Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    O preocupante crescimento do câncer de orofaringe

    No período entre 1999 a 2015, a boca e a garganta substituíram o colo do útero como o local de maior incidência do câncer associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV) nos Estados Unidos, com muito mais casos de câncer de orofaringe em homens do que em mulheres de acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

    Mudança ao longo dos anos

    A taxa de câncer do colo do útero caiu 1,6% ao ano nesse período, enquanto a taxa de câncer de orofaringe aumentou 2,8% ao ano entre homens e 0,6% ao ano entre mulheres, disse o CDC na edição do Morbidity and Mortality Weekly Report. A agência informa que o comportamento sexual pode ter sido o maior responsável pelo o aumento dos casos de câncer de orofaringe.

    O HPV causa câncer cervical e alguns tipos de câncer orofaríngeo, vulvar, vaginal, peniano e anal, observa o relatório. O vírus é a infecção sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos.

    Para avaliar as taxas de câncer relacionadas ao HPV, o CDC usou dados de registros de câncer de base populacional que participam de programas do CDC do Instituto Nacional do Câncer. Juntos, os registros cobrem quase 98% da população dos EUA.

    O total de casos de câncer ligados ao HPV atingiu a marca de 43.000

    No geral, a contagem de novos casos de câncer relacionados ao HPV aumentou de 30.115 em 1999 para 43.371 em 2015, revelaram os dados divulgados pelos pesquisadores. O número de 2015 representou uma taxa de 12,1 casos por 100.000 pessoas, acima dos 11,2 por 100.000 em 1999.

    O câncer de colo do útero foi o tipo mais comum de câncer ligado ao HPV em 1999, com 13.125 casos, enquanto os casos de câncer de orofaringe contaram 9.375, com 74% deles em homens. Em 2015, os casos de câncer de orofaringe superaram os casos cervicais em 18.917 a 11.788, com 82% (15.479) dos casos de orofaringe em homens.

    Enquanto isso, as taxas de câncer anal aumentaram em homens (2,7% ao ano) e mulheres (0,8% ao ano), de acordo com o CDC. Além disso, as taxas de câncer de vulva aumentaram 1,3% ao ano, enquanto o câncer vaginal diminuiu 0,6% ao ano e as taxas de câncer de pênis ficaram estáveis. Cabe lembrar que a vulva é a parte externa dos órgãos genitais femininos. A vulva inclui a abertura da vagina, os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris. Externamente é revestida por pelos pubianos.

    O CDC disse que a queda no câncer do colo do útero continuou uma tendência que começou na década de 1950 como resultado do rastreamento do câncer. O câncer do colo do útero diminuiu mais entre os hispânicos, índios americanos, nativos do Alasca e negros do que em outros grupos, mas os hispânicos e negros ainda tinham taxas mais altas do que os brancos em 2015.

    Comportamento sexual como fator de risco

    A mudança dos comportamentos sexuais pode ter contribuído para o aumento dos cânceres orofaríngeo e anal, disse o CDC.

    “O sexo oral desprotegido e o sexo anal receptivo são fatores de risco para a infecção pelo HPV”, afirma o relatório. “Os homens brancos têm o maior número de parceiros sexuais por via oral e relatam a prática do sexo oral em idade mais jovem em comparação com outros grupos raciais / étnicos; esses fatores de risco podem estar contribuindo para uma maior taxa de câncer orofaríngeo entre homens brancos do que outros raciais / grupos étnicos.”

    A agência observou que o tabagismo é um fator de risco para câncer de orofaringe, mas o tabagismo tem diminuído, e outros estudos apontam para o HPV como a causa do aumento desses cânceres.

    Para prevenir cânceres relacionados ao HPV e outras doenças, a vacinação contra HPV foi adicionada ao programa de imunização de rotina para mulheres americanas em 2006 e ao programa para homens nos EUA em 2011. O CDC disse que pode ser muito cedo para avaliar o impacto da vacinação contra HPV. cânceres invasivos, mas foram observadas reduções nas infecções cervicais por HPV, verrugas genitais e pré-cânceres cervicais.

    A vacinação pública contra o HPV, promovida pelo Ministério da Saúde, teve início no Brasil em 2014 cobrindo meninas e meninos em diferentes faixas etárias.
    Dados atualizados da atual campanha de vacinação podem ser acessados neste link – http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinahpv/ –

    Em um comunicado à imprensa, o CDC afirmou que estudos sugerem que o HPV causa cerca de 79% de todos os cânceres em partes do corpo onde o HPV é frequentemente encontrado. A agência afirmou que a vacinação contra o HPV poderia prevenir 90% dos casos de câncer nos EUA causados ​​pelo vírus, ou 31.200 anualmente.

    Número de indivíduos vacinados aumenta

    Em um relatório separado da MMWR , os pesquisadores do CDC observaram que a adoção da vacina contra o HPV cresceu novamente de forma estável de 2016 para 2017, mas permanece bem abaixo dos níveis ideais.

    Entre os adolescentes de 13 a 17 anos, o percentual dos que receberam pelo menos uma dose da vacina aumentou de 60,4% para 65,5%, e entre as meninas subiu de 65,1% para 68,6%. A cobertura completa (duas ou três doses, dependendo da idade da primeira dose) aumentou de 43,4% para 48,6% em ambos os sexos e de 49,5% para 53,1% nas meninas.

    A meta da Healthy People 2020 para cobertura completa de vacina contra o HPV para meninas e meninos de 13 a 15 anos é de 80%. “O início da vacinação contra o HPV aumentou em média 5,1 pontos percentuais anualmente desde 2013”, observaram os autores do relatório.

    O Ministério da Saúde brasileiro está preocupado com a baixa adesão à vacina do HPV e com a alta prevalência desse vírus entre a população. Os dados nacionais mostram que, de 2014 a 2017, não mais do que 4,9 milhões de meninas tomaram a segunda dose contra o HPV, totalizando 48,7% na faixa etária entre 9 e 14 anos. É bem pouco.

    Se considerada apenas a primeira dose, o número chega a 8 milhões, o equivalente a 79,2%. Entre os meninos, 1,6 milhão – ou 43,8% do público-alvo – tomaram a primeira dose. Só que a proteção só é garantida com as duas injeções (elas são aplicadas com um espaço de seis meses).

    campanha do Ministério da Saúde convoca 10 milhões de adolescentes em todo o país. Devem se vacinar contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (no ano passado, a faixa etária era entre 12 e 13 anos). As vacinas fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Sintomas de câncer de orofaringe

    À medida que aumenta a expectativa de vida também se eleva a aparição desta enfermidade que, de maneira geral, é mais comum nos homens a partir dos 50 anos.

    É importante conhecer seus sintomas iniciais, em especial porque podem ser confundidos com simples herpes, aftas ou uma infecção bucal.

    O sintoma mais inicial do câncer de orofaringe é o desenvolvimento de pequenas feridas que nunca se curam

    Por sua vez, também é habitual a aparição de manchas vermelhas ou brancas tanto na área da língua, na gengiva ou, inclusive, nos cantos dos lábios.

    É importante estar consciente de que qualquer mudança não habitual que não melhore com o passar dos dias é um indicativo de risco e um profissional dentista ou médico precisa ser consultado pelo paciente.

    Outra das características mais habituais do câncer de orofaringe é a dor ao mastigar ou tragar.

    As pessoas que possuem dentadura postiça notam que, de um dia para o outro, suas próteses machucam, causam sangramentos e dor.

    Até falar pode ser algo doloroso.

    Mover a língua ou, inclusive, só com um toque na mandíbula aparece a dor.
    Essa dor pode se irradiar até os ouvidos.

    A sensação de ter “um nódulo” na garganta

    Essa dificuldade para engolir, a sensação de ter sempre esse ardor tão habitual nas amígdalas ou, inclusive, chegar a tossir sangue em alguns casos, é algo que jamais deve ser descartado.

    O mais importante é buscar um diagnóstico cedo e, para isso, é preciso estar atento a essas mudanças.

    Perda de peso inexplicável

    A maioria das enfermidades oncológicas inicia com perda de peso. No caso do câncer de orofaringe, é comum que a pessoa deixe de ter fome e, inclusive, não consiga mastigar de maneira normal.

    Além disso, o sistema imunológico sempre está com as defesas baixas e isso fará, sem dúvidas, que se vá perdendo peso pouco a pouco.

    Fontes: Center of Infectious Disease Research and Policy University of Minnesota , Medscape , Saúde Abril , Instituto Oncoguia , Hospital Leforte

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas