Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Chá preto reduz o desenvolvimento de cáries dentárias?

    Chá preto é uma das bebidas mais populares do mundo, mas você sabia que ele também traz alguns benefícios para a saúde bucal? Nesta postagem do blog, exploraremos como o chá preto pode ajudar a prevenir cáries dentárias, inibindo o crescimento de bactérias e placas.

    A cárie dentária é causada por bactérias produtoras de ácido que se alimentam de açúcares e amidos nos alimentos. Essas bactérias formam uma película pegajosa chamada placa que adere à superfície dos dentes e gengivas. A placa pode corroer o esmalte dos dentes e causar cáries, que podem causar dor, levar a infecção e perda do dente.

    Prevenção da cárie dentária

    A prevenção da cárie dentária é um desafio constante na odontologia. No entanto, estudos revelam que o chá preto, uma bebida amplamente consumida, possui propriedades anti-cariogênicas. Nesse sentido, foi realizado um estudo específico, tornado público recentemente na publicação Cureus, cujo foco é justamente investigar o efeito do chá preto na progressão da cárie em animais de laboratório.

    Os resultados revelaram que realmente consumo de chá preto reduziu o desenvolvimento de cárie dentária em ratos jovens alimentados com uma dieta cariogênica. Embora seja importante mencionar que o chá utilizado no estudo foi preparado com água sem flúor. Esse fato, relatam os autores, é relevante, ao sugerir que as folhas do chá contêm componentes com propriedades anticariogênicas sem o auxílio do flúor.

    O chá-preto reduz o desenvolvimento de cáries dentárias?

    Estudos anteriores já haviam mencionado essas propriedades do chá-preto. No entanto, pesquisas mais recentes têm colocado ainda mais ênfase no papel dos compostos polifenólicos presentes no chá, como catequinas, teoflavinas, taninos e flavonoides, em sua atividade anticariogênica.

    Os polifenóis do chá perto são compostos naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os polifenóis também podem inibir o crescimento e a atividade de bactérias e placas, interferindo em sua capacidade de aderir aos dentes e produzir ácido.

    Esta pesquisa foi realizada em ratos albinos, e a publicação explica que difere em alguns aspectos de pesquisas anteriores que usaram ratos Sprague-Dawley, bem como diferentes marcas de chá. No entanto, afirmam novamente, é evidente que o chá preto tem um efeito positivo na prevenção da cárie dentária.

    Mecanismo de Ação do Chá: Inibição Bacteriana e Glicosiltransferase

    Extrato de chá oolong

    Com base em pesquisas anteriores, foi sugerido que o consumo regular de chá pode diminuir a frequência e a gravidade das cáries dentárias em humanos. Por exemplo, o extrato de chá oolong demonstrou inibir a aderência de S. mutans às superfícies dentárias. Além disso, estudos provaram que a administração de extrato de chá oolong e seu composto polifenólico na dieta e na água potável mostrou uma redução significativa no desenvolvimento de cárie e acúmulo de placa em ratos infectados por S. mutans.

    Chá-verde e chá-preto

    As catequinas do chá verde e as teoflavinas do chá-preto, de acordo com outras publicações, podem inibir a atividade da amilase salivar, sendo as teoflavinas do chá-preto ainda mais potentes.

    Os autores também acham interessante que as catequinas do chá verde são retidas em níveis adequados na saliva por um longo tempo após enxaguar a boca com uma solução de extrato de chá-verde.

    Além dos efeitos mencionados, o chá preto também exerce efeito bactericida sobre S. mutans e S. sobrinus, danificando suas membranas celulares.

    Prevenção do mau hálito

    O chá preto também pode ajudar a prevenir o mau hálito, reduzindo a produção de compostos voláteis de enxofre, responsáveis pelo odor desagradável. Os compostos voláteis de enxofre são produzidos por bactérias que decompõem as proteínas dos alimentos e da saliva. O chá-preto pode inibir a atividade dessas bactérias e neutralizar seu odor.

    Limitações do estudo e necessidade de pesquisas adicionais

    Apesar dos resultados positivos obtidos neste estudo e em investigações anteriores, os autores consideram importante mencionar que o tamanho da amostra foi pequeno e o período do estudo foi curto, dificultando conclusões definitivas.

    Por isso, consideram fundamental a realização de investigações adicionais com amostras maiores e períodos mais longos para confirmar esses resultados e entender melhor o mecanismo preciso de ação do chá na prevenção da cárie dentária. Se sua eficácia for confirmada, o chá pode ser uma opção natural e acessível para promover a saúde bucal e prevenir cáries em larga escala.

    Resumindo

    Beber chá-preto regularmente pode ter um efeito positivo na saúde bucal, prevenindo a cárie dentária e o mau hálito. No entanto, o chá-preto não substitui as boas práticas de higiene bucal, como escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista regularmente. Você também deve estar ciente de que o chá-preto pode manchar os dentes com o tempo, então você pode querer enxaguar a boca com água após beber ou usar um creme dental clareador.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: Anticariogenic Activity of Black Tea: An In Vivo Study, Actividad anticariogénica del té negro

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

      A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.