Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Sociedade científica aponta diretrizes para combater o acúmulo perigoso de biofilme

    A Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID – European Society of Clinical Microbiology and Infeccious Disease) publicou as primeiras diretrizes consultórios destinadas a prevenir acúmulo de biofilme perigoso. O ESCMID’s Study Group for Biofilms (ESGB) solicita ainda a colaboração mais estreita entre pesquisadores de anti-bacterianos e a indústria farmacêutica e indústria de aparelhos médicos, a fim de abordar os crescentes riscos para a saúde causados por biofilmes.
     
    “Biofilmes estão se tornando um problema cada vez maior tanto para os fabricantes de dispositivos médicos e mais crucialmente dentro dos cenários clínicos propriamente ditos. Esperamos que com a publicação das orientações e encorajando a colaboração entre grupos de pesquisa em toda a Europa, haverá um diagnóstico precoce e tratamentos mais eficientes dos biofilmes no futuro,” o Presidente da ESGB Prof. Thomas Bjarnsholt da Universidade de Copenhagen disse em um comunicado à imprensa.
     
    As diretrizes do grupo de estudo incluem recomendações para a coleta de amostras e a utilização dos mais confiáveis métodos de detecção de biofilme. As orientações também incluem a avaliação da resposta de anticorpos de biofilmes e orientação sobre testes de susceptibilidade aos antibióticos.
     
    Além de medidas consultórios, o ESGB tem sido chamado para o trabalho desenvolvido em conjunto entre a comunidade acadêmica e a indústria farmacêutica a fim de apontar biofilmes em três áreas principais: maior resistência anti-bacteriana, compostos anti-biofilme, e superfícies de dispositivos médicos resistentes à infecção.
     
    “Há muitos estudos em andamento com o objetivo de limitar a presença de biofilmes. Um esforço constante nesta área por grupos de pesquisa dedicados ao estudo de biofilmes podem levar a segurança, terapias anti-biofilme sem danos colaterais e superiores ao atual tratamento com antibiótico”, comentou Bjarnsholt.
     
    Ao longo das últimas décadas, o crescente abuso e o uso indevido de antibióticos tem elevado o risco de perigosos biofilmes e contribuído para a disseminação de microrganismos multiresistentes as drogas que são responsáveis por uma grande variedade de infecções associadas a saúde. O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças estima que mais de quatro milhões de pacientes adquiram tais infecções em hospitais europeus por ano, das quais 37.000 casos são fatais.
     
    As orientações foram publicados pela primeira vez na edição de maio da revista da ESCMID, Clinical Microbiology and Infection, em um artigo intitulado ” Diretrizes da ESCMID para o diagnóstico e tratamento de infecções por biofilme 2014 “.
     
    Fundada em 1983, a ESCMID oferececursos on-line e realiza reuniões para promover a investigação, a educação e a formação no campo da microbiologia consultório e doenças infecciosas. A organização baseada na Basiléia tem mais de 33.000 membros em todo o mundo.
     
    Mais informações podem ser encontradas em www.escmid.org.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema