Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bactéria causadora da doença periodontal aumenta a vulnerabilidade à infecções

    Bactéria causadora da periodontite aumenta vulnerabilidade à infecções

    Pesquisadores da Escola de Odontologia da Universidade de Louisville (UofL) e seus colegas descobriram o mecanismo de como as proteínas produzidas pelas células epiteliais orais protegem os humanos contra os vírus que invadem o corpo pela boca.

    Também observaram que as bactérias orais podem suprimir a atividade dessas células, aumentando a vulnerabilidade às infecções.

    Os riscos associados à bactéria Porphyromonas gingivalis

    Uma família de proteínas conhecidas como interferon lambdas, produzida por células epiteliais na boca, têm a função de proteger os humanos de infecções virais. A bactéria oral “Porphyromonas gingivalis” reduz a produção e a eficácia desses importantes defensores que agem na linha de frente.

    Nossos estudos identificaram certas espécies bacterianas patogênicas, P. gingivalis, causadoras da doença periodontal. Elas podem suprimir completamente a produção de interferon e aumentar severamente a suscetibilidade à infecção viral”, disse Juhi Bagaitkar, professor assistente do Departamento de Imunologia Oral e Doenças Infecciosas da UofL.

    “Essas bactérias da placa oral residentes desempenham um papel fundamental na regulação das respostas antivirais.”

    “Bagaitkar e Richard Lamont, professor e presidente do Departamento de Imunologia Oral e Doenças Infecciosas da UofL, lideraram o trabalho, com o primeiro autor Carlos J. Rodriguez-Hernandez e outros colegas da UofL e da Universidade de Washington em St. Louis. Os resultados foram publicados em dezembro no periódico PNAS.

    A boca geralmente é uma porta de entrada no corpo para vírus que infectam o trato gastrointestinal e os pulmões, como SARS-CoV-2, o HIV, herpes simplex e vírus causadores de câncer, como o papilomavírus humano (HPV).

    Vulnerabilidade à doença periodontal e outras patologias

    A “P. gingivalis”, uma bactéria oral comum causadora de doença periodontal, foi associada a várias outras doenças, incluindo a doença de Alzheimer e a artrite reumatoide.

    Estudos clínicos recentes demonstraram que a supressão imunológica em pacientes com periodontite pode aumentar a suscetibilidade ao HIV, herpes simplex e HPV.

    Uma melhor compreensão de como os interferons oferecem ampla proteção antiviral e ativam genes antivirais para proteger os indivíduos de vírus, bem como a “P. gingivalis” compromete sua proteção, pode levar os pesquisadores a abordagens clínicas para aumentar essa proteção.

    A pesquisa na UofL revelou conexões entre P. gingivalis” e várias outras doenças e condições, incluindo artrite reumatoide, doença de Alzheimer e câncer de esôfago.

    “Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis. Software e no twitter @Dentalisne

    Fonte: Microbiome-mediated incapacitation of interferon lambda production in the oral mucosa 

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Câncer bucal: novo teste para detecção

      Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!