Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Resistência bacteriana aos antibióticos: um sério problema de saúde

    O uso de antibióticos é essencial nos tratamentos médicos modernos, mas o seu uso frequente e indevido tem reduzido a sua eficácia. Este ano a World Antibiotic Awareness Week (Semana Mundial da Conscientização sobre Antibiótico – WAAW), realizada de 14 a 20 de Novembro de 2016, procurou aumentar a compreensão pública sobre o problema. Nesta entrevista com o Dr Paulo Sambrook, Presidente do Comité da Terapêutica Odontológica da Australian Dental Association (ADA), discutiu-se sobre a finalidade da WAAW e sobre o que os dentistas podem fazer para se engajarem no combate à resistência bacteriana.

    Qual é o principal objetivo do WAAW?

    Dr. Paulo Sambrook: O objetivo da WAAW é aumentar a consciência global sobre a resistência aos antibióticos e incentivar a busca por melhores práticas entre o público em geral, os prescritores e os criadores das normas para evitar uma das maiores emergências na saúde: a propagação da resistência aos antibióticos.

    Quanto difundido é o problema de sub utilização ou excesso de uso de antibióticos na Austrália?

    Dentistas prescrevem em torno de 3 por cento de todos os antibióticos prescritos na Austrália. No entanto, informações provenientes do NPS Medicine Wise declaram que a Austrália tem uma das mais altas taxas de prescrição globais, com cerca de 29 milhões de prescrições emitidas a cada ano – mais do que uma por pessoa em média. A resistência aos antibióticos é um grave problema de saúde já presente na nossa comunidade. Sem antibióticos, infecções que eram facilmente tratadas podem voltar a matar.

    Se não tratarmos a resistência aos antibióticos, em 2050 até dez milhões de pessoas poderão morrer todos os anos de infecções intratáveis.

    Como a ADA encorajou o envolvimento durante a WAAW?

    O tema constante de “Antibióticos: Manuseie com cuidado” para este ano da WAAW é altamente relevante para a Odontologia. Pessoas com problemas dentários às vezes pensam que lançar mão de um analgésico ou consultar o seu médico em busca de antibióticos seja a melhor resposta em vez de buscar um exame realizado pelo seu dentista.

    A ADA vem fazendo a sua parte na busca de uma solução frente à resistência aos antibióticos através do aconselhamento dos seus membros através de artigos informativos nas suas publicações regulares e site. Os membros da ADA têm acesso a uma farmacêutica consultório altamente experiente, Dra. Geraldine Moses de quem podem solicitar pareceres de especialista sobre prescrição. Nós fornecemos também aos membros com uma cópia das guidelines odontológicas e de terapêutica oral, que fornecem informações confiáveis e terapêuticas independentes para ajudar o profissional a fazer as melhores escolhas para os seus pacientes em variados quadros odontológicos que se apresentam.

    Como os dentistas podem contribuir para amenizar o risco de aumento da resistência bacteriana?

    Problemas dentários devem ter sempre no dentista como profissional de referência para uma avaliação adequada buscando elucidar a causa do problema e não apenas os sintomas. É essa a mensagem que buscamos passar aos pacientes.

    Estimulamos os profissionais dentistas a trabalhar a educação de seus pacientes buscando sempre orientá-los sobre como lidar com problemas odontológicos que eles têm no pré e pós-tratamento e onde os antibióticos se aplicam ou não no seu caso específico.

    Para garantir que os profissionais de odontologia estejam prescrevendo antibióticos alinhados com as melhores práticas, os membros ADA podem usar serviços como PharmaAdvice no âmbito das já mencionadas orientações terapêuticas.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema