Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Suco de laranja vs suco de uva: qual apresenta mais poder erosivo para os dentes?

    O baixo custo e a disponibilidade de sucos de frutas ácidos, bebidas e bebidas carbonatadas incentivam o seu consumo, e isso pode levar a uma elevada prevalência de erosão dentária. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina recentemente avaliaram as características químicas dos sucos de uva e de laranja e seu potencial erosivo na diminuição da microdureza e perda de estrutura do esmalte dental. Eles descobriram que o suco de uva apresentou maior potencial erosivo do que o suco de laranja.

    Para analisar o potencial erosivo, a equipe de pesquisa avaliou cinco sucos de uva e de laranja para pH, acidez titulável, e cálcio, fosfato e concentração de fluoreto. Água desionizada e um refrigerante de cola foram utilizados como controle positivo e negativo. Doze espécimes de dentes bovinos foram imersos nas bebidas para 10 minutos a 37 °C, três vezes ao dia por sete dias. Do ponto de vista odontológico, o potencial erosivo foi quantificado usando a microdureza e perda de estrutura do esmalte dental.

    Questão de pH

    Os resultados mostraram que o suco de uva em pó teve o menor pH e o suco puro de uva a maior acidez titulável. Suco de laranja fresco e suco de uva com base de soja apresentaram as menores concentrações de cálcio e fosfato, respectivamente. Entre as outras bebidas testadas suco de laranja em pó causou a maior diminuição na microdureza superficial e suco de uva concentrado causou a maior perda de estrutura do esmalte dental.

    No geral, todos os sucos avaliados contribuíram para a erosão dentária. Sumos de uva apresentaram maior potencial erosivo do que sucos de laranja. Sucos de uva puro, em pó e concentrado apresentaram valores semelhantes de perda de estrutura do esmalte bem como refrigerantes de cola. O potencial erosivo das bebidas foi estatisticamente correlacionado ao pH, acidez titulável, e cálcio, e concentrações de fosfato e fluoreto.

    O estudo intitulado “São sucos de uva mais erosivos do que sucos de laranja?”, foi publicado online no dia 4 de agosto antes da impressão no European Archives of Paediatric Dentistry Journal.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental