorosas.
  • O consumo excessivo de tabaco, álcool, café e chá-preto pode causar uma condição chamada “língua peluda”, que se caracteriza por uma coloração enegrecida e pelo aparecimento de pelos, mas que desaparece quando o indivíduo para de consumir esses produtos.

Como manter sua língua saudável

Em primeiro lugar, uma boa higiene dental é fundamental.

Além de escovar os dentes, você deve limpar a superfície da língua para remover bactérias e restos de comida que se acumulam nela. Para isso, é recomendável usar um raspador de língua ou uma escova específica para língua, desenvolvida para remover bactérias e resíduos de alimentos que podem se acumular na língua.

Outro conselho é buscar correção para dentes quebrados, coroas ou dentaduras mal ajustadas e evitar o consumo de tabaco e álcool. Da mesma forma, uma dieta equilibrada e rica em frutas e vegetais irá evitar deficiências vitamínicas que possam afetar negativamente a língua.

Se você está preocupado com sua saúde, é importante realizar um autoexame da sua língua e consultar seu dentista regularmente ao menos duas vezes por ano.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: La lengua, herramienta clave para detectar algunas patologías

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.