Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Como reduzir o risco de disseminação do coronavírus durante procedimentos odontológicos

    Os procedimentos odontológicos podem representar um alto risco de transmissão viral porque as ferramentas usadas frequentemente produzem aerossóis, que podem conter inúmeros vírions SARS-CoV-2, cópias do vírus, causadoras da COVID-19.

    Os aerossóis são gerados quando a saliva se mistura com a água e os fluxos de ar usados ​​em procedimentos odontológicos. Como resultado, o acesso à odontologia de rotina continua sendo um tanto que limitada durante a atual pandemia de COVID-19.

    Consultórios odontológicos na prevenção da disseminação do coronavírus

    Os consultórios odontológicos na prevenção da disseminação do coronavírus vem buscando se adaptar a atual situação.
    Tiveram que introduzir novos 
    processos de descontaminação de salas e medidas de equipamentos de proteção individual que reduziram drasticamente o número de pacientes que podem ser tratados em um único dia.

    Em particular, os dentistas precisam deixar longos intervalos entre os tratamentos, deixando salas desocupadas para permitir que os aerossóis se dissipem. Isso está limitando o acesso dos pacientes e desafiando a viabilidade financeira para muitas clínicas odontológicas em todo o mundo.

    Agora, pesquisadores do Imperial College London e King’s College Londo mediram e analisaram a geração de aerossóis durante procedimentos odontológicos e sugeriram mudanças para prevenir riscos de contaminação. Essas recomendações buscam garantir segurança tanto para os pacientes como para as equipes de odontologia.

    Recomendações dos pesquisadores

    Eles sugerem que os dentistas evitem o uso de brocas que usam uma mistura de ar e água como refrigerantes de abrasão e selecionem e controlem cuidadosamente as velocidades de rotação da broca para os instrumentos que usam apenas água como refrigeração. Foram identificados parâmetros que permitiriam que alguns procedimentos, como obturações dentárias, fossem realizados em condições que produzissem 60 vezes menos gotas de aerossol do que a instrumentação convencional.

    O autor principal, Dr. Antonis Sergis, do Departamento de Engenharia Mecânica do Imperial, afirmou: “Os aerossóis são uma rota de transmissão conhecida para o vírus por trás do COVID-19. Então, com nossos colegas da King’s, testamos soluções sugeridas que reduzem a quantidade de aerossóis produzidos em primeiro lugar. Isso poderia ajudar a diminuir o risco de transmissão durante procedimentos odontológicos.”

    O co-autor, Professor Owen Addison, da Faculdade de Odontologia, Ciências Oral e Craniofacial do King’s College London, disse: “este importante trabalho descreve os mecanismos básicos que levam às características dos aerossóis dentários, atualmente consideramos de alto risco. Isso nos permitiu indicar parâmetros de broca para manter nossos pacientes e equipe odontológica seguros neste momento difícil. Embora não possamos fornecer todos os procedimentos, porque desacelerar nossas brocas é muito menos eficiente, agora temos a base para fazer mais do que fizemos nos últimos 6 meses.”

    Os resultados foram publicados no dia 16/12/20 no Journal of Dental Research e já estão sendo incluídos como evidências em guias de práticas odontológicas no Reino Unido durante a pandemia. A pesquisa colaborativa usou a experiência em engenharia da Imperial e a experiência clínica na Faculdade de Odontologia, Ciências Oral e Craniofacial do King’s College London.

    Como o estudo foi realizado e as descobertas

    Os pesquisadores usaram salas clínicas odontológicas no Guy’s Hospital em Londres para testar como os aerossóis são gerados durante procedimentos como remoção de cáries, aplicação e polimento de obturações e ajuste de próteses. Eles mediram a geração de aerossóis usando câmeras de alta velocidade e ‘lasers’. Eles então usaram essas descobertas para sugerir modificações.

    Também descobriram que o uso de variedades de brocas de turbina de ar, que são o tipo mais comum de broca dentária, cria nuvens densas de gotículas de aerossol que se espalham a uma velocidade de 12 metros por segundo e podem contaminar rapidamente uma sala de tratamento inteira. Apenas um mililitro de saliva de pacientes infectados contém até 120 milhões de cópias do vírus, cada uma com capacidade de infectar.

    Eles testaram um tipo diferente de broca, conhecido como micromotor elétrico de alto torque, com e sem o uso de água e ar. Eles descobriram que usar esta opção de broca em baixas velocidades de menos de 100.000 rpm sem correntes de ar produziu 60 vezes menos gotas do que aquelas de turbina a ar.

    Além disso, eles descobriram que a concentração e a dispersão do aerossol dentro de uma sala dependem do posicionamento do paciente, da presença de sistemas de ventilação e do tamanho e geometria da sala. Também é influenciada pela direção e velocidade inicial do próprio aerossol, que pode ser afetada pela categoria de instrumento de corte (rebarba) e pela quantidade da água de resfriamento usada.

    Os pesquisadores dizem que ao compreender como reduzir a quantidade de aerossol gerada poderiam ajudar os dentistas a praticar mais e ajudar os pacientes a obter o tratamento de que necessitam.

    Eles também observam que os pacientes ainda não devem comparecer às consultas odontológicas se apresentarem sintomas de COVID-19.

    O professor Owen Addison, do King’s, disse: “Devido à pandemia de COVID-19, a odontologia se tornou uma prática de alto risco — mas a necessidade de tratamentos não desapareceu. Nossas sugestões podem ajudar a abrir a odontologia aos pacientes novamente. “

    Concluindo

    As sugestões dos pesquisadores foram incluídas na avaliação de evidências em documento odontológico intitulado “Revisão Rápida de Procedimentos de Geração de Aerossóis em Odontologia”, publicado pelo Scottish Dental Clinical Effectiveness Program.

    Os resultados do estudo também foram considerados por uma força-tarefa de especialistas convocada pela Faculdade de Prática Odontológica Geral do Reino Unido e pela Faculdade de Odontologia Geral  —e publicados em seu guia intitulado “Implicações da Covid-19 para o gerenciamento seguro da prática odontológica.”

    O co-autor, Professor Yannis Hardalupas, do Departamento de Engenharia Mecânica do Imperial, disse: “O impacto dos resultados é significativo. Por exemplo, a categorização de risco para procedimentos odontológicos incluídos no documento do FGDP (Reino Unido) foi certamente influenciada por nosso trabalho.”

    A pesquisa da equipe está em andamento. Atualmente, eles estão avaliando melhor o risco de infecção ao quantificar a quantidade de saliva misturada aos aerossóis gerados por instrumentos odontológicos.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Face @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fonte: Journal of Dental Research 

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...