Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Periodontite e arritmia cardíaca: uma relação perigosa

Periodontite e arritmia cardíaca parecem não ter nenhuma relação uma com a outra, porém uma pesquisa recente afirma o oposto.

A periodontite, uma doença gengival, pode levar a uma série de problemas dentários, desde mau hálito até sangramento e perda de dentes.

Agora, pesquisadores da Universidade de Hiroshima descobriram que isso pode estar ligado a problemas ainda mais graves em outras partes do corpo – o coração.

Em um estudo publicado em 31 de outubro no JACC: Clinical Electrophysiology, a equipe encontrou uma correlação significativa entre periodontite e fibrose — cicatrização de um apêndice do átrio esquerdo do coração que pode levar a um batimento cardíaco irregular chamado fibrilação atrial (arritmia cardíaca) — em uma amostra de 76 pacientes com doença cardíaca.

Periodontite e arritmia cardíaca: o papel da inflamação

“A periodontite está associada a uma inflamação de longa data, e a inflamação desempenha um papel fundamental na progressão da fibrose atrial e na patogênese da fibrilação atrial”, afirmou o primeiro autor Shunsuke Miyauchi, professor assistente do Centro de Serviços de Saúde da Universidade de Hiroshima. Ele também é afiliado à Escola de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas e da Saúde da universidade. “Levantamos a hipótese de que a periodontite exacerba a fibrose atrial. Este estudo histológico dos apêndices atriais esquerdos visa esclarecer a relação entre o estado clínico da periodontite e o grau de fibrose atrial.”

Os apêndices atriais esquerdos foram removidos cirurgicamente dos pacientes, e os pesquisadores analisaram o tecido para estabelecer a correlação entre a gravidade da fibrose atrial e a gravidade da doença gengival. Eles descobriram que quanto pior a periodontite, pior a fibrose, sugerindo que a inflamação das gengivas pode intensificar a inflamação e a doença no coração.

Relação de causa-efeito ainda não evidenciada

Este estudo fornece evidências básicas de que a periodontite pode agravar a fibrose atrial e pode ser um novo fator de risco modificável para fibrilação atrial”. É o que afirma a autora correspondente Yukiko Nakano, professora de medicina cardiovascular na Escola de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidade de Hiroshima.

De acordo com Nakano, além de melhorar outros fatores de risco, como peso, níveis de atividade, uso de tabaco e álcool, o cuidado periodontal pode ajudar no gerenciamento abrangente da fibrilação atrial. No entanto, ela alertou que este estudo não estabeleceu uma relação causal, o que significa que, embora os graus de gravidade da doença gengival e da fibrose atrial pareçam conectados, os pesquisadores não descobriram que um leva definitivamente ao outro.

Mais e futuras pesquisas

“Um de nossos objetivos é confirmar que a periodontite é um fator de risco modificável para fibrilação atrial e promover a participação de especialistas odontológicos no tratamento abrangente da fibrilação atrial. A periodontite é um alvo facilmente modificável com menor custo entre os fatores de risco conhecidos para fibrilação atrial.

Essa série de estudos pode trazer benefícios para muitas pessoas em todo o mundo.”

Resumindo

A periodontite, uma doença gengival, pode levar a uma série de problemas dentários, desde mau hálito até sangramento e perda de dentes. Pesquisadores japoneses descobriram que ela pode estar ligada a problemas ainda mais graves em outras partes do corpo — o coração. “Mais evidências são necessárias para estabelecer que a periodontite contribui para a fibrose atrial de maneira causal e que o cuidado periodontal pode alterar a fibrose”, é o que afirmou a Dra. Nakano.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Gum infection may be a risk factor for heart arrhythmia, researchers find

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...