Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos de 50 anos sem outras causas conhecidas que predisponham a isso.
Um estudo publicado no Journal of Dental Research demonstrou que, quanto maior o grau de inflamação bucal, maior pode ser a gravidade do AVC.

O Que é Periodontite?

Periodontite é uma doença inflamatória que destrói os tecidos que sustentam os dentes.
Esse estudo, liderado pelo Departamento de Doenças Orais e Maxilofaciais da Universidade de Helsinque, investigou as mudanças inflamatórias ligadas à periodontite e procedimentos dentários recentes em adultos jovens que sofreram um AVC.
O grupo pesquisado foi de pessoas entre 20 e 50 anos que sofreram um AVC sem outras causas tradicionais associadas.

A incidência desses AVCs aumentou nas últimas décadas”, diz Jukka Putaala, especialista em neurologia do HUS Helsinki University Hospital.

Susanna Paju, pesquisadora da Universidade de Helsinque, acrescenta: “Estudos anteriores já mostraram que a periodontite aumenta o risco de AVC isquêmico, mas desconhecíamos detalhes sobre a relevância das inflamações bucais em adultos jovens e sua relação com AVC sem fatores tradicionalmente associados ao risco de derrame”.

O Que os pesquisadores descobriram?

O estudo verificou que a periodontite era mais comum entre pacientes com AVC do que em pessoas sem essa condição.
Além de aumentar o risco de AVC, a gravidade da periodontite também influenciava a gravidade do Acidente Vascular Cerebral.

Bactérias Orais e Coagulação do Sangue

Conforme o estudo, procedimentos dentários realizados nos três meses anteriores, como extrações dentárias ou tratamentos de canal, assim como dentes inflamados ainda não removidos, aumentaram o risco de AVC.

As bactérias da boca entram na corrente sanguínea em casos de inflamações leves e também após procedimentos dentários, especialmente se já existir um processo inflamatório ativo em curso”, explica a especialista. Normalmente, o organismo elimina essas bactérias do sangue, mas, em certos casos, pode surgir complicações.

Risco Adicional: Forame Oval Patente

Pessoas com uma abertura conhecida como forame oval patente no coração apresentam um risco maior. Essa abertura pode ajudar a formar coágulos de sangue que causam derrames, semelhantes às bactérias que entram na corrente sanguínea pela boca.

Essa abertura é comum e geralmente não precisa de tratamento, mas sua ligação com o AVC já foi observada em outros estudos.
Fechar essa abertura pode prevenir AVCs.

A Importância do Microbioma Bucal

A boca tem o segundo microbioma mais rico do corpo, repleto de micro-organismos como bactérias, leveduras e vírus – só perde para o intestino.
Uma boca saudável apresenta um microbioma equilibrado, mas na periodontite, surge o desiquilíbrio, onde bactérias ruins passam a predominar.

Esse é um ciclo vicioso, onde as bactérias são alimentadas por tecidos destruídos pela inflamação, e sua reprodução acelera ainda mais a inflamação, explica o professor Pirkko Pussinen da Universidade do Leste da Finlândia.

O Que Fazer?

É crucial reagir aos sintomas de periodontite rapidamente.
“Dentes ruins devem ser removidos e a inflamação tratada. Além disso, os dentes precisam ser verificados regularmente,” confirma o pesquisador.

Então, fica a dica: cuide bem dos seus dentes e fique atento aos sinais de inflamação para evitar problemas mais graves no futuro.Siga a Dentalis no Instagram @Dentalis_Software, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Sugestões de leitura

Facilite a vida do seu paciente com a odontologia integrada!

A odontologia tem evoluído não apenas no que diz respeito às técnicas e tecnologias de tratamento, mas também no modelo de atendimento oferecido...

Inovação na odontologia: resinas de última geração

Hoje, vamos tratar sobre uma inovação que está mexendo com o segmento da odontologia: as resinas de última geração. Essas resinas estão revolucionando...

Probióticos: a nova fronteira da saúde bucal

Imagine a sensação de sair do consultório do dentista com um sorriso renovado, mas também com uma nova preocupação em mente: a prótese...

Os vilões invisíveis da boca: como bactérias podem influenciar o risco de câncer

O microuniverso que habita a sua boca é como um campo de batalha em um combate diário. Bilhões de bactérias travam uma guerra...

O impacto das bebidas açucaradas na saúde e longevidade

Refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso e estão associados a um aumento no risco de desenvolvimento de...

Gerodontologia: cuidado bucal Integral para idosos

Imagine um futuro não tão distante, onde a população idosa do Brasil triplicou, e um em cada quatro brasileiros tem mais de 65...