Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como melhorar a saúde bucal por meios naturais

    Melhorando a saúde bucal através de meios naturais

    A gengivite é uma forma comum e branda de doença gengival.

    Normalmente surge como consequência do acúmulo da placa bacteriana nos dentes.

    A gengivite pode muitas vezes ser tão leve que pode não causar sintomas perceptíveis.

    Mas se não for tratada, pode eventualmente evoluir para uma forma mais grave de doença gengival, a chamada periodontite.

    A gengivite também pode levar à perda dentária.

    Causas e sintomas

    A gengivite é consequência na maioria das vezes de uma má higiene bucal.

    Deixar de escovar os dentes, usar fio dental ou consultar um dentista regularmente pode resultar no endurecimento da placa – um filme pegajoso feito de bactérias – em uma substância mais resistente chamada tártaro.

    E quanto mais tempo o tártaro ficar na boca, mais tempo as bactérias podem produzir toxinas que irão irritar a gengiva.

    A seguir seguem listadas outras condições que podem favorecer o surgimento da gengivite:

    • Alterações hormonais – Alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade, menstruação, menopausa e gravidez podem fazer com que as gengivas fiquem mais sensíveis, aumentando o risco de inflamação.
    • Doenças – Certas doenças, incluindo diabetes e câncer, podem aumentar o risco do desenvolvimento de gengivite.
    • Remédios – Tomar certos medicamentos, incluindo anticonvulsivantes e anti-anginosos, pode levar ao crescimento anormal do tecido gengival, que pode posteriormente levar a sangramento e inflamação.
    • Tabagismo – O tabagismo enfraquece o sistema imunológico, o que dificulta o combate à infecção nas gengivas. Fumantes regulares tendem a desenvolver gengivite com mais frequência do que os não fumantes.

    Remédios naturais

    A gengivite pode ser prevenida e tratada no seu início através de recursos naturais. Se um indivíduo com gengivite iniciar medidas de tratamento em um estágio inicial, a condição provavelmente não irá evoluir para seu estágio mais grave.

    Abaixo estão cinco recursos naturais para prevenir e combater a gengivite:

    1. Vitamina C

    A vitamina C fortalece a gengiva e o tecido mole na boca. Também fortalece o sistema imunológico para que possa se proteger melhor de problemas bucais como a gengivite. Além disso, a vitamina C evita o afrouxamento e perda dental.

    A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas como laranjas, limões, acerola e goiaba. Também está presente em muitos vegetais verdes como espinafre e brócolis.

    2. Vitamina D

    A vitamina D é um agente anti-inflamatório seguro e eficaz. Portanto, a ingestão suficiente de vitamina D na sua alimentação diária pode ajudar a tratar a inflamação ligada à gengivite. A vitamina D também ajuda a fortalecer os dentes.

    O corpo produz naturalmente vitamina D quando é exposto à luz solar. Mas a vitamina D também pode ser encontrada em peixes gordurosos, mariscos, ovos e cogumelos.

    3. Coenzima Q10

    A Coenzima Q10 (CoQ10) é um antioxidante que o corpo produz naturalmente. As células usam essa substância para crescimento, manutenção e energia. Pesquisas mostram que pessoas com gengivite tendem a apresentar deficiência de CoQ10, sugerindo que o antioxidante desempenha um papel importante na saúde bucal e na prevenção da gengivite.

    As principais fontes alimentares de CoQ10 incluem peixes gordurosos, grãos integrais e carnes de órgãos como fígado bovino. Manter uma dieta equilibrada já é o suficiente para evitar deficiência de CoQ10 e gengivite. Mas alguns indivíduos podem precisar de suplementação, como em certas condições de saúde, quando usarem estatinas ou seguirem uma dieta específica.

    4. Romã

    A romã *(Punica granatum) apresenta propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Como tal, pode ajudar a impedir o acúmulo de placa e a consequente inflamação da gengiva.  A romã também ajuda a fortalecer a gengiva.

    5. Probióticos

    Os probióticos são mais conhecidos por seu papel na promoção da saúde intestinal. Estudos recentes mostram que os probióticos também sustentam a saúde bucal.

    Estudo recente demonstra a ação benéfica dos probióticos no combate ao Sreptococcus mutans, um dos principais vilões da boa saúde bucal.

    Resumindo

    A gengivite pode ser leve e não manifestar sintomas. Mas deve ser tratada o mais rápido possível para evitar que ele progrida e evolua para problemas bucais mais graves, como a periodontite.

    O conhecimento e adoção de recursos simples e naturais pode ajudar a prevenir e tratar problemas que irão assegurar uma boa saúde bucal.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Natural remedies for gingivitis and avoid the loss of teeth, Broccoli – sources, health benefits, nutrients, Vitamin D sources, health benefits and uses, Statins’ effect on plasma levels of Coenzyme Q10 and improvement in myopathy with supplementation, Pomegranate Seeds – sources, health benefits, A Highly Arginolytic Streptococcus Species That Potently Antagonizes Streptococcus mutans

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...