Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Alerta: doenças bucais atingem quase a metade da população mundial

Dentes podres, gengivas inchadas e câncer oral: quase metade da população mundial sofre de doenças bucais, assegurou a Organização Mundial da Saúde em novembro de 2022.

Um novo relatório destacou desigualdades flagrantes no acesso aos serviços de saúde bucal, em particular atingindo gravemente as populações mais vulneráveis ​​e desfavorecidas.

A saúde bucal tem sido negligenciada na saúde global”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que “muitas doenças bucais podem ser evitadas e tratadas com medidas econômicas”.

A agência de saúde da ONU verificou que 45% da população global, ou cerca de 3,5 bilhões de pessoas, lutam contra cáries, doenças gengivais e outras doenças bucais.

O relatório, a primeira imagem abrangente da situação em 194 países, constatou que os casos globais aumentaram em um bilhão nos últimos 30 anos.

A OMS afirma que esse fato é “uma indicação clara de que muitas pessoas não têm acesso à prevenção e tratamento de doenças bucais”.

As doenças mais comuns são cárie dentária, doença gengival grave, perda de dentes e câncer oral.

A cárie dentária não tratada é a condição mais comum, afetando cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Estima-se que a doença gengival grave, uma das principais causas de perda total de dentes, afete cerca de um bilhão de pessoas.

E aproximadamente 380.000 novos casos de câncer oral são diagnosticados a cada ano, informou a OMS.

Desigualdades flagrantes

Três quartos das pessoas que sofrem de doenças bucais vivem em países de média e baixa renda, segundo o relatório.

E em todos os países, pessoas de baixa renda, deficientes, idosos que vivem sozinhos ou em asilos, aqueles que vivem em comunidades remotas e rurais ou grupos minoritários estão entre as populações mais afetadas.

Esses padrões são os mesmos encontrados para outras doenças não transmissíveis, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, assegurou a OMS.

Os fatores de risco também são semelhantes, com alta ingestão de açúcar, uso de tabaco e abuso de álcool.

O relatório da OMS destaca as barreiras para a prestação de serviços de saúde bucal adequados, incluindo visitas ao dentista, que geralmente exigem altos gastos diretos.

Isso pode levar a “custos catastróficos e encargos financeiros significativos para famílias e comunidades”, alerta a OMS.

Ao mesmo tempo, a dependência de fornecedores altamente especializados e equipamentos de alta tecnologia tornam esses serviços inacessíveis para a grande maioria.

Informações e vigilância inadequadas também significam que muitas pessoas demoram demais para procurar ou receber tratamento adequado.

A OMS apresentou uma longa lista de propostas para enfrentar o problema, inclusive pedindo aos países que incluíssem serviços de saúde bucal em seus sistemas de atenção básica à saúde.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Almost half of us worldwide are neglecting oral healthcare: WHO report, Mouth diseases hit nearly half the world’s people: WHO, Nearly half of world population suffers from oral diseases – WHO

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer de cabeça e pescoço: detecção por teste de urina

Novo e revolucionário teste de urina que possibilita a detecção precoce de fragmentos de DNA característicos de células cancerígenas

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

Cientistas desenvolvem um novo teste para detecção precoce do câncer oral que não requer o uso de biópsias.

Detecção do câncer oral – novo método

Hoje quero compartilhar com vocês uma descoberta incrível na área da odontologia.Vocês sabiam que o câncer oral representa cerca de 90% dos casos...

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...