Relação entre aleitamento materno e cáries em crianças

Um estudo conduzido na Universidade de Adelaide tem sugerido que crianças amamentadas por no mínimo dois anos poderiam apresentar maior risco para o desenvolvimento de cáries. Os pesquisadores consideraram essa descoberta contrapondo-a ao padrão de açúcar consumido em alimentos.

O objetivo do estudo foi investigar o efeito da amamentação prolongada em crianças com dentes. A pesquisadora responsável pelo estudo, Dra. Karen Glazer Peres da Faculdade de Odontologia de Adelaide, explicou que crianças amamentadas na idade igual ou superior a 2 anos tiveram risco aumentado de desenvolver problemas odontológicos, incluindo dentes ausentes, com sinais de cáries ou com obturação.

De acordo com o estudo, o risco de terem cáries severas na primeira infância era 2,4 vezes maior comparado com as crianças amamentadas até um ano de idade. Entretanto, os pesquisadores descobriram que a amamentação até os 13–23 meses não teve efeito na incidência de cáries.

No geral, 1.129 crianças nascidas em 2004 em Pelotas/RS, uma cidade suprida com água pública fluorada, foram incluídas no estudo. Os dados da amamentação foram coletados no nascimento, quando as crianças estavam com 3 meses, 1 ano e 2 anos de idade. Adicionalmente, dados do consumo de açúcar foram coletados nas idades de 2, 4 e 5 anos.

Os pesquisadores descobriram que o consumo do açúcar só foi associado a maior risco de desenvolvimento de cárie severa na primeira infância quando as crianças o consumiam em alta quantidade, isso comparado as que consumiam menos.

Amamentação prolongada – fator de risco para cáries

Considerando o consumo de açúcar das crianças, a análise mostrou que a amamentação prolongada era um fator de risco independente para cárie e deterioração severas, dentes ausentes ou obturados.

“A amamentação é um recurso inquestionável à nutrição da criança. Os dentistas deveriam encorajar as mães a amamentar e, do mesmo modo, aconselhá-las sobre o risco. Recomendações gerais como o consumo de água fluorada e a higienização dos dentes da criança com pasta de dente com flúor antes de irem dormir podem ajudar na prevenção de cáries”, disse Peres.

O estudo, intitulado “Impact of prolonged breastfeeding on dental caries: A population-based birth cohort study”, foi publicado na edição de junho da revista Pediatrics. Ele foi conduzido com colaboração dos pesquisadores da Universidade de Pelotas e Universidade de São Paulo.

Sugestões de leitura

Ilustração de uma mulher sorridente segurando um ícone de dente e um homem com óculos segurando um ícone de olho, representando a conexão entre saúde bucal e saúde ocular.

Saúde bucal e visão: Como cuidar dos dentes pode proteger seus olhos.

Quem imaginaria que problemas na gengiva poderiam afetar a saúde dos seus olhos? Pois é exatamente isso que pesquisadores descobriram recentemente! Um estudo...

Infecção dentária pode afetar todo o corpo – Sintomas de alerta e quando procurar ajuda

Infecções dentárias podem afetar todo o corpo e causar complicações graves. Febre, inchaço, fadiga e sintomas sistêmicos são sinais de alerta. O tratamento...

O que não te contaram sobre os dentes do siso.

Você já se perguntou por que algumas pessoas passam pelo verdadeiro “martírio” de extrair os dentes do siso, enquanto outras sequer têm esses...

Tudo sobre dentaduras: como escolher a melhor para você

Você já parou para pensar como seria a vida sem seus dentes? Comer aquele churrasco de domingo, dar aquela boa gargalhada sem constrangimento...

cadeira em um consultório odontológico

Obesidade infantil: você sabia que o dentista pode ajudar?

O que pouca gente sabe é que aquela ida ao dentista pode fazer muito mais do que apenas cuidar dos dentinhos do seu...

Tem enxaqueca ou fibromialgia? A causa pode estar nos seus dentes

Você já imaginou que aquela enxaqueca persistente ou dores generalizadas que tanto incomodam possam estar relacionadas à saúde da sua boca? Pois é,...