Bactéria causadora da doença periodontal aumenta a vulnerabilidade à infecções

Bactéria causadora da periodontite aumenta vulnerabilidade à infecções

Pesquisadores da Escola de Odontologia da Universidade de Louisville (UofL) e seus colegas descobriram o mecanismo de como as proteínas produzidas pelas células epiteliais orais protegem os humanos contra os vírus que invadem o corpo pela boca.

Também observaram que as bactérias orais podem suprimir a atividade dessas células, aumentando a vulnerabilidade às infecções.

Os riscos associados à bactéria Porphyromonas gingivalis

Uma família de proteínas conhecidas como interferon lambdas, produzida por células epiteliais na boca, têm a função de proteger os humanos de infecções virais. A bactéria oral “Porphyromonas gingivalis” reduz a produção e a eficácia desses importantes defensores que agem na linha de frente.

Nossos estudos identificaram certas espécies bacterianas patogênicas, P. gingivalis, causadoras da doença periodontal. Elas podem suprimir completamente a produção de interferon e aumentar severamente a suscetibilidade à infecção viral”, disse Juhi Bagaitkar, professor assistente do Departamento de Imunologia Oral e Doenças Infecciosas da UofL.

“Essas bactérias da placa oral residentes desempenham um papel fundamental na regulação das respostas antivirais.”

“Bagaitkar e Richard Lamont, professor e presidente do Departamento de Imunologia Oral e Doenças Infecciosas da UofL, lideraram o trabalho, com o primeiro autor Carlos J. Rodriguez-Hernandez e outros colegas da UofL e da Universidade de Washington em St. Louis. Os resultados foram publicados em dezembro no periódico PNAS.

A boca geralmente é uma porta de entrada no corpo para vírus que infectam o trato gastrointestinal e os pulmões, como SARS-CoV-2, o HIV, herpes simplex e vírus causadores de câncer, como o papilomavírus humano (HPV).

Vulnerabilidade à doença periodontal e outras patologias

A “P. gingivalis”, uma bactéria oral comum causadora de doença periodontal, foi associada a várias outras doenças, incluindo a doença de Alzheimer e a artrite reumatoide.

Estudos clínicos recentes demonstraram que a supressão imunológica em pacientes com periodontite pode aumentar a suscetibilidade ao HIV, herpes simplex e HPV.

Uma melhor compreensão de como os interferons oferecem ampla proteção antiviral e ativam genes antivirais para proteger os indivíduos de vírus, bem como a “P. gingivalis” compromete sua proteção, pode levar os pesquisadores a abordagens clínicas para aumentar essa proteção.

A pesquisa na UofL revelou conexões entre P. gingivalis” e várias outras doenças e condições, incluindo artrite reumatoide, doença de Alzheimer e câncer de esôfago.

“Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis. Software e no twitter @Dentalisne

Fonte: Microbiome-mediated incapacitation of interferon lambda production in the oral mucosa 

Sugestões de leitura

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

câncer oral

Razões para o atraso do diagnóstico do câncer oral

O câncer oral e o atraso no diagnóstico é um problema a ser superado. O câncer de oral continua sendo diagnosticado em estágios...

Primeiro teste rápido de câncer oral do mundo

O qMIDS, o primeiro teste rápido de câncer oral do mundo, foi desenvolvido pela Queen Mary University of London e uma equipe internacional...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?