Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vem aí: Lâmpada que evita o endurecimento prematuro do material restaurador

    Para aplicar precisamente camadas de luz fotoativadora do composto, a boca do paciente deve estar bem iluminada, por exemplo, com a luz da luz branca emissora de díodos (LEDs) presentes quase todas as luzes de operação odontológica.

    No entanto, esta luz torna o material sobre a superfície difícil de moldar e quebradiço após 1 a 2 minutos – um problema para um resultado durável e de grande qualidade. Para resolver esta questão, três jovens cientistas alemães desenvolveram uma lâmpada com LEDs amarelo e turquesa que emitem luz que aparece branca ao olho humano, mas permite um maior tempo de processamento de materiais compostos.

    Para o seu projeto, intitulado “Colocação de preenchimentos de composto livre de estresse – é tudo uma questão de iluminação”, a equipe composta por Albrecht von Bülow, Flavio Krug e Saeed Mohamad de Marburg, ganhou o prêmio Jugend Forscht na categoria ambiente de trabalho.

    Descoberta promissora

    A equipe de pesquisa foi supervisionada pelo Professor Michael Gente da Universidade de Marburg. Desde 2009, ele tem apoiado regularmente os alunos no departamento de propedêutica odontológica e próteses maxilofaciais que fazem parte da Jugend Forscht. Ele explicou que o concurso oferece a oportunidade aos alunos do primeiro semestre de se familiarizar com as atividades de pesquisa e de apresentar o seu trabalho a um juri. “O atual sucesso é o resultado de uma perfeita colaboração de uma diligente e hábil equipe”, aplaudiu Gente.​

    É um novo e revolucionário recurso colocado à disposição da odontologia e dos dentistas, que certamente irá se refletir na melhora da qualidade do tratamento dos pacientes.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Subir escadas pode ajudá-lo a viver mais

      Um novo estudo do Reino Unido mostra que as pessoas que subiram escadas reduziram o risco de doenças cardíacas e morte precoce.

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.