Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Perda dentária: fator de risco para demência

    Perda dental: fator de risco para demência

    A perda dentária é um fator de risco para o comprometimento cognitivo e a demência. Ou seja, a cada dente perdido, o risco de declínio cognitivo cresce.

    É o que informa uma nova análise liderada por pesquisadores da NYU Rory Meyers College of Nursing e publicada no JAMDA: The Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine.

    No entanto, esse risco não foi significativo entre idosos com dentadura, sugerindo que o tratamento oportuno com dentaduras pode ser um elemento de proteção contra o declínio cognitivo.

    Conforme o CDC norte-americano, cerca de um em cada seis adultos com 65 anos ou mais perdeu todos os dentes.

    Estudos anteriores mostraram uma conexão entre perda dentária e diminuição da função cognitiva.

    Os pesquisadores oferecem uma série de possíveis explicações para este elo.

    Uma delas é que a perda de dentes pode levar à dificuldade de mastigar, o que pode contribuir para deficiências nutricionais ou levar a alterações no cérebro.

    Um corpo crescente de pesquisas também aponta para uma conexão entre a doença gengival – uma das principais causas de perda dentária – e o declínio cognitivo.

    Além disso, a perda dentária pode refletir desvantagens socioeconômicas ao longo da vida que também são fatores de risco para o declínio cognitivo.

    Saúde bucal ruim e o declínio cognitivo

    “Dado o número impressionante de pessoas diagnosticadas com Alzheimer e demência a cada ano, e a oportunidade de melhorar a saúde bucal ao longo da vida, é importante obter uma compreensão mais profunda da conexão entre a saúde bucal ruim e o declínio cognitivo”, disse Bei Wu, PhD, professora de Saúde Global da NYU Rory Meyers College of Nursing e codiretora da Incubadora de Envelhecimento da NYU, bem como o autor sênior do estudo.

    A pesquisa

    Wu e seus colegas realizaram uma meta-análise usando estudos longitudinais de perda dentária e comprometimento cognitivo. Os 14 estudos incluídos em sua análise envolveram um total de 34.074 adultos e 4.689 casos de pessoas com função cognitiva reduzida.

    Os pesquisadores descobriram que adultos com maior perda dentária apresentaram risco 1,48 vezes maior de desenvolver comprometimento cognitivo e 1,28 vezes maior risco de serem diagnosticados com demência, mesmo após o controle de outros fatores.

    No entanto, os adultos que perderam os dentes eram mais propensos a ter comprometimento cognitivo se não tivessem dentadura (23,8%) em comparação com aqueles com dentadura (16,9%).

    Uma análise posterior revelou que a associação entre perda dentária e comprometimento cognitivo não foi significativa quando os participantes apresentaram dentadura.

    Os pesquisadores também realizaram uma análise usando um subconjunto de oito estudos para determinar se havia uma associação “dose-resposta” entre perda dentária e comprometimento cognitivo.

    Em outras palavras, a falta de mais dentes se mostrou ligada a um maior risco de declínio cognitivo. Os achados confirmaram essa relação: cada dente perdido adicional estava associado a um aumento de 1,4% no risco de comprometimento cognitivo e 1,1% de aumento do risco de ser diagnosticado com demência.

    Relação dose-resposta

    “Essa relação ‘dose-resposta’ entre o número de dentes perdidos e o risco de diminuição da função cognitiva fortalece substancialmente as evidências que ligam a perda dentária ao comprometimento cognitivo.

    “Também fornece algumas evidências de que a perda dentária pode prever o declínio cognitivo”, disse Xiang Qi, doutorando da NYU Meyers.

    “Nossos achados ressaltam a importância de manter uma boa saúde bucal e seu papel em ajudar a preservar a função cognitiva”, disse Wu.

    Resumindo

    A perda dentária é um fator de risco para comprometimento cognitivo e a demência.

    A cada dente perdido, o risco de declínio cognitivo cresce é o que os estudos apontam.

    Uma boa saúde bucal, incluindo dentaduras, pode atuar como proteção contra o declínio cognitivo.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fonte: Tooth loss associated with increased cognitive impairment, dementia: Good oral health, including dentures, may protect against cognitive decline

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...