Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Tratamento mais rápido para o câncer oral associado ao HPV

    Tratamento mais rápido para o HPV associado ao câncer oral

    24

    Pesquisadores da Mayo Clinic desenvolveram um novo tratamento para pacientes com câncer de orofaringe associado ao HPV que, além de mais rápido, leva a um excelente controle da doença e menos efeitos colaterais, em comparação com o tratamento padrão. Em 2015 já alertamos aqui no Dentalis sobre os enormes riscos HPV para o desenvolvimento do câncer oral. 

    O novo tratamento emprega uma cirurgia minimamente invasiva e metade da dose padrão de radioterapia, em comparação com os tratamentos atuais.

    O novo tratamento também dura duas semana, em vez do padrão de seis semanas.

    Os resultados de um estudo do novo tratamento foram apresentados na terça-feira, em outubro de 2021, na Reunião Anual da American Society for Radiation Oncology.

    “O câncer de garganta causado pelo HPV é um das categorias de câncer de crescimento mais rápido nos Estados Unidos”, afirma o Dr  Daniel J. Ma.,  um oncologista radioterapeuta da Clínica Mayo e autor do estudo.

    Efeitos colaterais minimizados do novo tratamento

    O pesquisador afirma que, embora o tratamento padrão para essa variedade de câncer leve a altas taxas de cura, ele também pode resultar em muitas toxicidades de tratamento de curto e longo prazo, incluindo boca seca, problemas para engolir, rigidez do pescoço e problemas do maxilar.

    “Muitos desses efeitos colaterais estão diretamente ligados à quantidade de radiação usada para o tratamento”, assegura o Dr. Daniel

    Novo tratamento

    O pesquisador e seus colegas desenvolveram um ensaio clínico inicial na busca de um novo tratamento usando cirurgia minimamente invasiva e metade da dose padrão de radiação.

    O ensaio clínico inicial demonstrou que pacientes bem selecionados poderiam ter excelente controle da doença com toxicidade muito menor usando o novo tratamento.

    “Nossas descobertas sugerem que em pacientes selecionados com orofaringe associada ao HPV, um tratamento de tempo mais curto, em comparação com o tratamento padrão, produz um resultado semelhante”, diz o Dr. Daniel Com base nesses resultados da fase 3, a Mayo Clinic adotou esta terapia de curso mais curto como seu padrão de atendimento para pacientes bem selecionados.

    O Dr Daniel e seus colegas estão agora desenvolvendo futuros ensaios clínicos que irão testar se é possível combinar doses mais baixas de radiação com outras estratégias de tratamento, como a terapia por feixe de prótons, para reduzir ainda mais a toxicidade para os pacientes.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisne

    Fontes: EurekAlertNew Treatment for HPV-Associated Oral Cancer

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...