Dicas para uma boa saúde bucal

Saúde bucal — dicas

A saúde é uma parte muito importante de nossa saúde e bem-estar geral.

É essencial cuidar dos dentes e gengivas para evitar a perda de dentes e doenças gengivais.

Aqui estão algumas maneiras práticas e simples de melhorar sua saúde bucal

Ir ao dentista regularmente

Os dentes são a base do seu sorriso.

Eles também são fundamentais na mastigação da comida, para conversar com outras pessoas e interagir com o mundo ao seu redor.

É importante cuidar dos dentes visitando regularmente seu dentista.

Visitas regulares permitem que os dentistas monitorem sua saúde bucal e identifiquem quaisquer problemas que possam surgir, incluindo cáries e doenças gengivais.

Os profissionais da odontologia podem tomar medidas para ajudá-lo a manter a saúde bucal ideal e também prevenir problemas futuros.

Reduzir o consumo de açúcar

American Dental Association publicou uma lista de alimentos que aumentam o risco de cárie dentária.

Esses alimentos são:

  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes e bebidas com sabor de frutas;   
  • Doces e sobremesas, especialmente as cremosas.

As bactérias na boca podem usar o açúcar desses alimentos para produzir ácidos que atacam o esmalte dos dentes, levando à cárie dentária.

Quanto mais o indivíduo ingerir alimentos açucarados, maior será a probabilidade de ter cáries.

Escove melhor os dentes e uso o fio dental regularmente

Escovar e passar fio dental são duas das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar sua saúde bucal.

Eles também são dois dos mais fáceis.

Escovando os dentes

Escove os dentes sempre após as refeições.

A melhor maneira de escovar é mover a escova em pequenos movimentos circulares pelas superfícies dos dentes, prestando atenção especial aos locais de difícil acesso, como atrás da última fileira de dentes. A escovação deve levar pelo menos 2 minutos.

Fio dental

uso do fio dental remove a placa bacteriana, onde sua escova de dentes não pode alcançar. É importante usar fio dental diariamente.

Para usar o fio dental corretamente, enrole a ponta do fio dental em um de seus dedos e puxe-o suavemente entre todos os dentes, fazendo um movimento suave para cima e para baixo.

Se você está tendo problemas para encontrar tempo para escovar e passar fio dental, tente se utilizar de um cronômetro no seu telefone ou relógio para saber quando o tempo acabar.

Este ato simples pode ajudá-lo a desenvolver melhores hábitos de higiene bucal.

Abandone hábitos prejudiciais

Não é fácil parar de fumar, mas eliminar esse hábito prejudicial pode melhorar sua saúde bucal.

Fumar pode causar problemas dentários, como cáries e doenças gengivais, e parar de fumar pode ajudar a reduzir o risco. Você pode conversar com seu dentista sobre como o fumo afeta negativamente sua saúde bucal durante sua próxima consulta.

Reduza o consumo de refrigerantes

Muitas pessoas não sabem que beber muito refrigerante faz mal à saúde. Os ácidos do refrigerante corroem o esmalte dos dentes, causando cáries. Beber muito refrigerante também pode levar à erosão dos dentes, o que é um problema sério. Para quem bebe refrigerante regularmente, pode ser difícil quebrar o hábito, mas vale a pena o esforço. Ao reduzir o consumo de refrigerante, você poderá evitar problemas com dentes e gengivas. Essa recomendação é válida também para os refrigerantes com “zero açúcar”.

Usando uma escova de dentes adequada

Uma escova de dentes ruim pode piorar seus dentes e gengivas. Certifique-se de que as cerdas da escova de dentes sejam macias e redondas. É altamente recomendável que você substitua sua escova de dentes a cada três meses e nunca a compartilhe com outra pessoa. Ao escovar, você deve escovar em pequenos círculos, certificando-se de escovar a parte interna dos dentes.

A escovação dental deve se estender por ao menos dois minutos. Por fim, é importante usar creme dental com flúor na escovação, pois ajuda a fortalecer o esmalte e a manter os dentes saudáveis.

Comece a cuidar dos dentes na infância

Uma boa saúde bucal é um componente essencial da saúde geral. Sem uma boa saúde bucal, seu corpo se torna suscetível a doenças graves e enfermidades. Também é importante lembrar que os dentes do seu filho ainda estão em desenvolvimento e é importante começar a cuidar deles desde cedo.

Aqui estão algumas dicas para os pais:

1) Certifique-se de que seu filho escove os dentes e use o fio dental após as refeições;

2) Evite dar a seus filhos lanches e bebidas açucaradas após o almoço;

3) Certifique-se de agendar visitas regulares ao dentista, especialmente quando notar quaisquer sinais de cárie dentária ou gengivite;

4) Incentive seu filho a escovar os dentes antes de dormir;

5) Visite o dentista a cada seis meses, ou antes, se houver algum problema dentário ou cárie que precise ser corrigido.

Limpe bem a sua língua

Sua língua é uma parte importante da sua saúde bucal.

Na ausência de limpeza regular, pode causar mau hálito e cáries.

Aqui estão algumas maneiras de manter sua língua limpa:

  • Escove a língua com uma escova de dentes. Isso remove as bactérias que causam o mau hálito;   
  • Use um raspador de língua para se livrar das bactérias resistentes presentes na superfície da língua;
  • Utilize um enxaguatório bucal sem álcool uma vez ao dia durante um minuto;

Adicione um pouco de sal à água morna e gargareje na língua por um minuto, depois cuspa a mistura após o gargarejo. Isso eliminará algumas bactérias e limpará sua boca.

Cuide da saúde bucal do seu idoso

Os idosos precisam cuidar sua saúde bucal para prevenir cáries, doenças gengivais e câncer bucal. Visitas regulares ao dentista com profissionais da área odontológica são

importantes para o tratamento de cáries, prevenção e tratamento de gengivite ou periodontite, inclusive reparos de dentaduras.

Os profissionais da área odontológica podem fornecer tratamentos adicionais, como terapia tratamento de canal.

Conclusão

Uma boa higiene oral é algo que todos devemos praticar diariamente.

Infelizmente, nem sempre é fácil lembrar de escovar os dentes ou usar fio dental pela manhã quando estamos com pressa para sair de casa.

É por isso que é importante que você comece o dia com uma boca limpa e fresca, escovando e passando fio dental antes de todas as manhãs.

Também é importante que você mantenha uma boa higiene bucal ao longo do dia, escovando e utilizando o fio dental sempre após as refeições.

Embora existam muitas maneiras de manter os dentes saudáveis, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é limitar a quantidade de açúcar que você consome.

O açúcar é péssimo para os dentes, pois é cariogênico, e cáries que podem levar à perda dos dentes, desconforto, doenças gengivais e até mesmo doenças cardíacas.

Certifique-se de agendar consultas regulares com seu dentista para manter sua boca saudável.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Sugestões de leitura

Conicidade e proximidade da raiz do dente tem relação com a periodontite?

Um estudo recente que buscou avaliar a relação entre a anatomia radicular e o estado periodontal, encontrou evidências de como a conicidade radicular...

Aparelho de cerâmica

Aparelhos de cerâmica: Prós e Contras

Os aparelhos cerâmicos realinham, ajustam e endireitam os dentes da mesma forma que os aparelhos metálicos tradicionais.  No entanto, os aparelhos cerâmicos têm...

Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer

Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital...

Esclerose múltipla e extrações dentárias

A esclerose múltipla costuma causar fadiga extrema e dificuldades físicas que podem tornar desafiador ao paciente cuidar de sua saúde bucal. Como resultado,...

Nova estratégia para prevenção e tratamento da cárie dentária

Uma das infecções mais comuns relacionadas ao biofilme é a cárie dentária, que afeta uma população de mais de 60% das crianças e...

Mais eficientes na redução da placa e da inflamação gengival

Novo estudo com pacientes com periodontite revela que escovas interdentais e palhetas interdentais de borracha são mais eficientes na redução da placa e...

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?