Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Tempos difíceis: frequência e intensidade do ranger de dentes (bruxismo) está aumentando

    Se o estresse relacionado à pandemia está fazendo você ranger os dentes, você não está sozinho.

    Tem aumentado muito o número de pessoas que estão rangendo e intensidade  os dentes e a mandíbula como consequência da pandemia de COVID-19.

    “Temos visto um aumento no número de pacientes que procuram consultas para substituir protetores bucais quebrados” que foram rachados ou mastigados, disse o Dr. Leopoldo Correa, diretor do Centro de Dor Craniofacial da Escola de Medicina Dentária da Universidade Tufts, Em Boston.

    Ranger e apertar (“bruxismo”) pode causar fissuras, obturações e coroas; enxaquecas e outras dores de cabeça; dor no rosto, pescoço e mandíbula.

    Pode-se resolver uma situação estressante em curto prazo, ou continuar e evoluir para o estresse crônico, o que pode resultar em sintomas como fadiga, aumento da tensão muscular, depressão, incapacidade de dormir e bruxismo, afirmou o profissional.

    “De acordo com alguns dados, a quantidade de força que criamos ao apertar a mandíbula é em torno de 136 kg”, assegurou o especialista.

    Cinco a 10 minutos de exercícios para o maxilar e rosto por dia podem ajudá-lo a lidar com a situação.

    Veja o que fazer para amenizar o bruxismo

    Mantenha os dentes separados, dobre os dedos e coloque os nós dos dedos em cada lado do rosto. Faça uma automassagem, empurrando para baixo. Se possível, aplique calor ou gelo brevemente na lateral do rosto antes de fazer o exercício de alongamento.

    O recomendável é fazer este treino de 5 a 10 minutos pela manhã. Melhor ainda se realizado à tarde ou no final do dia de trabalho, quando os músculos estão mais fatigados.

    Além disso, pode ser necessário um protetor bucal para separar os dentes e ajudar a prevenir fraturas dos dentes. O protetor também pode reduzir a dor no rosto ou na mandíbula.

    Embora protetores bucais de venda livre estejam disponíveis, somente seu dentista pode projetar um que se encaixe perfeitamente a sua arcada dentária com as características específicas adequadas ao nível de tensão e força aplicadas.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Tufts UniversityBioDent LaboratoriesHealthDay

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...