Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como os ácidos danificam os dentes

    Como os ácidos causam danos aos dentes

    Uma nova técnica que melhora a compreensão da forma como os ácidos danificam os dentes ao nível microestrutural é o resultado de um estudo realizado na Universidade de Surrey e na School of Dentistry of Birmingham.

    Pesquisando a fundo a dentina

    Os pesquisadores realizaram uma técnica chamada “microtomografia de raios-X síncrotron in situ” na Diamond Light Source.

    Este é um acelerador de partículas especial com o qual a Universidade de Surrey tem uma forte parceria de trabalho.

    Lá, os elétrons foram acelerados até perto da velocidade da luz para gerar raios-X brilhantes usados ​​para escanear amostras de dentina enquanto estavam sendo tratadas com ácido.

    Isso permitiu que a equipe construísse imagens 3D claras da estrutura interna da dentina com resolução submicrométrica (um micrômetro equivale a um milésimo de milímetro).

     Ao analisar essas imagens ao longo das seis horas de experimento, os pesquisadores conduziram primeiro estudo 3D resolvido pelo tempo (frequentemente referido como estudos 4D) das alterações microestruturais da dentina causadas pelo ácido.

    Descobertas do estudo

    O estudo, publicado na Dental Materials, destaca que o ácido dissolve os minerais em diferentes estruturas da dentina em diferentes proporções.

    A dentina forma a maior parte dos dentes humanos e sustenta o esmalte, que cobre a superfície da coroa, ajudando a tornar os dentes fortes e resilientes, mas os ácidos da placa dentária podem causar cáries que afetam a integridade da estrutura dentária.

    Esta pesquisa procura desenvolver conhecimentos que conduzam a novos tratamentos que possam restaurar a estrutura e função da dentina.

    Entendendo melhor e as novas possibilidades de tratamento

    A Dra. Tan Sui, professora sênior de Engenharia de Materiais na Universidade de Surrey, famosa por seu trabalho na criação de materiais aprimorados inspirados na biologia, liderou o grupo de pesquisa.

    Ela afirmou: Relativamente pouco se sabe sobre como exatamente os ácidos danificam a dentina interna de nossos dentes em um nível microestrutural.”

    “Esta nova técnica de pesquisa muda isso e abre a possibilidade de ajudar a identificar novas formas de proteger os tecidos dentários e desenvolver novos tratamentos.”

    “Nathanael Leung, Ph.D. no último ano, estudante da Universidade de Surrey, recebeu o prêmio GSK 2021 da Oral and Dental Research Trust.

    Ele continuará se dedicando à pesquisa da resposta mecânica da dentina às forças mastigatórias em correlação com as alterações microestruturais que o ácido causa, bem como em resposta a diferentes tratamentos como obturações e coroas.

    Esta pesquisa faz parte de uma colaboração contínua com o Prof. Gabriel Landini e o Dr. Richard Shelton na School of Dentistry da University of Birmingham.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware,  no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisne

    Fontes: 4D microstructural changes in dentinal tubules during acid demineralisationDental erosion 

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...