Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Alérgicos às penicilinas e o risco aumentado para falhas em implantes

    Os implantes dentais são duas vezes mais propensos a problemas em pacientes que relatam alergia à penicilina e recebem antibióticos alternativos, em comparação com aqueles que recebem amoxicilina, conforme um novo estudo de pesquisadores da Faculdade de Odontologia da New York University.


    O estudo, publicado na 
    Clinical Implant Dentistry and Related Research, é o primeiro a examinar o impacto da prescrição de antibióticos além da amoxicilina em procedimentos submetidos a implantes dentários.

    Implantes dentais

    Os implantes dentais fornecem soluções seguras e de longo prazo para substituição de dentes perdidos ou danificados. Um implante tipo parafuso é colocado cirurgicamente no maxilar para atuar como uma raiz de substituição do dente e ancorar o dente artificial.

    O osso então se funde ao implante ao longo de vários meses, integrando-o na mandíbula.

    Embora os implantes dentais sejam amplamente bem-sucedidos, uma pequena proporção de implantes falha quando o maxilar não integra adequadamente o implante. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo infecção, tabagismo ou lesão no dente.

    Para reduzir a chance de infecção, muitos dentistas prescrevem amoxicilina — um antibiótico da família das penicilinas — antes e após a cirurgia de colocação do implante.

    Quando um paciente relata ser alérgico à penicilina, antibióticos alternativos podem ser prescritos.

    Estudos anteriores mostraram que pacientes com alergia à penicilina apresentam taxas mais altas de falha de implante dental, mas não analisaram quais antibióticos foram usados.

    A pesquisa

    Para entender os resultados de tomar antibióticos diferentes, os pesquisadores da Faculdade de Odontologia da NYU revisaram os prontuários de pacientes que receberam implantes dentários, documentando quais antibióticos foram administrados e se o implante dentário foi bem-sucedido ou não.

    A amostra incluiu 838 pacientes — 434 que relataram ter alergia à penicilina, bem como uma amostra aleatória de 404 pacientes sem alergia.

    Todos os pacientes sem alergia à penicilina receberam amoxicilina, enquanto aqueles que relataram alergia receberam antibióticos alternativos como: clindamicina, azitromicina, ciprofloxacino ou metronidazol.

    Resultados da pesquisa

    Os pesquisadores observaram que os implantes dentais falharam em 17,1% dos pacientes que relataram alergia à penicilina, em comparação com 8,4% dos pacientes sem alergia.

    Os pacientes que tomaram outros antibióticos eram muito mais propensos a apresentar falhas nos implantes dentais.

    A taxa de falha para pacientes em uso de clindamicina (lincosamidas) foi de 19,9% e foi de 30,8% para azitromicina (macrolídeos), por exemplo.

    Além disso, os pacientes com alergia à penicilina eram mais propensos a apresentar falha precoce do implante dentário (menos de 6 meses) do que aqueles sem alergia (mais de 12 meses).

    Qual a razão para um maior percentual de falhas?

    Porque os implantes dentais falharam em pacientes com alergia à penicilina é desconhecida, escrevem os pesquisadores.

    Isso pode ser atribuído a vários fatores, incluindo reações ao material utilizado nos implantes ou ineficácia dos antibióticos alternativos.

    No entanto, pesquisas mostram que as alergias à penicilina são super notificadas — 90% das pessoas que dizem ter alergia à penicilina não são realmente alérgicas à penicilina após o teste.

    Como resultado, especialistas em saúde recomendam que pacientes que relatam alergia à penicilina sejam testados para confirmar se eles são realmente portadores de alergia.


    “Se o estado real de alergia de um paciente for determinado antes da cirurgia, podemos obter resultados mais favoráveis ​​prescrevendo amoxicilina para aqueles sem uma alergia verdadeira”, disse 
    Zahra Bagheri, professora assistente clínica no Departamento de Periodontologia de Ashman e Implantodontia na NYU College of Dentistry e principal autora do estudo.

    “Embora um crescente corpo de evidências — ao nível de pesquisa — demonstre ligações entre condições orais e sistêmicas, a população ainda precisa saber — ao nível de consumidor — quão conectadas as condições bucais, como o sucesso dos implantes dentários, está o estado do organismo na sua totalidade, como alergias”, afirmou Leena Palomo, DDS, presidente do Departamento Ashman de Periodontologia e Implantodontia da Faculdade de Odontologia da NYU.

    “Este estudo destaca a importância dos pacientes relatarem informações detalhadas de saúde (não restritas a problemas odontológicos) para seu dentista”.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fonte: Patients Reporting Penicillin Allergy Less Likely to Have Successful Dental Implants 

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...

      Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

      Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

      Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

      Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...

      Novo Medicamento pode Regenerar Dentes Perdidos

      Os cientistas vêm obtendo progresso no desenvolvimento de um novo medicamento que pode ajudar a regenerar os dentes. Sim, regenerar os dentes. O...