Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Proteína do fígado pode causar a doença de Alzheimer

    Proteína do fígado eleva os riscos para o Alzheimer

    A proteína amiloide produzida no fígado pode causar neurodegeneração no cérebro, de acordo com um novo estudo na publicação científica PLOS Biology.

    A proteína beta-amiloide é considerada um elemento chave no desenvolvimento da doença de Alzheimer.Os resultados sugerem que o fígado pode desempenhar um papel importante no início ou progressão da doença.

    Depósitos de beta-amiloide no cérebro são uma das marcas patológicas do Alzheimer e estão implicados na neurodegeneração em pacientes humanos e modelos animais da doença

    Mas beta-amiloide também está presente em órgãos periféricos, e os níveis sanguíneos dessa proteína se correlacionam com a carga amiloide cerebral e o declínio cognitivo

    Isso aumenta a possibilidade de que beta-amiloide produzida perifericamente possa contribuir para a doença.

    Testar essa hipótese tem sido difícil, dado que o cérebro também produz beta-amiloide, e distinguir a proteína das duas fontes é um desafio.

    O estudo

    No estudo atual, os autores superaram esse desafio se utilizando de um camundongo transgênico que produz beta-amiloide humana apenas nas células do fígado.

    Os pesquisadores demonstraram que a proteína era carregada no sangue por lipoproteínas ricas em triglicerídeos, assim como em humanos, e passada da periferia para o cérebro.

    Os ratos transgênicos desenvolveram neurodegeneração e atrofia cerebral, acompanhada por inflamação neurovascular e disfunção dos capilares cerebrais. Ambas as condições são comumente observadas na doença de Alzheimer.

    Os ratos afetados tiveram um desempenho ruim em um teste de aprendizado que depende da função do hipocampo. Essa estrutura do cérebro é essencial para a formação de novas memórias.

    A beta-amiloide que vem do fígado

    As descobertas deste estudo indicam que a beta-amiloide originada perifericamente pode causar neurodegeneração. Concluiu-se assim que a beta-amiloide produzida no fígado pode ser um potencial contribuinte para doenças humanas.

    Se essa contribuição for significativa, as descobertas podem ter implicações importantes para a compreensão da doença de Alzheimer.

    Até o momento, a maioria dos modelos da doença tem se concentrado na superprodução da beta-amiloide no cérebro, observada em casos raros de doenças genéticas. 

    Na grande maioria dos casos de Alzheimer, a superprodução de beta-amiloide no cérebro não é considerada central para a etiologia da doença.

    Em vez disso, os fatores de estilo de vida é que podem desempenhar um papel mais importante, incluindo uma dieta rica em gordura, que pode acelerar a produção de beta-amiloide no fígado.

    Os efeitos da beta-amiloide periférica nos capilares cerebrais podem ser críticos no processo da doença, acrescenta um dos pesquisadores:

    “Embora mais estudos sejam necessários, esta descoberta mostra que a abundância desses depósitos de proteínas tóxicas no sangue pode ser potencialmente tratada através de uma dieta adequada e de alguns medicamentos que podem ter como alvo específico a lipoproteína amiloide, reduzindo assim o risco ou retardando a progressão da doença de Alzheimer.”

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Synthesis of human amyloid restricted to liver results in an Alzheimer disease–like neurodegenerative phenotypeAssociation between liver dysfunction and Alzheimer’s disease found in new study

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...