Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Chiclete de nicotina faz mal para os dentes?

    Se você está tentando parar de fumar, pode ter pensado em usar chiclete de nicotina como substituto do cigarro.

    A goma de mascar de nicotina pode ajudá-lo a reduzir seus desejos e sintomas de abstinência, mas também pode ter alguns efeitos em sua saúde bucal.

    Nesta postagem do blog, vamos abordar os prós e os contras do chiclete de nicotina para seus dentes e gengivas.

    Chiclete de nicotina e recessão gengival

    Uma das possíveis desvantagens do chiclete de nicotina é que ele pode causar retração gengival.

    A recessão gengival ocorre quando o tecido gengival se afasta dos dentes, expondo mais a raiz do dente e fazendo com que os dentes pareçam mais longos.

    A retração da gengiva pode aumentar o risco de sensibilidade dentária, cárie e infecção.

    Conforme estudos, a nicotina presente na goma de nicotina restringe o fluxo sanguíneo para o tecido da gengiva. A falta de sangue e oxigênio faz com que o tecido gengival seja afetado, resultando em recessão gengival.

    O uso de nicotina também agrava a gengivite e a periodontite, que são condições inflamatórias que afetam as gengivas e o osso que sustenta os dentes. Essas condições também podem levar à recessão gengival e à perda dental.

    Como prevenir ou minimizar a recessão gengival causada pela goma de mascar de nicotina

    • Use goma de nicotina apenas conforme indicado e orientado pelo seu médico ou farmacêutico. Não mastigue mais do que a dose recomendada ou por mais de 12 semanas;
    • Mastigue chiclete de nicotina lenta e intermitentemente. Não mastigue contínua ou vigorosamente, pois isso pode irritar as gengivas e fazer com que elas recuem;
    • Troque os lados da boca ao mascar chiclete de nicotina. Isso pode ajudar a distribuir a pressão e evitar danos a uma área específica de suas gengivas;
    • Escove os dentes delicadamente após as refeições com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor;
    • Use fio dental diariamente para remover a placa e as bactérias entre os dentes e gengivas;
    • Visite seu dentista regularmente para check-ups e limpezas dentais. Seu dentista pode monitorar a saúde de sua gengiva e detectar quaisquer sinais de recessão ou infecção.

    Goma de mascar de nicotina e manchas nos dentes

    Outro efeito possível da goma de mascar de nicotina nos dentes é a coloração. A nicotina é uma substância amarelada que pode manchar os dentes ao longo do tempo, especialmente se você tiver má higiene bucal ou consumir outros alimentos e bebidas que mancham, como café, chá, vinho ou frutas vermelhas.

    No entanto, a goma de mascar de nicotina pode realmente ter alguns benefícios na prevenção de manchas nos dentes em comparação com o fumo.

    De acordo com outro estudo, a goma de nicotina pode aumentar o fluxo de saliva, ajudando a evitar que o pigmento adira aos dentes, o que causa manchas extrínsecas nos dentes e ajuda a prevenir a cárie dentária.

    A goma de nicotina também pode reduzir a aderência de manchas aos dentes, criando uma barreira entre o esmalte e os agentes de coloração.

    Para prevenir ou reduzir as manchas nos dentes causadas pela goma de nicotina

    • Enxágue a boca com água após mascar chiclete de nicotina. Isso pode ajudar a remover qualquer resíduo ou pigmento do chiclete;

    • Escove os dentes após as refeições com um creme dental clareador que contenha bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio, carvão ativado, óleo de coco ou açafrão. Esses ingredientes podem ajudar a remover manchas superficiais;

    • Discuta com seu dentista a viabilidade ou possibilidade de um tratamento de clareamento dental;

    • Evite fumar ou usar outros produtos com nicotina enquanto estiver usando chiclete de nicotina. Fumar pode agravar os efeitos de coloração da nicotina e também danificar as gengivas e a saúde de uma forma geral.

    Conclusão

    A goma de nicotina pode ser uma ferramenta útil para parar de fumar, mas também pode ter alguns efeitos sobre a saúde bucal.

    A goma de mascar de nicotina pode causar retração gengival e manchas nos dentes, mas esses efeitos podem ser evitados ou minimizados seguindo boas práticas de higiene bucal e usando chiclete de nicotina conforme as instruções.

    Se você tiver alguma preocupação com seus dentes ou gengivas enquanto estiver usando goma de mascar de nicotina, consulte seu dentista para aconselhamento e tratamento.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Effects of nicotine-containing chewing gum on oral soft and hard tissues: A clinical study, Nicotine gum, Is nicotine gum bad for your teeth?

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Diabetes e doença gengival – a conexão

      Estudos recentes reforçam a constatação de que diabetes e doença periodontal, como periodontite, estão diretamente ligados.

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

      Impressoras 3D na odontologia: uma revolução em curso

      As impressoras 3D estão revolucionando a odontologia. Conheça suas aplicações e os benefícios para dentistas e pacientes.

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.