Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Crescem os números de casos de câncer de língua

A prevalência do câncer de língua aumentou nos Estados Unidos desde a década de 1980, tanto em homens quanto em mulheres. As razões para essa tendência são desconhecidas, mas novo estudo publicado no Journal of Clinical Oncology verificou que as condições inflamatórias da língua, como glossite, atrofia e hipertrofia, aumentam o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Essas associações foram observadas em pacientes de todas as idades, mas foram mais significativas em pessoas com mais de 65 anos.

Aumento do número de casos de câncer de língua

O estudo, que analisou dados de mais de 200.000 pessoas nos Estados Unidos, descobriu que pacientes com presença de condições inflamatórias da língua, como glossite, atrofia e hipertrofia, apresentaram um risco 5,8 vezes maior de desenvolver câncer de língua do que pessoas sem essas condições. Essas associações foram observadas em pacientes de todas as idades, mas foram mais fortes em pessoas com mais de 65 anos.

Os pesquisadores também descobriram que as condições inflamatórias da língua precedem frequentemente o diagnóstico de câncer de língua em pelo menos cinco anos. Isso sugere que as condições inflamatórias da língua podem ser um marcador precoce de risco de câncer de língua.

Os autores do estudo concluem que os profissionais da saúde devem considerar encaminhar pacientes com condições inflamatórias da língua para especialistas para vigilância do câncer oral.

Concluindo

O estudo fornece evidências de que as condições inflamatórias da língua podem ser um fator de risco para o câncer de língua. Os profissionais de saúde devem estar cientes dessa associação e considerar o encaminhamento de pacientes com condições inflamatórias da língua para o acompanhamento e vigilância do câncer oral por especialistas.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Inflammatory Tongue Conditions and Risk of Oral Tongue Cancer Among the US Elderly Individuals, Inflammatory tongue conditions increase the risk of oral cancer

Conheça como o Dentalis pode ajudar o seu consultório

Sugestões de leitura

Osteoporose e falha de implante dentário

O artigo traz novas informações para responder à pergunta: pacientes com osteoporose podem apresentar maior risco de falhas em implantes dentários?

Biomaterial para regeneração óssea

Biomaterial desenvolvido a partir da membrana da casca do ovo pode trazer ótimas notícias para o futuro da odontologia

Solução tópica de gabapentina é uma nova e promissora alternativa para o tratamento da síndrome da ardência bucal com risco reduzido de efeitos adversos

Síndrome da ardência bucal: novo tratamento

Conheça uma nova e promissora alternativa para o tratamento da síndrome da ardência bucal com risco reduzido de efeitos adversos

Respingos de instrumentos rotativos durante cirurgia bucal aumentam o risco de infecção

Estudo inédito da Faculdade de Odontologia da Universidade de Minnesota examinou os padrões de contaminação por respingos criados por instrumentos rotativos e de...

Nova tecnologia pode evitar tratamento de canal

Pesquisa recente traz descoberta que pode revolucionar o tratamento de doenças endodônticas, como o conhecido tratamento de canal.

Escovação dental diminui riscos de pneumonia entre pacientes hospitalizados

Artigo recente observou que pacientes hospitalizados que escovam os dentes diariamente correm menos risco de desenvolver pneumonia hospitalar