Chá preto reduz o desenvolvimento de cáries dentárias?

Chá preto é uma das bebidas mais populares do mundo, mas você sabia que ele também traz alguns benefícios para a saúde bucal? Nesta postagem do blog, exploraremos como o chá preto pode ajudar a prevenir cáries dentárias, inibindo o crescimento de bactérias e placas.

A cárie dentária é causada por bactérias produtoras de ácido que se alimentam de açúcares e amidos nos alimentos. Essas bactérias formam uma película pegajosa chamada placa que adere à superfície dos dentes e gengivas. A placa pode corroer o esmalte dos dentes e causar cáries, que podem causar dor, levar a infecção e perda do dente.

Prevenção da cárie dentária

A prevenção da cárie dentária é um desafio constante na odontologia. No entanto, estudos revelam que o chá preto, uma bebida amplamente consumida, possui propriedades anti-cariogênicas. Nesse sentido, foi realizado um estudo específico, tornado público recentemente na publicação Cureus, cujo foco é justamente investigar o efeito do chá preto na progressão da cárie em animais de laboratório.

Os resultados revelaram que realmente consumo de chá preto reduziu o desenvolvimento de cárie dentária em ratos jovens alimentados com uma dieta cariogênica. Embora seja importante mencionar que o chá utilizado no estudo foi preparado com água sem flúor. Esse fato, relatam os autores, é relevante, ao sugerir que as folhas do chá contêm componentes com propriedades anticariogênicas sem o auxílio do flúor.

O chá-preto reduz o desenvolvimento de cáries dentárias?

Estudos anteriores já haviam mencionado essas propriedades do chá-preto. No entanto, pesquisas mais recentes têm colocado ainda mais ênfase no papel dos compostos polifenólicos presentes no chá, como catequinas, teoflavinas, taninos e flavonoides, em sua atividade anticariogênica.

Os polifenóis do chá perto são compostos naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os polifenóis também podem inibir o crescimento e a atividade de bactérias e placas, interferindo em sua capacidade de aderir aos dentes e produzir ácido.

Esta pesquisa foi realizada em ratos albinos, e a publicação explica que difere em alguns aspectos de pesquisas anteriores que usaram ratos Sprague-Dawley, bem como diferentes marcas de chá. No entanto, afirmam novamente, é evidente que o chá preto tem um efeito positivo na prevenção da cárie dentária.

Mecanismo de Ação do Chá: Inibição Bacteriana e Glicosiltransferase

Extrato de chá oolong

Com base em pesquisas anteriores, foi sugerido que o consumo regular de chá pode diminuir a frequência e a gravidade das cáries dentárias em humanos. Por exemplo, o extrato de chá oolong demonstrou inibir a aderência de S. mutans às superfícies dentárias. Além disso, estudos provaram que a administração de extrato de chá oolong e seu composto polifenólico na dieta e na água potável mostrou uma redução significativa no desenvolvimento de cárie e acúmulo de placa em ratos infectados por S. mutans.

Chá-verde e chá-preto

As catequinas do chá verde e as teoflavinas do chá-preto, de acordo com outras publicações, podem inibir a atividade da amilase salivar, sendo as teoflavinas do chá-preto ainda mais potentes.

Os autores também acham interessante que as catequinas do chá verde são retidas em níveis adequados na saliva por um longo tempo após enxaguar a boca com uma solução de extrato de chá-verde.

Além dos efeitos mencionados, o chá preto também exerce efeito bactericida sobre S. mutans e S. sobrinus, danificando suas membranas celulares.

Prevenção do mau hálito

O chá preto também pode ajudar a prevenir o mau hálito, reduzindo a produção de compostos voláteis de enxofre, responsáveis pelo odor desagradável. Os compostos voláteis de enxofre são produzidos por bactérias que decompõem as proteínas dos alimentos e da saliva. O chá-preto pode inibir a atividade dessas bactérias e neutralizar seu odor.

Limitações do estudo e necessidade de pesquisas adicionais

Apesar dos resultados positivos obtidos neste estudo e em investigações anteriores, os autores consideram importante mencionar que o tamanho da amostra foi pequeno e o período do estudo foi curto, dificultando conclusões definitivas.

Por isso, consideram fundamental a realização de investigações adicionais com amostras maiores e períodos mais longos para confirmar esses resultados e entender melhor o mecanismo preciso de ação do chá na prevenção da cárie dentária. Se sua eficácia for confirmada, o chá pode ser uma opção natural e acessível para promover a saúde bucal e prevenir cáries em larga escala.

Resumindo

Beber chá-preto regularmente pode ter um efeito positivo na saúde bucal, prevenindo a cárie dentária e o mau hálito. No entanto, o chá-preto não substitui as boas práticas de higiene bucal, como escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista regularmente. Você também deve estar ciente de que o chá-preto pode manchar os dentes com o tempo, então você pode querer enxaguar a boca com água após beber ou usar um creme dental clareador.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Anticariogenic Activity of Black Tea: An In Vivo Study, Actividad anticariogénica del té negro

Sugestões de leitura

Facilite a vida do seu paciente com a odontologia integrada!

A odontologia tem evoluído não apenas no que diz respeito às técnicas e tecnologias de tratamento, mas também no modelo de atendimento oferecido...

Inovação na odontologia: resinas de última geração

Hoje, vamos tratar sobre uma inovação que está mexendo com o segmento da odontologia: as resinas de última geração. Essas resinas estão revolucionando...

Probióticos: a nova fronteira da saúde bucal

Imagine a sensação de sair do consultório do dentista com um sorriso renovado, mas também com uma nova preocupação em mente: a prótese...

Os vilões invisíveis da boca: como bactérias podem influenciar o risco de câncer

O microuniverso que habita a sua boca é como um campo de batalha em um combate diário. Bilhões de bactérias travam uma guerra...

O impacto das bebidas açucaradas na saúde e longevidade

Refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso e estão associados a um aumento no risco de desenvolvimento de...

Gerodontologia: cuidado bucal Integral para idosos

Imagine um futuro não tão distante, onde a população idosa do Brasil triplicou, e um em cada quatro brasileiros tem mais de 65...