Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Aparelhos ortodônticos provocam alteração do microbioma oral

    Aparelhos ortodônticos e as alterações no microbioma oral

    O estudo em questão sequenciou o microbioma oral de pacientes japoneses.

    Foram coletadas amostras da cavidade bucal dos pacientes antes da colocação de parelhos ortodônticos, durante e depois de sua retirada.

    A flora bacteriana revelada se mostrou semelhante aquela de bocas em um estado de pré doença gengival.

    Um dos pesquisadores ressalta que “mesmo pacientes com boa saúde bucal podem sofrer alterações deletérias da sua flora bacteriana bucal ao utilizarem aparelhos ortodônticos”.

    A riqueza do microbioma da boca

    A boca é o segundo microbioma mais diverso do corpo humano, abrigando mais de 700 espécies bacterianas. O uso de aparelhos ortodônticos pode dificultar a limpeza e induzir ao acúmulo de placas.

    Estudos anteriores associaram aparelhos ortodônticos a desequilíbrios no microbioma oral. Esses estudos, no entanto, se concentraram em espécies prejudiciais específicas, como aquelas causadoras da cárie dentária, como o Streptococcus mutans, e não a comunidade bacteriana em seu universo.

    A pesquisa

    Os pesquisadores catalogaram toda a população bacteriana presente na boca de 71 pacientes, analisando amostras de placa supragengival e saliva através da tecnologia de Sequenciamento de Próxima Geração (NGS).

    Eles monitoraram as alterações do microbioma antes da colocação dos aparelhos ortodônticos, seis meses após a colocação, e pós-remoção.

    Eles encontraram um aumento no número de bactérias anaeróbicas prejudiciais e uma queda naquelas amigáveis, comparáveis aos ambientes orais em risco de doença gengival.

    “Em nosso estudo, o microbioma oral definitivamente mudou durante o tratamento ortodôntico. A mudança representou um aumento de bactérias anaeróbias”.

    “As bactérias anaeróbicas não requerem oxigênio para o seu crescimento, e também uma diminuição das bactérias comensais”, reforça o pesquisador.

    Em nosso estudo, o microbioma oral definitivamente mudou durante o tratamento ortodôntico. A mudança representou um aumento de anaeróbios, bactérias que não requerem oxigênio para o seu crescimento, e uma diminuição das bactérias comensais”, explicou Isamu Kado, do Departamento de Ortodontia e Biologia do Desenvolvimento Craniofacial da Escola de Pós-Graduação em Ciências Bioquímicas e da Saúde da Universidade de Hiroshima.

    “Essa condição oral foi semelhante ao microbioma da fase transitória da gengiva saudável à periodontite.”

    Os pesquisadores afirmaram que suas descobertas, publicadas na Scientific Reports em dezembro de 2020, poderiam apoiar seu objetivo de estabelecer um sistema de prevenção que possibilite evitar tanto a cárie dentária como a gengivite durante os tratamentos ortodônticos.

    “Para alcançar esse objetivo, é necessário esclarecer a diferença no risco de cárie dentária entre os pacientes. Se isso for alcançado, a qualidade do tratamento ortodôntico será melhorada ainda mais”, afirmou o pesquisador.

     

    Fontes: Study finds braces disrupt oral microbiome to pre-gum disease stateThe impact of fixed orthodontic appliances on oral microbiome dynamics in Japanese patients

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...