Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Cigarro eletrônico causa estrago nos dentes

    O fato é o cigarro eletrônico causa estrago nos dentes. O hábito do cigarro eletrônico (vape) pode acabar gerando manchas nos dentes e visitas mais frequentes ao dentista.

    Pesquisas feitas por professores da Tufts University School of Dental Medicine revelaram que pacientes usuários do cigarro eletrônico apresentaram maior probabilidade para o desenvolvimento de cáries.

    Com as pesquisas do CDC relatando que 9,1 milhões de adultos americanos – e 2 milhões de adolescentes – usam produtos vape à base de nicotina, isso significa uma grande vulnerabilidade para os dentes e a saúde bucal.

    As descobertas deste estudo sobre a associação entre vaping (uso de cigarro eletrônico) e o risco de cáries servem como um alerta de que esse hábito, antes aparentemente inofensivo, pode ser muito prejudicial.

    O estudo foi publicado em 23 novembro de 2023 no The Journal of the American Dental Association.

    Cigarros eletrônicos e os riscos para a saúde bucal

    Nos últimos anos, a conscientização pública aumentou sobre os perigos do vaping para a saúde sistêmica – principalmente depois que o uso de cigarros eletrônicos foi vinculado a doenças pulmonares.

    Algumas pesquisas odontológicas mostraram vínculos entre o uso de cigarros eletrônicos e o aumento de marcadores de doenças gengivais e, separadamente, danos ao esmalte do dente, sua camada externa.

    Mas relativamente pouca ênfase foi colocada na relação entre o uso de cigarros eletrônicos e a saúde bucal, mesmo por dentistas, afirma a pesquisadora Dra. Irusa.

    A Dra. Irusa afirma que a recente descoberta pode ser apenas um indicativo dos danos que o vaping pode causar na boca.

    “A extensão dos efeitos na saúde bucal, especificamente na cárie dentária, ainda é relativamente desconhecida”, diz ela. “Neste ponto, estou apenas tentando aumentar a conscientização” entre dentistas e pacientes.

    Estudo abrangente

    Este estudo é o primeiro dedicado especificamente à investigação da associação de cigarros eletrônicos com o aumento do risco do desenvolvimento de cáries. A Dra. Irusa e seus colegas analisaram dados de mais de 13.000 pacientes com mais de 16 anos tratados nas clínicas odontológicas da Universidade Tufts de 2019 a 2022.

    Cerca de 79% dos pacientes usuários de cigarros eletrônicos foram categorizados como tendo alto risco de cárie, em comparação com apenas cerca de 60% do grupo controle. Os pacientes vaping não foram questionados se usavam dispositivos que continham nicotina ou THC, embora a nicotina seja mais comum.

    “É importante entender que são dados preliminares”, diz Irusa. “Isso não é 100% conclusivo, mas as pessoas precisam estar cientes do que estamos observando.

    “Mais estudos precisam ser feitos, e a Dra. Irusa pretende examinar mais de perto como o vaping afeta a microbiologia da saliva.

    Por que o uso do cigarro eletrônico pode causar cáries?

    Uma razão pela qual o uso de cigarro eletrônico pode contribuir para um alto risco de cáries é o teor açucarado e a viscosidade do líquido vaping, que quando aerossolizado e inalado pela boca, adere aos dentes. (Um estudo de 2018 publicado na revista PLOS One comparou as propriedades dos cigarros eletrônicos com sabor doce a balas de goma e bebidas ácidas).

    Demonstrou-se que os aerossóis vaporizadores alteram o microbioma oral, tornando-o mais hospitaleiro para bactérias causadoras de cáries.

    Observou-se que o vaporizador parece estimular a cárie em áreas onde geralmente não ocorre – como as bordas inferiores dos dentes da frente.

    O que os pesquisadores recomendam aos dentistas

    Os pesquisadores da Universidade Tufts recomendam que os dentistas questionem seus pacientes sobre o uso de cigarros eletrônicos como parte do histórico médico do paciente.

    Isso inclui dentistas pediátricos que atendem adolescentes; conforme o FDA/CDC, 7,6% dos alunos do ensino fundamental e médio disseram ter usado cigarros eletrônicos em 2021 nos EUA.

    Os pesquisadores também sugerem que os pacientes que usam cigarros eletrônicos devem seguir um “protocolo de controle de cáries mais rigoroso”, que pode incluir uso regular de creme dental com flúor e bochechos com solução de flúor, aplicações de flúor no consultório bem como visitas mais frequentes ao dentista.

    A Associação Médica Brasileira alerta para os enormes riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos:

    • Eles contêm nicotina, droga que leva à dependência.
    • Contêm ainda mais de 80 substâncias químicas, incluindo cancerígenos comprovados.
    • O uso da nicotina aumenta o risco de trombose, AVC, hipertensão e infarto do miocárdio, entre outros.
    • Estudos também mostram que o cigarro eletrônico aumenta em cerca de três vezes as chances do usuário fumar também cigarros comuns.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: A comparison of the caries risk between patients who use vapes or electronic cigarettes and those who do not: A cross-sectional study, Tobacco Product Use Among Middle and High School Students — United States, 2022, Riscos e malefícios dos DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar), Using vapes may set the stage for dental decay, Vaping May Set the Stage for Tooth Decay, Does Vaping Cause Yellow Teeth?Cariogenic potential of sweet flavors in electronic-cigarette liquids

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Bucal de Mulheres Pós-Menopausa

      Mulheres com idade mais avançada e portadoras de doença renal crônica estão mais expostas ao risco da perda de dentes a ponto de...

      Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos

      A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos...

      Alerta para os riscos do Xilitol – Novo Estudo

      Um recente estudo, publicado no European Heart Journal, revelou uma ligação preocupante entre o consumo de xilitol, um adoçante de baixas calorias, e...

      Câncer bucal: o dentista pode ser o primeiro a detectar

      Quando vamos ao dentista, geralmente buscamos resolver um problema dental que esteja nos incomodando, obter uma limpeza dental ou melhorar a estética dos...

      Infecções Bucais: Causas, Sintomas e Tratamentos

      Infecções na boca podem ser bem incômodas e causar preocupação, tornando tarefas do dia a dia, como comer ou escovar os dentes, mais...

      Novo Medicamento pode Regenerar Dentes Perdidos

      Os cientistas vêm obtendo progresso no desenvolvimento de um novo medicamento que pode ajudar a regenerar os dentes. Sim, regenerar os dentes. O...