Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Sensor que analisa alimentos ingeridos

    Um grupo de pesquisadores norte-americanos desenvolveu um pequeno sensor que pode ser coloca nos dentes e que se comunica com dispositivos móveis para transmitir informação sobre os alimentos ingeridos pelos usuários, especialmente dados sobre a glicose, sal ou álcool ingerido.

    A ideia é de cientistas da Universidade de Tufts e pretende monitorar o que acontece ao organismo do ser humano quando consome determinado tipo de produtos. O sensor tem apenas 2 mm de largura e de altura e pode ser colocado num dente, recolhendo dados que depois são transmitidos em tempo real para um dispositivo móvel através de radiofrequências.

    De acordo com os cientistas, o sensor é composto por três camadas que, juntas, atuam como uma antena para recolher dados, em especial informações nutricionais sobre os produtos consumidos como quantidades de sal ou níveis de glicose.

    Obtenção de dados facilitada

    Até agora, a obtenção deste tipo de dados estava dependente de dispositivos vestíveis que tinham como limitações o fato de necessitarem de substituição ou alvo de manutenção frequente.

    Em 2013, um grupo de pesquisadores da Universidade de Taiwan já tinha desenvolvido um sistema vestível que reconhecia quando alguém estava a mastigando, bebendo, falando ou mesmo tossindo.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental