Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    A solução para uma boa saúde bucal já está na sua boca

    Victor Hugo Cardoso • jun 17, 2021

    Salivação adequada é fundamental para uma boa saúde bucal

    Uma boa saúde bucal é o resultado de bons hábitos de higiene dos dentes, gengivas e de hábitos alimentares saudáveis.

    No entanto, já contamos em nossas bocas um elemento que também é fundamental para garantir uma saúde bucal adequada: a saliva.

    Como a saliva beneficia a saúde bucal

    1. Os dentes se remineralizam através da saliva

    Os dentes são remineralizados através da saliva que se dispersa sobre a arcada dentária.

    Obviamente, devemos contar com uma dieta adequada para prover os minerais necessários presentes na saliva para assim garantir a remineralização.

    Como se pode ver, a saliva desempenha um papel fundamental na remineralização dos dentes.

    Os benefícios do aumento da produção de saliva para a prevenção da cárie dentária estão bem estabelecidos. Quer você acredite na teoria dentária geral de que a cárie ocorre devido aos ácidos das bactérias na digestão de açúcares na boca ou prefira a teoria mais recentemente trazida à luz por Rami Nagel em seu livro, Cure Tooth Decay, onde a cárie dentária surge como resultado de um desequilíbrio entre a desmineralização da superfície do esmalte e remineralização produzida pelo retorno dos íons minerais ao esmalte.

    A estimulação frequente da saliva, especialmente após a ingestão de açúcares, ajuda a diluir e tamponar o ácido da placa, trazer íons minerais extras para o fluido da placa e, assim, promover a remineralização.

    2. A saliva reduz as bactérias vilãs causadoras de doenças gengivais e cáries dentárias

    Pesquisas recentes mostram uma relação clara entre a constatação de que a produção de saliva diminui com a idade e o aumento do risco de doenças gengivais se eleva em igual proporção.

    A saliva tem na sua composição uma série de ‘primeiras respostas’ para o nosso sistema imunológico.

    Por exemplo, a lactoferrina é um composto encontrado naturalmente na saliva. A lactoferrina faz parte do nosso sistema imunológico inato e é uma de nossas principais linhas de frente de defesa para nos garantir uma boa saúde.

    A lactoferrina se liga ao ferro na boca e, assim, priva os ‘bactérias vilãs’ que causam os danos da gengivite do nutriente ferro necessário para crescerem.

    As enzimas também desempenham um papel fundamental na garantia de uma maior saúde bucal. Das enzimas salivares envolvidas na manutenção da ecologia da boca, uma das primeiras a ser reconhecida foi a enzima lisozima, que parece atuar desestabilizando a parede celular das bactérias que causam cáries e doenças gengivais.

    3. A saliva restaura o pH saudável da boca

    Manter uma ecologia bucal ideal é realmente fundamental para garantir uma melhor saúde bucal.

    A otimização do pH da boca pode se dar através de protocolos de suporte imunológico, como uma dieta rica em nutrientes, sono reparador e ferramentas saudáveis de enfrentamento do estresse.

    No entanto, é a própria saliva que desempenha um papel fundamental no mecanismo de regulação do pH bucal a todo momento.

    4. Como aumentar a produção de saliva

    Devemos exercitar nossa capacidade de produzir saliva ou sofrer as consequências de uma boca seca e as doenças que advêm por consequência da diminuição da produção de saliva.

    Embora possamos comer para produzir mais saliva, os benefícios extras desse aumento para a saúde são compensados pela função principal da saliva durante a alimentação de dar início ao processo da digestão. Portanto, vamos abordar agora uma estratégia que possibilite o aumento da produção de saliva sem depender da ingestão de alimentos.

    Exercícios para aumentar a produção de saliva

    Etapa 1: junte toda a saliva de sua boca em uma porção em sua língua. Agora, usando a musculatura da garganta, puxe a saliva para frente e para trás, da parte de trás da língua, logo atrás dos dentes da frente, e de volta várias vezes (recomendamos 30-50 repetições). Com a prática, essa ação aumentará a quantidade de saliva presente na boca.

    Passo 2: assim que tiver uma porção de saliva na língua, procure dar um ‘banho nos dentes e gengivas’ pelo aumento da salivação.

    Esse ‘banho’ promove a hidratação e limpeza de forma simultânea.

    Essa limpeza acontece através do aumento da saliva. Persista por um ou dois minutos e depois engula e deixe que a saliva auxilie assim o estômago no processo digestório.

    Esta é uma técnica tão simples que pode ser ensinada até para crianças pequenas.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Health Benefits of Saliva: a review, Michael W J Dodds  1 , Dorthea A Johnson, Chih-Ko YehConsumer Guide to Dentistry

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Capa do artigo da Dentalis chamado: Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

      Como a Dentalis ajuda na gestão financeira do seu consultório?

      Um software de gestão pode entregar diversos benefícios funcionais para o seu consultório. Um dos mais significativos é a melhoria da gestão financeira....

      Estudo – Implantes de titânio ou zircônia: qual deles os pacientes relatam menos dor?

      Um estudo recente traz uma informação muito importante para os implantodontistas e seus pacientes.Esse estudo comparou a dor e o desconforto causados por...

      Descobertas Recentes: Saúde Bucal e Doenças intestinais estão Conectadas

      Algumas descobertas recentes e bem interessantes confirmam que problemas de saúde bucal têm uma forte ligação com doenças inflamatórias intestinais (DII). E adivinha...

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...