Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    O que são facetas dentárias e como funcionam?

    Este artigo busca dar resposta a esta pergunta: O que são facetas dentárias e como funcionam?

    As facetas são lâminas extremamente finas feitas sob medida que se encaixam sobre os dentes para melhorar sua aparência e proporcionar um belo sorriso.

    Por causa disso, elas às vezes são conhecidas como um recurso para  “reformar o sorriso”.

    Embora as facetas possam alterar o comprimento, o tamanho, a cor, a forma e a função de um dente, elas são consideradas procedimentos odontológicos estéticos.

    Tecnicamente, a colocação de facetas é um procedimento eletivo e não medicamente necessário.

    Não apenas estética

    As facetas dentárias são uma excelente maneira de mascarar dentes descoloridos, tortos ou danificados. Mas é importante considerar as vantagens e desvantagens antes de investir em sua colocação.

    A maioria dos pacientes opta por facetas para melhorar sua aparência, mas também podem alterar a mordida e ajudar na função. Eles são uma ótima opção para pacientes com falhas dentárias, lascas ou manchas profundas.

    As facetas são mais comumente colocadas sobre os dentes da frente do que sobre os molares posteriores. O procedimento é relativamente rápido e requer apenas uma remoção limitada do esmalte. As facetas estão disponíveis em vários tons, dependendo da cor do dente e do resultado desejado.

    Opções de facetas

    A maioria dos tipos de facetas são permanentes, portanto, não podem ser removidas após a colocação.

    Se você tem cáries ou doença gengival, procure tratamento dentário restaurador em vez de facetas.

    1. Facetas de porcelana

    A porcelana é o material mais comum usado para facetas. As facetas de porcelana são da cor do dente, versáteis, totalmente personalizadas e podem durar de 10 a 15 anos. Eles são feitas de materiais cerâmicos e resistem melhor às manchas do que os folheados compostos. Além disso, sua aparência é muito próxima dos dentes naturais.

    Outra vantagem das facetas de porcelana é que elas mantêm a cor original por mais tempo e minimamente invasivas (quando comparadas a alternativas como coroas).

    Eles também são biocompatíveis, o que significa que o tecido gengival e outros tecidos moles da boca geralmente não são afetados negativamente por elas.

    Sendo mais resistentes, não requerem tanta manutenção quanto às resinas utilizadas rotineiramente.

    Procedimento

    Uma preparação mínima dos dentes é necessária para a colocação bem-sucedida da faceta. Este não é o caso de procedimentos restauradores completos, como coroas dentárias. No entanto, assim como as coroas, o procedimento de colocação de facetas é irreversível.

    Para preparar um dente para uma faceta de porcelana, o dentista primeiro selecionará a cor do dente que melhor combina com os dentes vizinhos. Em seguida, eles remodelarão o dente para acomodar a faceta e farão uma impressão para um laboratório de prótese dentária produzir a faceta.

    Um verniz temporário pode ser colocado durante a primeira consulta. Na segunda consulta, o dentista removerá a faceta temporária. Em seguida, o dentista limpará o dente subjacente e o gravará com um material ácido para tornar a superfície do dente áspera. Isso permite que a faceta se una melhor ao dente.

    O dentista aplicará um cimento especial que permite que a faceta permaneça no dente. O cimento é endurecido com uma luz azul. O passo final é remover o excesso de cimento do dente e verificar a mordida. Uma visita de acompanhamento pode ser necessária após algumas semanas para ajustar a mordida.

    2. Folheados Compósitos

    As facetas compostas são uma alternativa às facetas de porcelana. Eles são feitas de resina composta, uma mistura de materiais inorgânicos e orgânicos.

    O material de ligação usado para fazer essas facetas é o mesmo das restaurações dentárias da cor do dente. Embora fortes, as facetas compostas não são tão duráveis ​​quanto a porcelana. Eles também podem manchar mais facilmente ao longo do tempo.

    Por outro lado, a resina composta também apresenta maior durabilidade que aquela de porcelana. Por exemplo, uma área lascada pode ser reparada. Já quando a porcelana lasca, todo a faceta deve ser substituída.

    Procedimento

    No atendimento odontológico, as facetas compostas são esculpidas diretamente nos dentes e não em um laboratório de prótese dentária.

    As facetas de porcelana requerem mais de uma consulta ao dentista.

    Assim como as facetas de porcelana, as facetas compostas requerem recontorno do dente antes da colocação e podem ser colocadas diretamente no esmalte não cortado.

    As facetas compostas são mais baratas que aquelas de porcelana.

    No entanto, as facetas compostas normalmente duram de 5 a 7 anos contra até 15 anos para facetas de porcelana.

    3. Facetas palatinas (Onlays palatais)

    Onlays são normalmente usadas ​​para restaurar dentes posteriores (atrás). No entanto, facetas palatinas são uma onlay especial usado para restaurar dentes anteriores (frontais). As causas de dano palatino aos dentes anteriores incluem mordida profunda, bruxismo e erosão dentária.

    A erosão pode ser causada por vômitos crônicos e refluxo ácido grave. As onlays palatinas são uma ótima solução para restaurar apenas a parte comprometida do dente, deixando o restante intacto.

    4. Facetas Lumineers

    Lumineers são uma marca específica de facetas dentárias com uma construção diferente do que outros estilos de verniz.

    Lumineers são ultrafinas (0,2 mm) e translúcida de facetas. Elas replicam a forma e a cor do esmalte natural do dente, ainda mais do que as facetas de porcelana tradicionais.

    Lumineers são tão finas que não requerem redução ou recontorno do dente. Também são reversíveis.

    Embora convenientes, elas têm uma chance maior de lascar do que as facetas tradicionais, o que pode encurtar sua vida útil.

    No entanto, havendo cuidado, as Lumineers podem durar tanto ou mais do que as facetas de porcelana tradicionais.

    5. Folheados Removíveis (Não Permanentes)

    As facetas removíveis são menos invasivas, não permanentes e custam menos do que as facetas tradicionais.

    As facetas permanentes são irreversíveis porque os dentistas precisam remover parte do esmalte do dente. Facetas removíveis não requerem redução do dente.

    No entanto, embora as facetas removíveis sejam convenientes, elas não parecem tão naturais quanto as facetas permanentes. Elas também são mais propensas ao acúmulo de placa e podem prejudicar o tecido gengival ao longo do tempo pelo uso frequente.

    Os dentistas sempre recomendam facetas permanentes em vez de alternativas temporárias.

    Facetas removíveis instantâneas vs. personalizadas

    Existem dois tipos de facetas removíveis: facetas instantâneas e aquelas de encaixe personalizadas.

    Facetas instantâneas são dentes cosméticos baratos. Você os encaixa na boca colocando-os em água quente e pressionando os dentes no material macio. Não são recomendados para uso diário ou como solução odontológica de longo prazo.

    As facetas de encaixe personalizadas são folheados removíveis de alta qualidade. O dentista tira impressões de seus dentes. Em seguida, a impressão é enviada para um laboratório de prótese dentária e os técnicos de laboratório de prótese dentária criam um conjunto personalizado de facetas para você.

    Indicações para aplicação de facetas

    Existem algumas razões pelas quais as facetas dentárias podem ser escolhidas em detrimento de outros procedimentos. Exemplos:

    • Para alterar o comprimento, cor, forma e tamanho dos dentes;
    • Para consertar dentes lascados, rachados ou quebrados (de ferimentos, roer unhas, etc.);
    • Para corrigir manchas/estrias brancas nos dentes (geralmente causadas pelo uso excessivo de flúor);
    • Para encobrir manchas e descoloração dos dentes (de alimentos de cor escura, certos medicamentos, envelhecimento natural, etc.);
    • Nos casos de canais radiculares, são recomendadas coroas ou 3/4 coroas para proteger os dentes de fraturas. Facetas para dentes tratados com canais radiculares anteriores não são realizadas rotineiramente. Elas também raramente são colocadas em pré-molares e nunca em molares.

    Como as facetas são colocadas nos dentes?

    Em geral, a colocação de facetas segue as seguintes etapas:

    1. Você e seu dentista decidirão sobre o tom da faceta que melhor combina com seu sorriso, para que a faceta pareça natural;
    2. Seu dentista removerá um pouco do esmalte da frente e das laterais dos dentes para dar espaço para o verniz;
    3. O dentista pulará esta etapa se você estiver recebendo facetas Lumineers ou temporárias;
    4. Seu dentista então faz uma impressão (um molde) da estrutura dental preparada;
    5. Seu dentista enviará a impressão do dente para um laboratório de prótese dentária que customiza a faceta para se encaixar perfeitamente.

    Esta etapa pode levar algum tempo, e seu dentista pode cobrir os dentes com facetas temporárias para usar nesse meio tempo.

    Em sua próxima visita, seu dentista removerá as facetas temporárias e colocará as facetas permanentes em seus dentes para confirmar o ajuste e a aparência adequados.

    Seu dentista também limpará seus dentes antes de colar o verniz.

    Efeitos colaterais e riscos das facetas

    As facetas tradicionais, como porcelana e resina composta, são ótimas opções para quem busca melhorar o sorriso de forma rápida, segura e eficaz.

    Como em qualquer procedimento odontológico, existem riscos. Os riscos podem ser evitados com os devidos cuidados.

    Condições comuns e efeitos colaterais das facetas associados às facetas

    Sensibilidade Dentária

    A sensibilidade dentária é comum durante as primeiras 3 semanas após a colocação da faceta.

    Se a sensibilidade durar mais de 3 meses, há um problema subjacente. Por exemplo, o nervo de um dente pode ter sido irreversivelmente inflamado durante o procedimento. Entre em contato com seu dentista para buscar opções de tratamento.

    Dano Dentário

    Existe também o risco de danos na dentina após a colocação da faceta, mas é algo pouco comum.

    Durante o processo de remoção do esmalte, a dentina subjacente pode ser danificada. Uma faceta mal ajustada também pode alterar o alinhamento da mordida do paciente, resultando em sensibilidade dentária, bruxismo ou dor na mandíbula.

    Substituição das facetas no futuro

    Pessoas com condições dentárias não tratadas antes da colocação da faceta, como erosão do esmalte por refluxo ácido ou distúrbios alimentares, correm maior risco de falha da colocação da faceta. Restaurações alternativas, incluindo coroas ou colagem cosmética, podem ser recomendadas no futuro para substituir facetas falhadas.

    Facetas em relação a outros tratamentos dentários

    Como as facetas se comparam a outros tratamentos odontológicos?

    Facetas x coroas dentárias

    Uma faceta se liga à superfície frontal de um dente. São menos invasivas, mais finas e mais quebradiças que as coroas, o que significa que apresentam maior risco de fratura ou deslocamento. Elas melhoram a estética do sorriso alterando a forma e a cor dos dentes.

    Uma coroa cobre todo o dente. É mais espessa do que uma faceta e requer mais remoção da estrutura do dente antes da colocação. Ao contrário das facetas, as coroas são usadas para fins de restauração, como a fixação de dentes severamente cariados ou quebrados.

    Facetas vs. Clareamento dos Dentes

    As facetas são restaurações de longa duração, enquanto o clareamento dental caseiro ou profissional é um tratamento temporário.

    Como todos têm dietas próprias, estilos de vida e hábitos diferentes, como fumar, não há como prever quanto tempo um clareamento dental irá durar.

    Por outro lado, uma faceta dura entre 5 e 15 anos, dependendo do tipo de faceta e do cuidado com os dentes.

    As facetas de porcelana resistem a manchas de café, vinho e fumo.

    O clareamento dental profissional é uma opção mais barata e menos invasiva do que as facetas. Tanto as facetas quanto o clareamento são seguros, embora ambos os procedimentos possam causar efeitos colaterais. As facetas são permanentes e não podem ser removidas após a colocação.

    Uma razão pela qual as pessoas optam pelo clareamento dos dentes é que existem muitas opções acessíveis de clareamento dos dentes, inclusive de uso doméstico.

    Facetas vs. Tratamento Ortodôntico

    Quando os pacientes têm grandes espaços entre os dentes ou superlotação, as facetas resolvem os problemas em poucas visitas ao consultório.

    O tratamento ortodôntico – como aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes – pode levar até 18 meses para sua total conclusão, enquanto os alinhadores levam cerca de 20 semanas.

    Importante salientar que você também deve visitar o consultório do seu dentista com mais frequência durante o tratamento ortodôntico.

    Embora o tratamento ortodôntico demore mais, às vezes é a melhor opção para os pacientes, especialmente crianças.

    Isso ocorre porque o aparelho reposiciona os dentes e corrige a mordida sem remoção irreversível do esmalte. Em contraste, as facetas são normalmente colocadas por razões estéticas.

    Os aparelhos são geralmente mais baratos que as facetas dentárias.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: 4 ways to whiten sensitive teeth, Esthetics in Dentistry, The experience with the application of lumineers in the clinical practice, Analysis of results of treatment of patients with discolored teeth using different types of lumineers and composite veneers, Veeners Limineers, Study of lumineers’ interfaces by means of optical coherence tomography, Basic Guide to Dental Procedures, What Are Veneers?, The Million Dollar Smile,Why Should I Choose Dental Veneers?

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema

      Como manter um sorriso saudável ao longo da vida

      Dicas de como manter um sorriso saudável ao longo da vida, incluindo medidas preventivas e simples para uma boa higiene bucal

      Má saúde bucal e disbiose: ligação com câncer e doenças sistêmicas

      Estudos recentes mostram que a má saúde oral, ou disbiose oral, pode estar associada a uma série de doenças sistêmicas, incluindo câncer. A...

      Álcool e câncer: a conexão

      Pesquisas recentes evidenciam fortemente a conexão entre o consumo de álcool e o risco aumentado para o desenvolvimento do câncer