Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Cirurgia bariátrica aumenta risco de cáries

Estudo recente da Universidade de Gothemburg, na Suécia, descobriu que indivíduos que se submeteram a cirurgia bariátrica para obesidade apresentaram maior risco de cárie dentária e outros problemas de saúde bucal do que antes da cirurgia.

O estudo acompanhou 118 indivíduos obesos por dois anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: um que recebeu tratamento cirúrgico e outro que foi submetido a tratamento médico.

O estudo

Após dois anos, os indivíduos do grupo cirúrgico apresentaram um aumento significativo no número de lesões de cárie, tanto na superfície do esmalte quanto na dentina. Eles também relataram mais sintomas orais, como dentes sensíveis e dificuldades de mastigação.

Os pesquisadores acreditam que a cirurgia bariátrica pode aumentar o risco de cárie devido a uma série de fatores.

Os fatores

Mudanças na dieta: os indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica geralmente precisam fazer alterações significativas na dieta, como comer refeições menores e mais frequentes. Essas mudanças podem levar a um aumento no consumo de alimentos açucarados e ácidos, sendo fatores de risco para cárie.

Boca seca: A cirurgia bariátrica pode reduzir a hidratação da cavidade bucal, sendo outro fator de risco para cárie. A saliva ajuda a proteger os dentes da placa bacteriana e dos ácidos, e a boca seca pode dificultar a remoção desses agentes nocivos.

Deficiências nutricionais: A cirurgia bariátrica pode levar a deficiências nutricionais, como deficiência de cálcio e vitamina D. Essas deficiências podem enfraquecer os dentes e torná-los mais suscetíveis às cáries.

Quais as principais implicações

Os resultados do estudo sugerem que indivíduos que se submetem à cirurgia bariátrica devem ser monitorados de perto para problemas de saúde bucal. Os dentistas devem estar cientes dos riscos potenciais para a saúde bucal associados à obesidade e à cirurgia bariátrica.

Um estudo de 2013 publicado no Journal of the American Dental Association descobriu que indivíduos que se submeteram à cirurgia bariátrica tinham 2,5 vezes mais probabilidade de desenvolver cárie do que indivíduos não obesos.

Um estudo de 2015 publicado no Journal of Dental Research descobriu que indivíduos que se submeteram à cirurgia bariátrica tinham 1,5 vezes mais probabilidade de relatar sensibilidade dental do que indivíduos não obesos.

Conclusão

A cirurgia bariátrica é um tratamento eficaz para a obesidade, mas pode ter alguns efeitos colaterais, incluindo um maior risco de cárie dentária. É importante que os indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica estejam cientes desses riscos e tomem medidas de prevenção, como bons hábitos de higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: On oral health before and after obesity treatment, Research finds higher risk of dental caries after bariatric surgery

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...