Tempos difíceis: frequência e intensidade do ranger de dentes (bruxismo) está aumentando

Se o estresse relacionado à pandemia está fazendo você ranger os dentes, você não está sozinho.

Tem aumentado muito o número de pessoas que estão rangendo e intensidade  os dentes e a mandíbula como consequência da pandemia de COVID-19.

“Temos visto um aumento no número de pacientes que procuram consultas para substituir protetores bucais quebrados” que foram rachados ou mastigados, disse o Dr. Leopoldo Correa, diretor do Centro de Dor Craniofacial da Escola de Medicina Dentária da Universidade Tufts, Em Boston.

Ranger e apertar (“bruxismo”) pode causar fissuras, obturações e coroas; enxaquecas e outras dores de cabeça; dor no rosto, pescoço e mandíbula.

Pode-se resolver uma situação estressante em curto prazo, ou continuar e evoluir para o estresse crônico, o que pode resultar em sintomas como fadiga, aumento da tensão muscular, depressão, incapacidade de dormir e bruxismo, afirmou o profissional.

“De acordo com alguns dados, a quantidade de força que criamos ao apertar a mandíbula é em torno de 136 kg”, assegurou o especialista.

Cinco a 10 minutos de exercícios para o maxilar e rosto por dia podem ajudá-lo a lidar com a situação.

Veja o que fazer para amenizar o bruxismo

Mantenha os dentes separados, dobre os dedos e coloque os nós dos dedos em cada lado do rosto. Faça uma automassagem, empurrando para baixo. Se possível, aplique calor ou gelo brevemente na lateral do rosto antes de fazer o exercício de alongamento.

O recomendável é fazer este treino de 5 a 10 minutos pela manhã. Melhor ainda se realizado à tarde ou no final do dia de trabalho, quando os músculos estão mais fatigados.

Além disso, pode ser necessário um protetor bucal para separar os dentes e ajudar a prevenir fraturas dos dentes. O protetor também pode reduzir a dor no rosto ou na mandíbula.

Embora protetores bucais de venda livre estejam disponíveis, somente seu dentista pode projetar um que se encaixe perfeitamente a sua arcada dentária com as características específicas adequadas ao nível de tensão e força aplicadas.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Fontes: Tufts UniversityBioDent LaboratoriesHealthDay

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Crianças com aftas, o que fazer?

As aftas geralmente são úlceras rasas, brancas, cinzas ou amareladas com borda vermelha que podem durar até duas semanas. Algumas pessoas as confundem...

Diabetes pode enfraquecer os dentes e favorecer a cárie dentária

Diabetes, enfraquecimento dos dentes e cáries Pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 são propensas a cáries dentárias, e um novo estudo...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?