Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Crescem os números de casos de câncer de língua

A prevalência do câncer de língua aumentou nos Estados Unidos desde a década de 1980, tanto em homens quanto em mulheres. As razões para essa tendência são desconhecidas, mas novo estudo publicado no Journal of Clinical Oncology verificou que as condições inflamatórias da língua, como glossite, atrofia e hipertrofia, aumentam o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Essas associações foram observadas em pacientes de todas as idades, mas foram mais significativas em pessoas com mais de 65 anos.

Aumento do número de casos de câncer de língua

O estudo, que analisou dados de mais de 200.000 pessoas nos Estados Unidos, descobriu que pacientes com presença de condições inflamatórias da língua, como glossite, atrofia e hipertrofia, apresentaram um risco 5,8 vezes maior de desenvolver câncer de língua do que pessoas sem essas condições. Essas associações foram observadas em pacientes de todas as idades, mas foram mais fortes em pessoas com mais de 65 anos.

Os pesquisadores também descobriram que as condições inflamatórias da língua precedem frequentemente o diagnóstico de câncer de língua em pelo menos cinco anos. Isso sugere que as condições inflamatórias da língua podem ser um marcador precoce de risco de câncer de língua.

Os autores do estudo concluem que os profissionais da saúde devem considerar encaminhar pacientes com condições inflamatórias da língua para especialistas para vigilância do câncer oral.

Concluindo

O estudo fornece evidências de que as condições inflamatórias da língua podem ser um fator de risco para o câncer de língua. Os profissionais de saúde devem estar cientes dessa associação e considerar o encaminhamento de pacientes com condições inflamatórias da língua para o acompanhamento e vigilância do câncer oral por especialistas.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Inflammatory Tongue Conditions and Risk of Oral Tongue Cancer Among the US Elderly Individuals, Inflammatory tongue conditions increase the risk of oral cancer

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Como motivar os colaboradores da sua clínica odontológica

Conheça dicas de como motivar e incentivar os colaboradores da sua clínica odontológica por práticas simples no dia a dia

Câncer bucal: novo teste para detecção

Novo teste que possibilita a detecção precoce do câncer bucal sem a necessidade de procedimentos invasivos. Conheça essa ótima novidade!

Solução de Fluoreto de Diamina: Redução de até 80% das Cáries em Crianças

Novo estudo descobriu que uma solução barata usada para tratar dentes sensíveis pode ser tão eficaz quanto os selantes dentários na prevenção da...

Aplicações da Inteligência Artificial na Odontologia

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na odontologia, que pode crescer muito nos próximos anos, com muitos benefícios.

Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Quais cuidados o dentista precisa ter antes da realização de procedimentos com anestesia que exijam sedação profunda

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

A hesperidina, um composto natural, pode ser uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de boca, com efeitos colaterais mínimos.