Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Tempos difíceis: frequência e intensidade do ranger de dentes (bruxismo) está aumentando

    Se o estresse relacionado à pandemia está fazendo você ranger os dentes, você não está sozinho.

    Tem aumentado muito o número de pessoas que estão rangendo e intensidade  os dentes e a mandíbula como consequência da pandemia de COVID-19.

    “Temos visto um aumento no número de pacientes que procuram consultas para substituir protetores bucais quebrados” que foram rachados ou mastigados, disse o Dr. Leopoldo Correa, diretor do Centro de Dor Craniofacial da Escola de Medicina Dentária da Universidade Tufts, Em Boston.

    Ranger e apertar (“bruxismo”) pode causar fissuras, obturações e coroas; enxaquecas e outras dores de cabeça; dor no rosto, pescoço e mandíbula.

    Pode-se resolver uma situação estressante em curto prazo, ou continuar e evoluir para o estresse crônico, o que pode resultar em sintomas como fadiga, aumento da tensão muscular, depressão, incapacidade de dormir e bruxismo, afirmou o profissional.

    “De acordo com alguns dados, a quantidade de força que criamos ao apertar a mandíbula é em torno de 136 kg”, assegurou o especialista.

    Cinco a 10 minutos de exercícios para o maxilar e rosto por dia podem ajudá-lo a lidar com a situação.

    Veja o que fazer para amenizar o bruxismo

    Mantenha os dentes separados, dobre os dedos e coloque os nós dos dedos em cada lado do rosto. Faça uma automassagem, empurrando para baixo. Se possível, aplique calor ou gelo brevemente na lateral do rosto antes de fazer o exercício de alongamento.

    O recomendável é fazer este treino de 5 a 10 minutos pela manhã. Melhor ainda se realizado à tarde ou no final do dia de trabalho, quando os músculos estão mais fatigados.

    Além disso, pode ser necessário um protetor bucal para separar os dentes e ajudar a prevenir fraturas dos dentes. O protetor também pode reduzir a dor no rosto ou na mandíbula.

    Embora protetores bucais de venda livre estejam disponíveis, somente seu dentista pode projetar um que se encaixe perfeitamente a sua arcada dentária com as características específicas adequadas ao nível de tensão e força aplicadas.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Tufts UniversityBioDent LaboratoriesHealthDay

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quer largar o cigarro? A OMS tem um plano para você!

      Atenção, fumantes!  A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de lançar um conjunto abrangente de orientações para largar o vício do cigarro. Esse...

      Perda de dentes pode aumentar risco de obesidade

      Em uma pesquisa recente envolvendo 1.765 idosos, observou-se que aqueles com ao menos 21 dentes apresentavam mais chances de manter um peso saudável...

      Inteligência artificial na detecção do câncer bucal

      A odontologia é um setor em desenvolvimento perpétuo, e a tecnologia é o maior condutor de seu avanço. Vamos agora discutir uma das...

      Extrações Dentárias: Quando o Jeito é Dizer Tchau pro seu Dente

      Extrações dentárias! Quem diria que um procedimento tão antigo ainda teria seu lugar na odontologia moderna, não é mesmo? Pois é, mesmo com...

      Vitamina do Sol pode ser o segredo para sorrisos saudáveis na terceira idade

      Olha só que interessante! Um estudo recente nos traz uma descoberta que pode melhorar a forma como cuidamos da saúde bucal dos nossos...

      Alerta aos fumantes: risco de alveolite seca após extrações dentais

      Fumar pode aumentar o risco de alveolite seca após a extração dentária, pois pode atrasar o processo de cicatrização e desalojar um coágulo...