As principais tendências para a Odontologia em 2022

As transformações que o mundo vivencia proporcionam um impacto direto nas mais diferentes áreas, e com a odontologia não é diferente. Imaginar que a chegada de um novo ano não trará novas mudanças é o mesmo que vê-las passar aos nossos olhos sem fazermos o menor movimento para acompanhá-las.

E como ficar parado não é opção, elencamos neste artigo as principais tendências da odontologia para 2022 e o que você precisa saber para se manter à frente neste mercado competitivo, mas recompensador.

Afinal, o que mudou?

Gostaríamos de iniciar este artigo te convidando para um pequeno exercício de reflexão: você consegue imaginar como era a vida até meados de março de 2020, quando tivemos o primeiro pico da pandemia de COVID-19, e como as coisas são atualmente?

Temos certeza de que vários exemplos passaram pela sua cabeça, como as teleconsultas e o advento do home-office, que modificaram totalmente a nossa forma de lidar com o mundo.


Isso é só para você observar como um acontecimento pode provocar tantas mudanças e que um dia dificilmente será igual ao outro. Trazendo para o campo da odontologia, as transformações também são inúmeras e as tendências para 2022 apontam quais caminhos devem ser seguidos para que você 
se destaque e mantenha uma relação de fidelidade com seus pacientes.


Tornar a 
experiência do paciente mais agradável, prática e confortável, principalmente por meio de novas soluções tecnológicas, é o grande ponto de intersecção entre todas as tendências que mostraremos aqui.

Tecnologia: a grande aliada da odontologia. 


Você pode ser o melhor profissional do mundo ou o mais profundo conhecedor da odontologia, mas se não estiver em sintonia com as novas tendências e os avanços tecnológicos que seguem num crescimento avassalador, 
dificilmente conseguirá obter um diferencial num contexto em que pacientes estão cada vez mais exigentes.

5G: uma nova forma de conectar seu consultório ao mundo moderno.


É provável que você já tenha sido impactado por alguma informação que fale sobre 
a chegada do 5G, que trará uma conexão de internet mais veloz e estável, visto que esse assunto tem sido dominante nos principais portais, especialmente os que abordam temas relacionados à tecnologia.


Essa nova forma de se conectar será 
um divisor de águas na maneira que acessamos a internet, e a odontologia não ficará fora disso. O 5G abrirá portas para que tratamentos mais aperfeiçoados possam surgir novas ferramentas de organização sejam concebidas para tornar a gestão da sua clínica mais otimizada e conectada.

Pode até parecer que estamos falando de um episódio dos Jetsons, mas a possibilidade do uso de robôs em cirurgias odontológicas é uma realidade cada vez mais próxima com a ascensão do 5G. Países como a China, por exemplo, já realizaram implantes dentários com o auxílio da robótica.


Os 
óculos de realidade virtual também deverão ser cada vez mais utilizados na odontologia, até mesmo como um suporte anestésico para que o paciente se distraia em alguns procedimentos e tire o foco da dor.

Uma nova realidade. Só que aumentada.

Outra tendência que deve crescer bastante é a realidade aumentada, um recurso tecnológico que permite a integração entre elementos virtuais e o mundo real, a exemplo dos filtros dos stories do Instagram que, certamente, já divertiram você ou os seus filhos.


Do ponto de vista odontológico, a realidade aumentada permitirá uma 
visualização melhor e mais precisa da arcada do paciente, além de possibilitar a simulação de próteses a qualquer momento, de qualquer lugar, sem a necessidade de ocupar o paciente por tanto tempo no consultório. Outra tecnologia que pode ser somada a isso são as impressões em 3D, que farão com que essas próteses ganhem forma e auxiliem os profissionais na avaliação de cada caso.

Teleconsultas: seu consultório precisa ficar bem no vídeo.


As 
consultas por chamada de vídeo podem não ser uma tendência totalmente nova, já que desde o início da pandemia esse formato vem sendo praticado, mas para 2022 há uma previsão de que essa modalidade se consolide ainda mais, sobretudo após a regulamentação do Conselho Federal de Odontologia.


Há, inclusive, 
ferramentas que podem auxiliar o seu consultório odontológico a oferecer esse serviço de forma muito mais prática e confortável para o paciente. Um exemplo é o app iConsulta, que, entre diversas funções, também permite o agendamento da teleconsulta em dias específicos.

Quais as tendências que posso começar a usar no meu consultório?

Imagina se, por um instante, você pudesse entrar numa máquina do tempo que permitisse a visualização de um consultório odontológico de 20 anos atrás com a percepção de mundo que se tem hoje? Certamente, você tomaria um susto ao perceber mudanças significativas que, muitas vezes, o avançar do tempo não nos permitiu mensurar com mais atenção.


Para que os pacientes não tenham essa impressão do seu consultório de odontologia, 
é importante não deixar de aplicar as novas tendências, para que você não fique preso ao passado enquanto o trem da evolução passa pela sua frente. Por isso, comece agora mesmo a se preparar para abraçar os novos tempos.

Odontologia estética: todo mundo procura, mas nem todo mundo encontra.


odontologia estética tem crescido nos consultórios, já que a demanda por este tipo de serviço tem aumentado, principalmente quando falamos em harmonização orofacial, que, além da alta procura por parte dos pacientes, também dispõe de tecnologias mais avançadas para a realização do procedimento.

Mesmo que essa não seja a sua especialidade, tê-la no seu consultório pode agregar bastante. Uma boa alternativa é buscar uma parceria com profissionais da área para que os serviços de estética não deixem de compor as opções de tratamento que você oferece.


Radiologia digital: ganhe tempo sem perder qualidade.


Os exames de radiologia são parte importante da maioria dos tratamentos odontológicos, por isso, essa tendência não pode ser deixada de lado no seu consultório: 
a radiologia digital.

No mundo que vivemos hoje, não há tempo para perder, e ter este recurso à sua disposição tornará a realização deste exame muito mais ágil em comparação ao seu formato tradicional, sem existir perda de qualidade e precisão.


Anestesia sem dor. E com tecnologia.


Quantas vezes você já ouviu seu paciente se queixar da anestesia, relatando dores ou o incômodo de ficar com a boca adormecida durante um bom tempo? Essa é uma queixa que pode ser reduzida com outra tendência da odontologia que vai reforçar o seu consultório: 
as estações computadorizadas de aplicação de anestesia.

Com essa tecnologia, a anestesia é aplicada especificamente no dente que está sendo tratado, de forma automatizada, evitando que ela irradie para outras regiões e cause maiores desconfortos.


Como essas tendências podem melhorar a gestão do meu consultório?

Sabe aqueles milhares de gaveteiros que reúnem pilhas de informações dos seus pacientes, documentos importantes ou arquivos indispensáveis para o funcionamento do seu consultório de odontologia?


Você pode substituí-los facilmente por outra tendência que já está sendo utilizada e promete ganhar mais força agora em 2022: 
os softwares de gestão odontológica.

O que é melhor? Ter seu espaço físico totalmente ocupado por arquivos obsoletos ou poder reuni-los na palma da mão para acessá-los de onde você estiver?


Quando você 
contrata o Software Dentalis, o gerenciamento do seu consultório dá um salto de qualidade, praticidade e organização. Através dele, é possível realizar agendamentos, ter todo o panorama financeiro, visualizar e modificar qualquer elemento da arcada do paciente com um odontograma gráfico completo e ainda economizar papel, já que os prontuários constam todos ali, sem necessidade de impressão.


Sem contar que você pode acessar de onde você estiver, através do 
computador ou de plataformas móveis.

Agora que você já sabe como as principais tendências da odontologia podem melhorar o funcionamento do seu consultório, é horar de começar a colocar em prática, afinal, o tempo não para, as coisas evoluem e você precisa seguir junto com elas.

Sugestões de leitura

Conicidade e proximidade da raiz do dente tem relação com a periodontite?

Um estudo recente que buscou avaliar a relação entre a anatomia radicular e o estado periodontal, encontrou evidências de como a conicidade radicular...

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Nova estratégia para prevenção e tratamento da cárie dentária

Uma das infecções mais comuns relacionadas ao biofilme é a cárie dentária, que afeta uma população de mais de 60% das crianças e...

câncer oral

Razões para o atraso do diagnóstico do câncer oral

O câncer oral e o atraso no diagnóstico é um problema a ser superado. O câncer de oral continua sendo diagnosticado em estágios...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?