Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    O que é a odontologia restauradora?

    A odontologia restauradora é o ramo da odontologia que se dedica a substituir ou reparar dentes danificados, ou ausentes. Seu objetivo é melhorar a saúde bucal geral e restaurar a função mastigatória.

    Odontologia restauradora — procedimentos

    Os procedimentos restauradores podem salvar os dentes e devolver-lhes o aspecto, a forma e a sensação naturais, por meio de:

    • Obturações: Quando as bactérias corroem o esmalte do dente e causam um buraco, chamado de cárie, as cavidades menores são geralmente reparadas com obturações dentárias. Durante esse procedimento, o dentista remove a parte deteriorada do dente e preenche o buraco com um material composto da cor do dente. Isso interrompe a progressão da cárie dentária e reduz o risco de mais danos.
    • Coroas: Os dentistas usam coroas dentárias para reparar grandes cáries ou restaurar dentes quebrados. Às vezes chamada de capa, uma coroa se encaixa sobre todo o dente. Para colocar uma coroa, o dentista deve remover parte do esmalte natural do dente. Então, ele altera o dente (raspa parte do dente) e coloca uma coroa sobre ele.

    • Inlays e onlays: Às vezes, uma cárie é grande demais para uma obturação, mas pequena demais para uma coroa. Nesse caso, o dentista pode recomendar um inlay ou onlay. Essas restaurações personalizadas se encaixam na estrutura natural do dente como peças de quebra-cabeça. O dentista as fixa permanentemente no lugar. Inlays e onlays são semelhantes. Enquanto um inlay preenche a área entre as cúspides dos dentes, um onlay também cobre pelo menos uma cúspide.Implantes: Os implantes dentários são substitutos artificiais para as raízes dos dentes naturais. Eles são feitos de titânio sendo inseridos cirurgicamente no osso da mandíbula ou do maxilar. Os implantes servem como base para próteses fixas ou removíveis, como coroas, pontes ou dentaduras.
    • Pontes: As pontes dentárias são próteses fixas que substituem um ou mais dentes ausentes. Elas são compostas por dois ou mais coroas que se apoiam nos dentes adjacentes (chamados de pilares) e um ou mais dentes artificiais (chamados de pônticos) que preenchem a lacuna.
    • Dentaduras: As dentaduras são próteses removíveis que substituem todos ou alguns dos dentes naturais. Elas são feitas de resina acrílica ou porcelana e se encaixam sobre a gengiva. As dentaduras podem melhorar a aparência do sorriso, a fala e a capacidade de mastigar.

    Resumindo

    A odontologia restauradora é importante porque oferece a melhor chance de ter uma saúde bucal duradoura. O dentista pode ajudar a restaurar o seu sorriso para a função completa, consertando os dentes danificados ou deteriorados. Isso melhora sua capacidade de comer, falar e mastigar.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: What is restorative dentistry?,Inlays and onlays, Blocos onlay e inlay, Incrustação dental

     

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...