Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Pacientes com maior risco de desenvolver periodontite apical

Um estudo recente publicado na Clinical Dentistry evidenciou quem são os pacientes com maior risco de desenvolver periodontite apical.

Os resultados mostram que pacientes com doenças autoimunes, incluindo doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e psoríase, apresentam maior risco de desenvolver periodontite apical em comparação com pacientes sem esses distúrbios.

Embora o estudo tenha constatado que pacientes com artrite reumatoide apresentavam maior risco de desenvolver periodontite apical, não foi encontrada associação direta entre o uso de imunossupressores e a prevalência desse tipo de periodontite.

Os pesquisadores também compararam os efeitos de biomedicamentos e aqueles de uso convencional em pacientes com doenças autoimunes. Nessa comparação observaram que os dentes dos pacientes que tomavam medicamentos antirreumáticos eram mais propensos a serem afetados pela periodontite apical em comparação com os dentes dos pacientes sem o uso dessa medicação.

Como tratar

Da mesma forma, o estudo destacou a importância do histórico odontológico e médico detalhado para o tratamento da periodontite apical nesse tipo de paciente.

O mesmo estudo recomenda a realização de avaliações radiográficas usando tomografia panorâmica dentária ou TC de feixe cônico para detectar perda óssea, e levar em consideração as drogas imunomoduladoras prescritas.

Resumindo

Os resultados do estudo sugerem que pacientes com doenças autoimunes têm risco aumentado de desenvolver periodontite apical, independentemente do uso de medicação imunossupressora.

Portanto, concluem os autores, é essencial que dentistas e médicos trabalhem em conjunto para oferecer um tratamento completo e adequado a esses pacientes.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Prevalence of apical periodontitis in patients with autoimmune diseases: A case-control study, Un estudio revela mayor incidencia de periodontitis apical en pacientes con enfermedades autoinmunes

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.

Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

Conheça o novo teste que promete o diagnóstico rápido do câncer bucal e que poderá ser realizado na clínica ou consultório odontológico