Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Conheça a planta medicinal que reforça o sistema imunológico

    Em 1805, quando os pioneiros avançavam rumo ao interior dos EUA, Meriwether Lewis e William Clark encontraram uma margarida arroxeada que os nativos das Grandes Planícies chamavam de “cura para todos os males”.

    A dupla aprendeu como a planta era usada para tratar de mordidas de cães loucos e serpentes até pequenos males do dia a dia. Os efeitos eram tão significativos que a dupla de exploradores enviou amostras da margarida para Thomas Jefferson, que era botânico e então presidente dos Estados Unidos – o que definitivamente ajudou a torná-la conhecida.

    Hoje, conhecemos a afamada margaridinha como Equinácea ( Echinacea angustifolia ), uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos e na Europa devido à sua capacidade de combater gripes e resfriados e reforçar o sistema imunológico humano.

    De acordo com o professor Kelly Kindscher, da Universidade do Kansas (EUA), a planta reforçadora do sistema imunológico passou recentemente por um ensaio clínico na Europa demonstrando que é tão eficaz quanto o medicamento Tamiflu, mas é mais segura.

    Kindscher que acaba de lançar um livro sobre a Equinácea, chamado Echinacea – Herbal Medicine with a Wild History (Equinácea – Medicina Herbal com uma História Selvagem, em tradução livre), ainda não publicado no Brasil.

    Equinácea

    Além de repassar todo o saber científica sobre a Equinácea, o pesquisador lamenta que ela desperte tão pouco interesse entre os profissionais de saúde, que preferem receitar remédios que geralmente custam mais e trazem um maior risco de efeitos colaterais.

    “A maioria das boas pesquisas sobre Equinácea vem de pesquisadores na Europa, embora ela seja nativa da América do Norte. Nos EUA, nós não temos interesse na medicina integrativa, nós apenas usamos produtos farmacêuticos. Na Alemanha, você encontrará Equinácea atrás do balcão da farmácia, aqui nos Estados Unidos você vai encontrá-la junto com Coca-Cola e Pampers, não atrás do balcão.

    “Este é o problema com os medicamentos fitoterápicos – você pode falar sobre eles, mas os médicos não os prescrevem como remédio. Pode-se usar a internet ou ir a qualquer lugar e encontrar muitos produtos fitoterápicos bons (e alguns ruins também). A Equinácea é um dos bons e o melhor como uma tintura – um extrato de álcool e água – disponível em lojas de produtos alimentícios e farmácias,” disse Kindscher.

    Alertas

    O uso da equinácea deve ser restrito, no máximo, a somente 8 semanas de uso contínuo pois poderá causar danos hepáticos além de não ser administrada em doenças como tuberculose, esclerose múltipla, síndrome da imunodeficiência adquirida, infecções oportunistas em síndrome da imunodeficiência adquirida e doenças autoimunes.

    Interações

    Quando administrada, concomitantemente, com esteroides anabolizantes, metotrexato, cetoconazol e amiodarona, o risco de hepatotoxicidade será aumentado. Sendo uma planta que estimula o sistema imunológico, a equinácea não deverá ser administrada com fármacos imunossupressores.

    Contra-indicações

    É contra-indicada a pacientes em uso de medicamentos antiretrovirais ou pacientes em tratamento para o câncer.
    Podem alterar o efeito terapêutico dos anticancerígenos por potencializar a toxicidade ou diminuir a sua eficácia.
    Pode diminuir a eficácia e segurança de antibióticos, e portanto seu uso é contra-indicado durante o tratamento.

    Onde encontrar

    A Equinácea pode ser encontrada na forma de tintura em farmácias de manipulação ou nas demais farmácias com o nome comercial Enax® na forma de comprimidos revestidos ou líquido.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quer largar o cigarro? A OMS tem um plano para você!

      Atenção, fumantes!  A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de lançar um conjunto abrangente de orientações para largar o vício do cigarro. Esse...

      Perda de dentes pode aumentar risco de obesidade

      Em uma pesquisa recente envolvendo 1.765 idosos, observou-se que aqueles com ao menos 21 dentes apresentavam mais chances de manter um peso saudável...

      Inteligência artificial na detecção do câncer bucal

      A odontologia é um setor em desenvolvimento perpétuo, e a tecnologia é o maior condutor de seu avanço. Vamos agora discutir uma das...

      Extrações Dentárias: Quando o Jeito é Dizer Tchau pro seu Dente

      Extrações dentárias! Quem diria que um procedimento tão antigo ainda teria seu lugar na odontologia moderna, não é mesmo? Pois é, mesmo com...

      Vitamina do Sol pode ser o segredo para sorrisos saudáveis na terceira idade

      Olha só que interessante! Um estudo recente nos traz uma descoberta que pode melhorar a forma como cuidamos da saúde bucal dos nossos...

      Alerta aos fumantes: risco de alveolite seca após extrações dentais

      Fumar pode aumentar o risco de alveolite seca após a extração dentária, pois pode atrasar o processo de cicatrização e desalojar um coágulo...