Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Consultórios odontológicos: dicas de limpeza

Manter seu consultório odontológico limpo e desinfetado é essencial para prevenir a propagação de infecções e garantir a segurança de seus pacientes e funcionários.

As superfícies ambientais em uma instalação odontológica podem ser classificadas em dois tipos: superfícies de contato clínico e superfícies de limpeza.

As superfícies e suas diferenças

As superfícies de contato clínico são todas as superfícies tocadas regularmente durante os procedimentos odontológicos, como maçanetas, interruptores, equipamentos de radiografia odontológica, computadores, puxadores de gavetas e torneiras.

Essas superfícies devem ser protegidas com barreiras, como filme plástico ou capas, e trocadas entre os pacientes.

Alternativamente, essas superfícies devem ser limpas e desinfetadas com um desinfetante hospitalar de baixo nível ao nível intermediário após cada paciente. Se a superfície estiver visivelmente contaminada com sangue, deve-se usar um desinfetante de nível intermediário.

Superfícies de limpeza são quaisquer superfícies que normalmente não são tocadas durante o atendimento ao paciente, como pisos, paredes, pias e maçanetas. Essas superfícies devem ser limpas e desinfetadas com um desinfetante de baixo nível rotineiramente e quando estiverem visivelmente sujas.

As ferramentas de limpeza, como esfregões e panos, devem ser limpas após o uso e deixadas secar antes de serem reutilizadas ou descartadas se forem de uso único.

As soluções de limpeza devem ser preparadas frescas diariamente conforme as instruções do fabricante. Paredes, persianas e cortinas de janelas em áreas de atendimento ao paciente devem ser limpas quando estiverem visivelmente empoeiradas ou sujas.

A desinfecção e suas classificações

  • Desinfecção de baixo nível: A desinfecção de baixo nível consegue penetrar apenas através das membranas de bactérias vegetativas e também de destruir vírus lipídicos. Ela não consegue destruir esporos, bacilo da tuberculose e vírus, como da hepatite.

  • Desinfecção de nível intermediário: A desinfecção de nível intermediário é um processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos, micobactérias, maioria dos vírus e fungos, de objetos inanimados e superfícies. Esse processo precisa destruir todas as bactérias vegetativas, o bacilo da tuberculose, os fungos e os vírus lipídicos e alguns não lipídicos, mas não elimina esporos.

  • Desinfecção de alto nível: se caracteriza pela eliminação completa de todos os micro-organismos, exceto de alguns esporos bacterianos.

Dicas de limpeza do consultório odontológico

Aqui estão algumas dicas para manter as superfícies ambientais limpas e desinfetadas em seu consultório odontológico:

  • Mantenha uma bela área de espera, limpa e convidativa para seus pacientes. Limpe sua área de espera regularmente e limpe todas as superfícies, frequentemente tocadas por pacientes ou funcionários, como revistas, cadeiras, mesas e balcões.

  • Escolha os acessórios corretos para cadeiras odontológicas que sejam fáceis de limpar e desinfetar ou substituir entre cada atendimento. Você pode usar capas de encosto de cabeça, mangas de cadeira, capas de travesseiro e babadores descartáveis para proteger sua cadeira de contaminação.

  • Trate o pó como uma prioridade, pois a poeira pode abrigar micro-organismos e alérgenos que podem afetar a saúde de seus pacientes. Use um pano úmido ou um aspirador com filtro HEPA para remover a poeira das superfícies, especialmente em áreas de tráfego intenso.

  • Mantenha seu banheiro limpo, por refletir a atitude de seu consultório em relação à limpeza e atendimento ao paciente. Limpe seu banheiro diariamente e verifique periodicamente se há suprimentos que precisam ser reabastecidos, como papel higiênico, sabonete, toalhas de papel e produtos de higiene.

Seguindo essas dicas, você pode manter suas superfícies ambientais limpas e desinfetadas em seu consultório odontológico, proporcionando um ambiente seguro e confortável para seus pacientes e funcionários.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Environmental office cleaning, o que é desinfecção na odontologia, Resolução-rdc Nº 35, De 16 De Agosto De 2010, Tipos de desinfecção,

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.

Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

Conheça o novo teste que promete o diagnóstico rápido do câncer bucal e que poderá ser realizado na clínica ou consultório odontológico