Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como faculdades e escolas de odontologia podem se beneficiar do uso de um software odontológico?

    Como faculdades e escolas de odontologia podem se beneficiar do uso de um software odontológico?

    A tecnologia na odontologia não é algo novo e o mercado oferece diversas ferramentas, sejam elas para processos clínicos ou até mesmo dispositivos para gestão de clínicas e consultórios. Além disso, o avanço tecnológico chegou também para ajudar no ensino e organização das faculdades e escolas de odontologia, e algumas instituições já se beneficiam deste tipo de software.


    Isso pode contribuir com o aprendizado, já que 
    ajuda a simular o dia a dia de uma clínica de verdade, como fluxo de pacientes, agendamentos, procedimentos e muito mais. Pensando nisso, listamos os principais benefícios de ter um software odontológico em uma faculdade ou escola.


    Informações em um só lugar.

    Presença dos alunos, odontogramas, informações sobre os atendimentos… A quantidade de papel e descentralização das informações na clínica pode fazer com que sua gestão não seja eficiente. Com um software odontológico você reúne todas as informações em um só lugar e não perde nenhum dado. Veja como:

    • O software permite que você dê adeus ao trabalho desnecessário de separar as informações sobre cada aluno num papel e facilita o acesso a elas.
    • Através dele, você consegue ter uma visualização completa de todos os indicadores de desempenho.
    • As estatísticas detalhadas de cada atendimento separadas por turma, disciplina e especialidade também estão na palma da mão, podendo ser acessadas a qualquer hora, de qualquer lugar.
    • Há ainda um banco de imagens completo de cada paciente.


    Um software odontológico de qualidade consegue ser simples e completo ao mesmo tempo, deixando o 
    acesso aos dados mais importantes muito mais fácil e disponível por meio de  qualquer dispositivo.

    Isso sem contar que você não precisa mais ficar preocupado em perder um documento ou outro, porque toda e qualquer informação sobre alunos e pacientes ficam salvas ali, sem a menor possibilidade de se perderem pelo caminho.


    A sustentabilidade e a utilização do seu espaço físico também só têm a ganhar, já que o uso de papel se torna absolutamente dispensável, logo, 
    nada de ocupar ambientes com arquivos gigantescos com informações totalmente empilhadas. Um bom software já traz tudo para você sem precisar gastar uma tinta de impressão ou uma folha de ofício.


    Com a economia de dinheiro e de espaço, sobra lugar para investir em novas possibilidades e ambientes, além de 
    tornar o funcionamento geral de clínicas, escolas ou faculdades muito mais prático. Perder tempo vai se tornar coisa do passado.

    Facilidade e controle remoto.

    Quantas vezes sonhamos em ter um controle remoto para as mais diversas situações da nossa vida? A boa notícia é que a possibilidade de controlar remotamente a sua clínica odontológica, escola ou faculdade não só chegou, como está totalmente acessível para você.

    E você só precisa de um bom software odontológico para isso. Sem complicação, sem dificuldade e com praticidade. Quer saber como ele pode te ajudar a tomar as rédeas de todo o funcionamento e manter esse controle de onde você estiver? Segue o fio:

    • Acesse a qualquer hora um odontograma completo com todos os prontuários digitalizados. Essa facilidade também permite que até dois alunos atendam o mesmo paciente.
    • Os planos de tratamento também ficam todos disponíveis no software, com interfaces mais leves e de simples acesso.
    • Tenha o controle sobre o retorno dos pacientes e também sobre aqueles que estão em falta.
    • Todos os agendamentos e filas de espera também estão sob o seu total domínio, uma vez que o software disponibiliza tudo isso.


    Você já 
    imaginou que um dia um tablet e um celular seriam suficientes para ter um olhar global sobre a sua clínica, faculdade ou escola de odontologia? Em algum momento pensou que seria possível controlar tudo somente com as pontas dos dedos, sem gastar papel e sem precisar passar horas atrás de um documento impresso?

    O bom é que os verbos mencionados acima foram conjugados no passado, porque o que o software odontológico te possibilita é justamente uma conexão com o que a sua clínica, escola ou faculdade fazem no presente para que você possa também prepará-las para o futuro.

    Economia.

    Esse é um ponto que é do maior interesse de todos. Porque quando tratamos sobre economia, não nos referimos apenas à dinheiro, mas a todas as coisas que podem ser otimizadas e melhor aproveitadas dentro da sua clínica, faculdade ou escola de odontologia.


    Trouxemos alguns pontos que vão te mostrar porque 
    um bom software odontológico te ajuda a economizar e dinamizar tudo. Vem que a gente explica:


    • Faça uma conta aí dos seus gastos mensais com papel e cartucho de impressora. Fez? Com um software, esses 
      custos serão reduzidos exponencialmente ou até mesmo totalmente eliminados do seu orçamento.
    • Quanto de energia você gasta mensalmente para manter estações de trabalho gigantescas, que muitas vezes não compensam o valor dispensado em eficácia? Fazendo uso de um software, a tendência é que você economize muito com isso, já que tudo pode ser acesso de qualquer lugar e em qualquer plataforma.
    • Ninguém gosta de filas de espera intermináveis: nem pacientes, nem profissionais e tampouco o seu bolso. O Software contribui para esse controle mais rápido e efetivo, evitando o desperdício de tempo, dinheiro e paciência.
    • Como o software te dá um acesso amplo a todos os números e estatísticas, também vai ficar mais fácil programar os gastos e planejar os investimentos com mais assertividade.

    Ao fazer a opção por um software odontológico, você vai conhecer a palavra economia em seu significado mais amplo. O resultado disso com certeza será perceptível no dia a dia não só pelos profissionais e estudantes envolvidos, mas por todos os que têm algum tipo de relação com o serviço oferecido.

    Preparação para o mercado de trabalho.

    Um dos principais desafios de qualquer profissional recém formado é ter todas as habilidades necessárias para atuar no mundo real. Por isso, as universidades e escolas de odontologia possuem uma clínica que busca oferecer essa vivência prática. Acompanhar as mudanças de mercado, que tá cada vez mais moderno e tecnológico, já é um passo importante para o início de uma carreira bem-sucedida e antenada com o que os pacientes esperam.


    Os softwares de odontologia são ferramentas cada vez mais presentes 
    nesse mercado em constante atualização e indispensáveis para a prestação de um bom serviço. Ter o conhecimento prévio sobre como essa tecnologia funciona e de que forma ela possibilita uma integração completa da clínica com o que está ao seu redor com certeza tornará o profissional mais bem preparado. Mas não é só isso:

    • O Software conta com uma versão de mobile onde os alunos e professores podem visualizar suas agendas e atendimentos sem precisar de acesso a um computador. Com isso, eles já podem se familiarizar com a tecnologia.
    • Também dispõe de uma ferramenta de validação dos procedimentos realizados pelos alunos e professores.
    • O Software ainda traz todas as estatísticas necessárias, possibilitando que o aluno possa avaliar o seu desempenho e ver em quais pontos ele pode melhorar.
    • O estudante também poderá aprender a acessar todos os prontuários por meio do odontograma gráfico, que é algo que o acompanhará por toda a vida profissional.
    • Todo odontólogo vai precisar elaborar um plano de tratamento. O Software também facilita este trabalho e já confere ao recém-formado alguma experiência.

    Tão certa quanto às queixas de dores que você provavelmente vai ouvir de algum paciente em sua clínica, é a presença de um software odontológico que vai ser a mola mestra do seu funcionamento. Essa é uma tendência que dificilmente mudará, uma vez que a probabilidade de que a tecnologia continue a oferecer soluções como essa é contínua.


    Escolhendo o software odontológico ideal.

    Agora que você já conhece todos os benefícios de ter um software odontológico na sua faculdade, escola de odontologia ou até mesmo na sua clínica, é hora de considerar alguns ítens que você deve levar em conta no momento da escolha da plataforma que será utilizada.


    É importante que o software traga todas as informações completas e essenciais, como os 
    prontuários, planos de tratamento e número de atendimentos. Não se esqueça também que não adianta ter todos esses dados se o acesso a eles for difícil, lento e pesado. Opte por uma plataforma de boa navegação e adaptável a qualquer dispositivo.


    Se o software 
    ainda possibilita que você faça agendamentos e tenha total controle sobre eles, é mais um ponto a favor. E se oferece o recurso de banco de imagens de todos os pacientes, não há dúvidas de que a plataforma tem um grande diferencial.


    Comece a usar um software de odontologia na sua escola ou faculdade
     e veja a qualidade de todos os processos darem um salto e os alunos mais preparados para encarar o mercado.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...