Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

A relação entre saúde mental e saúde bucal

A saúde bucal é um aspecto importante do bem-estar geral, mas também pode ser afetada por problemas de saúde mental. Pessoas que sofrem de transtornos mentais, como depressão, ansiedade ou esquizofrenia, podem apresentar um risco maior de desenvolver doenças bucais, como cáries, doenças gengivais ou perda de dentes. Nesta postagem do blog, exploraremos algumas das possíveis razões para essa conexão e como prevenir e tratar problemas de saúde bucal em pessoas com problemas de saúde mental.

Saúde mental e saúde bucal

Uma das razões pelas quais a saúde mental e a saúde bucal estão relacionadas é que os transtornos mentais podem influenciar comportamentos que afetam a higiene bucal. Por exemplo, pessoas deprimidas podem perder o interesse ou a motivação em cuidar de si mesmas, incluindo escovar os dentes e usar fio dental regularmente.

Pessoas que têm ansiedade ou fobias podem evitar ir ao dentista por medo ou constrangimento, levando a problemas dentários por ausência de tratamento.

Pessoas que abusam de substâncias como álcool, tabaco ou drogas podem danificar seus dentes e gengivas com produtos químicos nocivos ou negligenciar sua higiene bucal.

O papel dos medicamentos psicoativos

Outra razão pela qual a saúde mental e a saúde bucal estão ligadas é que alguns medicamentos usados para tratar transtornos mentais podem ter efeitos colaterais que afetam a boca. Por exemplo, alguns antidepressivos, antipsicóticos ou estabilizadores de humor podem causar xerostomia (boca seca), o que reduz a produção de saliva e aumenta o risco de cárie dentária e doenças gengivais. Alguns medicamentos também podem causar alterações no paladar, apetite ou peso, o que pode afetar as escolhas alimentares e a ingestão nutricional. Alguns medicamentos também podem afetar o movimento da mandíbula ou da língua, causando problemas na mastigação ou na fala.

Consequências psicológicas e sociais

Uma terceira razão pela qual a saúde mental e a saúde bucal estão associadas é que as doenças bucais podem ter consequências psicológicas e sociais que agravam a saúde mental. Por exemplo, pessoas com problemas de saúde bucal podem sentir dor, desconforto ou infecção que afetam seu humor e qualidade de vida. As pessoas que têm dentes perdidos, descoloridos ou tortos podem se sentir constrangidas ou envergonhadas de sua aparência, levando a baixa autoestima ou isolamento social. Pessoas que têm dificuldade para comer ou falar devido a problemas bucais também podem sofrer de desnutrição ou barreiras de comunicação.

Assistência profissional é fundamental

Portanto, é importante reconhecer e abordar a conexão entre saúde mental e saúde bucal. Pessoas com problemas de saúde mental devem procurar ajuda profissional e seguir seu plano de tratamento, incluindo tomar os medicamentos prescritos.

Eles também devem manter bons hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor, usar fio dental diariamente e enxaguar com enxaguante bucal. Eles também devem visitar o dentista regularmente para check-ups e profilaxias e informar seu dentista sobre seu histórico médico e de medicamentos. Eles também devem manter uma dieta balanceada, com baixo teor de açúcar e rica em vitaminas e minerais.

Resumindo

A saúde bucal não é apenas uma questão de saúde física, mas também relacionada à saúde mental.

Ao cuidar de ambos os aspectos do bem-estar, as pessoas podem melhorar sua qualidade de vida e felicidade.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Study Examines the Link Between Mental Health and Oral Health

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Hipersensibilidade dental

Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.