Bactéria causadora da doença periodontal aumenta a vulnerabilidade à infecções

Bactéria causadora da periodontite aumenta vulnerabilidade à infecções

Pesquisadores da Escola de Odontologia da Universidade de Louisville (UofL) e seus colegas descobriram o mecanismo de como as proteínas produzidas pelas células epiteliais orais protegem os humanos contra os vírus que invadem o corpo pela boca.

Também observaram que as bactérias orais podem suprimir a atividade dessas células, aumentando a vulnerabilidade às infecções.

Os riscos associados à bactéria Porphyromonas gingivalis

Uma família de proteínas conhecidas como interferon lambdas, produzida por células epiteliais na boca, têm a função de proteger os humanos de infecções virais. A bactéria oral “Porphyromonas gingivalis” reduz a produção e a eficácia desses importantes defensores que agem na linha de frente.

Nossos estudos identificaram certas espécies bacterianas patogênicas, P. gingivalis, causadoras da doença periodontal. Elas podem suprimir completamente a produção de interferon e aumentar severamente a suscetibilidade à infecção viral”, disse Juhi Bagaitkar, professor assistente do Departamento de Imunologia Oral e Doenças Infecciosas da UofL.

“Essas bactérias da placa oral residentes desempenham um papel fundamental na regulação das respostas antivirais.”

“Bagaitkar e Richard Lamont, professor e presidente do Departamento de Imunologia Oral e Doenças Infecciosas da UofL, lideraram o trabalho, com o primeiro autor Carlos J. Rodriguez-Hernandez e outros colegas da UofL e da Universidade de Washington em St. Louis. Os resultados foram publicados em dezembro no periódico PNAS.

A boca geralmente é uma porta de entrada no corpo para vírus que infectam o trato gastrointestinal e os pulmões, como SARS-CoV-2, o HIV, herpes simplex e vírus causadores de câncer, como o papilomavírus humano (HPV).

Vulnerabilidade à doença periodontal e outras patologias

A “P. gingivalis”, uma bactéria oral comum causadora de doença periodontal, foi associada a várias outras doenças, incluindo a doença de Alzheimer e a artrite reumatoide.

Estudos clínicos recentes demonstraram que a supressão imunológica em pacientes com periodontite pode aumentar a suscetibilidade ao HIV, herpes simplex e HPV.

Uma melhor compreensão de como os interferons oferecem ampla proteção antiviral e ativam genes antivirais para proteger os indivíduos de vírus, bem como a “P. gingivalis” compromete sua proteção, pode levar os pesquisadores a abordagens clínicas para aumentar essa proteção.

A pesquisa na UofL revelou conexões entre P. gingivalis” e várias outras doenças e condições, incluindo artrite reumatoide, doença de Alzheimer e câncer de esôfago.

“Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis. Software e no twitter @Dentalisne

Fonte: Microbiome-mediated incapacitation of interferon lambda production in the oral mucosa 

Sugestões de leitura

Mau hálito: por que você deve incluir a língua na sua rotina de higiene bucal

Quando pensamos em higiene bucal, logo nos vêm à mente escova, pasta de dente e fio dental. Mas há um protagonista fundamental nessa...

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...