Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vem aí: revestimento que confere propriedades antibacteriana aos implantes dentários

    A inovação é de responsabilidade de um grupo de pesquisadores da UPV/EHU – Universidade do País Basco: está sendo desenvolvido um revestimento para os implantes dentários que permitirá aumentar a atividade antibacteriana assim que estes forem colocados nos pacientes, promovendo, assim, a melhor integração no osso.

    No site da universidade obtém-se a informação de que as infeções bucais estão entre as principais causas que levam à falha dos implantes dentários.
    Nesse aspecto, o estudo pretende auxiliar na prevenção de potenciais infeções bacterianas, assim como promover o desenvolvimento de implantes dentários com propriedades de osseointegração.

    Percentual de falha dos implantes dentários

    Como informa Beatriz Palla, pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa, cerca de “10% dos implantes acabam tendo de ser removidos devido a problemas de osseointegração ou devido a infeções”.

    Um dos desafios que esta pesquisa se propôs a responder foi o desenvolvimento de implantes dentários de titânio com propriedades antibacterianas. Por outro lado, a equipe de pesquisa busca encontrar uma solução para a elevada resistência que algumas variedades de bactérias apresentam aos antibióticos convencionais.

    De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo “é possível confirmar que foram criados revestimentos com propriedades antibacterianas e que também não afetam a integração do implante na mandíbula”, contudo, “é aconselhável continuar as pesquisas para otimizar os resultados” obtidos.

    Fonte: Universidad del Pais Vasco

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental