Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

O que mais afeta a duração das restaurações dentais?

Artigo recente visa responder a esta pergunta: o que mais afeta a duração das restaurações dentais?

O material mais utilizado para restaurações diretas em odontologia permite o uso de técnicas restaurativas aditivas e procedimentos minimamente invasivos.

Questões fundamentais sobre o desempenho clínico de restaurações de resina composta e suas falhas são relevantes para a saúde bucal, mas ainda são inconclusivas por dependerem de uma série de variáveis.

Especialmente nas últimas décadas, tornou-se claro que não apenas a qualidade dos materiais restauradores e suas técnicas de aplicação, mas também outros fatores desempenham um papel importante em sua longevidade.

Revisão em bancos de dados no período de 10 anos

Isso é explicado por um artigo publicado na Dental Materials, que descreve uma revisão sistemática em bancos de dados de estudos clínicos longitudinais publicados entre 2011 e 2021 sobre os fatores que afetam a longevidade das restaurações à base de resina composta.

No total, 33 artigos com diferentes desenhos de estudo, configurações de prática, conjuntos de dados, países de origem e tamanhos de amostra foram incluídos e sua revisão relatou uma ampla gama de taxas anuais de falha (0,08%-6,3%), taxas de sobrevivência (23,0%- 97,7%) e taxas de sucesso (43,4%-98,7%).

Os principais motivos secundários de insucesso foram cáries, fraturas e comprometimento estético, mas fatores relacionados ao paciente, ao dentista e às condições específicas do dente restaurado também influenciaram.

Sucesso ou fracasso: o que de fato influencia a duração das restaurações dentais

Que existem muitos fatores importantes que influenciam o sucesso ou o fracasso é algo que, afirma o estudo, todos os profissionais de odontologia que trabalharam com esses materiais sabem.

O fato de muitos estudos concluírem que restaurações de resina composta maiores são mais propensas a falhas também não surpreende.

O que os autores da revisão acham interessante é que a maioria dos estudos revisados não encontrou diferenças significativas na durabilidade das restaurações baseadas em diferentes tipos de materiais.

Esses resultados sugerem que o desenvolvimento de compósitos à base de resina chegou a um ponto em que quase não importa qual material o dentista escolhe, pois, outros fatores são mais importantes para a longevidade.

Portanto, a escolha do material pode ser baseada em outros aspectos, como preço, facilidade de uso e técnica preferida.

Os resultados considerando outras variáveis, como tipo de dente, posição e aspectos pessoais do paciente, acrescentam, são interessantes, mas não conclusivos e requerem mais investigação.

Quais fatores mais influenciam a longevidade das restaurações dentais?

Os autores da revisão concluem que a literatura contemporânea mostra que vários fatores de risco estão envolvidos na longevidade das restaurações diretas de resina composta.

E como principais conclusões destacam que:

  • As diferenças entre os compósitos desempenham um papel menor na durabilidade, desde que os dentistas manipulem e apliquem corretamente os materiais com as técnicas atuais;

  • Fatores de risco relacionados ao paciente, especialmente aqueles associados ao estilo de vida e escolhas de saúde, desempenham um papel importante na longevidade da restauração;

  • Os profissionais devem tratar os pacientes de forma holística para poderem identificar e planejar intervenções de acordo com suas características e condição de risco, promovendo assim um estilo de vida saudável, sendo os pacientes informados sobre isso;

  • O diagnóstico de restaurações envelhecidas ou falhadas e o processo de tomada de decisão implementado pelos dentistas e todo o contexto de cuidados de saúde bucal podem ser determinantes para a longevidade das restaurações dentais.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Flávio Fernando Demarco, Maximiliano Sergio Cenci, Anelise Fernandes Montagner, Verônica Pereira de Lima, Marcos Britto Correa, Rafael R. Moraes, Niek J.M. Opdam. Longevity of composite restorations is definitely not only about materials. Dental Materials. Volume 39, Issue 1, 2023, Pages 1-12, ISSN 0109-5641, Factores que influyen en la longevidad de las restauraciones de composite

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...