Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Crianças com deficiências necessitam de mais cuidados dentários

    Um grupo de pesquisadores espanhóis realizou um estudo sobre a saúde oral em crianças com paralisia cerebral ou síndrome de Down e defende que é preciso reforçar e melhorar os tratamentos dentários deste tipo de pacientes. Esses cientistas acreditam que para isso é necessário os profissionais de Odontologia estejam atualizados com esses conhecimentos para que consigam responder de melhor forma às necessidades destes pacientes, que frequentemente têm uma maior incidência de cáries dentárias e problemas gengivais.

    Os pesquisadores realizaram uma revisão da literatura médica e compararam a saúde oral de crianças com paralisia cerebral e síndrome de Down com a saúde oral de crianças de um grupo controle.

    Apesar de não haver consenso no que diz respeito à higiene oral, à saúde gengival e à incidência de cáries dentárias em crianças com deficiências, e pacientes com deficiências físicas ou psíquicas, a maioria apresentava uma maior prevalência de patologias orais em todos os estudos revistos pelos pesquisadores.

    O que o estudo revela

    Além disso, o estudo revela que as crianças com paralisia cerebral têm mais probabilidades de ter cáries dentárias em comparação com crianças sem qualquer tipo de deficiência. As crianças com síndrome de Down, por sua vez, não têm uma taxa de cáries dentárias mais elevada em relação ao grupo controle, mas os seus hábitos dentários, como o bruxismo, eram mais elevados do que nos grupos controle.

    O estudo indica ainda que crianças com síndrome de Down apresentam mais frequentemente atrasos no desenvolvimento da sua dentição definitiva e que o trauma dentário é igualmente mais frequente em crianças com paralisia cerebral.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Fio ou fita dental: qual é a melhor para sua higiene dental?

      Fio ou fita dental são essenciais à rotina diária de limpeza dos dentes. Mas afinal, qual devo escolher? Qual é melhor para você?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que isso aconteça.

      Remédios para asma podem fazer mal à saúde bucal?

      Remédios para asma podem em maior ou menor grau trazerem problemas à sua saúde bucal. Saiba o que fazer e como evitar que...

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Saúde das Gengivas: cuidados essenciais

      Aprenda sobre a importância da saúde das gengivas e conheça dicas essenciais para mantê-las saudáveis ao longo da vida.

      Derrame e saúde bucal: conheça a ligação

      Derrame e saúde bucal estão diretamente relacionados, é o que nos revela um estudo científico recente. Cuidar da saúde bucal é imprescindível.

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...