Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Artrite psoriática e a saúde bucal

Imagem: https://bit.ly/3zZGiwz

A artrite psoriásica (APs) é uma forma de artrite que afeta pessoas que possuem psoríase. 

A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo. 

A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode se manifestar antes das lesões de pele.

Qual a frequência da artrite psoriásica?

As estatísticas variam de país a país, porém se acredita que entre 5% e 40% das pessoas com psoríase podem ter dor e inflamação das articulações. 

Assim como na doença da pele, o acometimento articular atinge mais as pessoas da raça branca. 

Homens e mulheres são afetados igualmente e os países europeus, como Dinamarca, Suécia e Rússia, são os mais atingidos. 

Existe um componente genético bastante forte na APs. 

A psoríase desenvolve-se em aproximadamente 50% dos irmãos de pessoas com esta doença quando ambos os pais são afetados; em 16% quando somente um pai tem psoríase; e em 8%, quando nenhum dos pais é afetado.

A APs faz com que o sistema imunológico ataque as articulações em várias partes do corpo. 5

As articulações comumente afetadas incluem cotovelos, pulsos, mãos e pés.

Até 35% das pessoas também podem sentir dor e inflamação na mandíbula devido à APs. Um estudo de 2021 observou que pessoas com APs apresentam três vezes mais chances de desenvolver um estágio avançado de doença dental e cárie dentária.

Este artigo examina a conexão entre a APs e saúde bucal e  também aborda dicas para manter uma boa saúde bucal.

Artrite psoriática e saúde bucal

Dados científicos apontam que a periodontite pode desempenhar um papel na causa ou piora da psoríase. Há também uma ligação entre periodontite, gravidade da doença e se um indivíduo com psoríase desenvolve APs.

Uma revisão de 2019 sugere que os seguintes fatores podem ser preditores de psoríase:

  • Histórico familiar de psoríase;
  • Dor bucal nos últimos 12 meses;
  • Má saúde gengival;
  • Dificuldades de fala devido a problemas dentários.

Pesquisa de 2019 mostra que pessoas com doenças gengivais tendem a apresentar taxas mais altas de condições inflamatórias.

A saúde bucal também pode ser mais desafiadora para pessoas com uma condição dolorosa e crônica, como a APs. 

Mais pesquisas ajudarão os especialistas a entender melhor a ligação entre a APs e a saúde bucal.

Artrite psoriática e doença periodontal

Um estudo de 2021 encontrou uma possível ligação entre as duas condições. Especificamente, as pessoas com APs eram mais propensas a ter doença gengival grave em estágio III do que aquelas sem APs.

A APs causa inflamação que pode piorar a doença gengival e acelerar sintomas graves, como cárie dentária.

Pessoas com psoríase também têm um risco maior de desenvolver periodontite em comparação com a população em geral, de acordo com uma revisão de 2019

Eles também são mais propensos a:

  • Desenvolver inflamação gengival com maior gravidade;
  • Apresentar maior perda óssea;
  • Aumento do número de dentes perdidos;
  • Medicamentos que tratam condições relacionadas ao sistema imunológico, como artrite psoriática, também podem afetar o sistema imunológico do indivíduo, colocando-o em maior risco de infecções graves, incluindo infecções dentárias e da boca que podem causar perda de dentes ou agravar a saúde bucal.

Artrite psoriática e implantes dentários

Os dentistas podem recomendar implantes dentários para pessoas com perda de dentes, mas alguns medicamentos APs afetam o sistema imunológico. 

Isso pode tornar as pessoas mais suscetíveis à infecção e aumentar o risco de complicações com a cirurgia.

Embora não haja pesquisas sobre implantes dentários em pessoas com APs, uma revisão de 2017 sugere que os implantes apresentam uma chance maior de falha em pessoas com artrite reumatoide, outra forma de artrite que envolve o sistema imunológico.

Prevenção de problemas odontológicos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde bucal afetam em torno de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano recomenda os seguintes passos para garantir uma boa saúde bucal:

  • Usar creme dental que com flúor e consumir água fluoretada;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Usar fio dental diariamente para o controle da placa bacteriana e para evitar doenças gengivais e cáries dentárias;
  • Consultar o dentista pelo menos uma vez por ano;
  • Evitar o tabagismo e consumir bebidas alcoólicas com moderação;
  • Questionar o profissional de saúde sobre o consumo de medicamentos que possam provocar xerostomia (boca seca);
  • Segundo a OMS, manter uma alimentação balanceada, com frutas e verduras variadas e optando pela água como bebida principal.

Resumindo

A artrite psoriásica (APs) é uma condição inflamatória resultado de uma resposta imune hiperativa. Causa inchaço, dor e rigidez nas articulações. Quando não tratada, a condição também pode causar danos articulares duradouros.

Pesquisas sugerem uma ligação entre APs e problemas de saúde bucal, mas os especialistas não sabem ao certo explicar essa relação. 

A inflamação pode desempenhar um papel fundamental nesse processo.

 

É essencial que as pessoas com condições inflamatórias crônicas, como a APs, monitorem sua saúde bucal e informem seu dentista sobre sua condição e quaisquer medicamentos que estejam consumindo.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Artrite Psoriásica, Management of the temporomandibular joint in inflammatory arthritis: Involvement of surgical procedures, Assessment of Periodontal status in Patients with Psoriatic Arthritis: A retrospective, case-control study, The impacts of oral health symptoms, hygiene, and diet on the  development and severity of psoriasis , Periodontitis and Rheumatoid Arthritis: The Same Inflammatory Mediators?, Assessment of Periodontal status in Patients with Psoriatic Arthritis: A retrospective, case-control study, Psoriasis Patients Suffer From Worse Periodontal Status—A Meta-Analysis, Impact of rheumatoid arthritis in oral surgery and implantology treatment based on literature, Oral Health , verywellhealth (imagem)

 

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.