Dentição de bebês: importante saber

A dentição é um processo normal do desenvolvimento dos bebês no primeiro ano de vida.

A dor e desconforto, característicos desse período, podem ser aliviados com algumas práticas bem simples.

A dentição acontece quando os dentes decíduos de um bebê, ou dentes de leite, afloram em suas gengivas.

Às vezes, as crianças experimentam uma dor que as faz chorar, babar ou apresentar dificuldades para dormir.

Outros não mostram nenhum sinal de dentição.

A dentição não é um problema médico, mas pode atrapalhar a rotina e o sono da família.

No entanto, a combinação de brinquedos para mastigar e massagem gengival pode ajudar.


FDA americano recomenda aos pais a não usarem remédios holísticos ou cremes tópicos, pois podem ser perigosos. Além disso, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda evitar tratamentos homeopáticos.

O que dar aos bebês em processo de dentição

Algumas opções seguras para bebês com dentição incluem:

Brinquedos de dentição


Brinquedos de dentição seguros para bebês
 podem ajudar a aliviar o desconforto provocado pelas gengivas inflamadas.

No entanto, nem todos os brinquedos de dentição são boas opções.

Os pais ou responsáveis ​​devem escolher brinquedos que:

  • Sejam feitos de ingredientes de qualidade alimentar e seguros para crianças, como borracha;
  • Sejam projetados para serem brinquedos de dentição;
  • Evitar objetos feitos de miçangas ou que possam quebrar;
  • A criança não consiga morder;
  • Não estejam cheios de líquido;
  • Não tenham peças removíveis.
Chupetas

Os bebês que usam chupetas podem entender que chupar uma delas alivia a dor, especialmente entre as amamentações.

Se o bebê parece responder bem às chupetas, certifique-se de que ele sempre tenha acesso a uma chupeta limpa. Evite dar-lhes uma chupeta que tenha danos de mordida.

Seio materno

É seguro continuar a amamentar o bebê durante e após a dentição. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a continuação do aleitamento materno, se possível, durante os dois primeiros anos de vida da criança.

A amamentação pode auxiliar a aliviar a ansiedade de um bebê inquieto.

Pode aliviar a dor, e alguns pais a utilizam como estratégia para os bebês adormecerem.


Por exemplo, um estudo de 2016 publicado no 
Cochrane Database of Systematic Reviews investigou a eficácia dessa prática em bebês com menos de um ano.

 Comparado com placebo, leite industrializado, fórmula e contato pele a pele, a amamentação ofereceu melhor alívio da dor durante as vacinações.

Embora isso não signifique que todos os bebês encontrarão alívio da dor com a amamentação, indica ser um dos métodos mais eficazes.

Massagem

Colocar uma pressão firme nas gengivas pode ajudar a aliviar a inflamação. Certifique-se de que os dedos estejam limpos e tente esfregar as gengivas do bebê. Se o bebê não chorar ou rejeitar o dedo, continue massageando por alguns minutos. Repita quando o bebê ficar agitado novamente.

Toalha

Um pano limpo, úmido e frio pode ser um brinquedo seguro para a dentição. Antes de dar a um bebê, certifique-se de que não haja fiapos ou outros detritos que possam ser engolidos.

Tente lavar bem, molhar com água limpa e depois refrigerar ou congelar o pano. Não use elásticos ou quaisquer outros elementos que possam representar risco de asfixia para o bebê ou criança.

Medicamento

Se remédios caseiros e brinquedos de dentição não ajudarem, os pais ou responsáveis ​​podem entrar em contato com o dentista pediátrico sobre medicamentos.

Quando as pessoas utilizam medicamentos de acordo com as instruções, na dose certa e por um curto período, o paracetamol e o ibuprofeno são geralmente seguros  para os bebês.

O ibuprofeno não é recomendável para crianças com menos de 6 meses.

Isso porque um estudo de 2018 comprovou existir um aumento de efeitos adversos em bebês com até 6 meses em comparação com aqueles do paracetamol.

O que dar a bebês com dentição à noite

Não é seguro que os bebês durmam com qualquer coisa no berço. Além disso, bebês sem supervisão têm um risco maior de engasgar com brinquedos, portanto, os pais não devem dar brinquedos de dentição em seu berço à noite.

Em vez disso, aconselha-se a dar-lhes um medicamento para dentição, prescrito pelo dentista, se estiverem com problemas para dormir.

As mães que amamentam também podem tentar amamentar o bebê para dormir ou amamentar com mais frequência do que o habitual.

Também é seguro que o bebê durma com uma chupeta, desde que esteja em boas condições.

Tratamentos a evitar

Muitos tratamentos ou brinquedos populares de dentição, como colares de dentição, não são seguros para bebês. Os pais e responsáveis ​​devem evitar:

Colares de dentição

Não são seguros para bebês porque podem quebrar e se tornar um risco de asfixia. Colares e pulseiras também podem ser perigos em potencial de estrangulamento quando enrolados no pescoço ou emaranhados em berços, ou assentos de carro.

Contas de âmbar do Báltico

Muitos defensores da saúde alternativa afirmam que as contas de âmbar do Báltico liberam ácido succínico, um ácido natural que supostamente fortaleceria o sistema imunológico e apresentaria propriedades anti-inflamatórias.


No entanto, não há evidências que comprovem que essas contas possam realmente aliviar a dor da dentição. Um 
estudo de 2019  observou que as únicas contas que liberavam ácido succínico também se quebravam em pedaços, tornando-as um risco de asfixia para a criança. Mesmo assim, essas contas não combatiam a inflamação.

Isso significa que nem as contas de âmbar do Báltico, nem o ácido succínico que elas liberam podem ajudar a aliviar o desconforto da dentição.

Os pais que ainda mesmo assim decidem dar colares de dentição às crianças só devem fazê-lo sob supervisão cuidadosa. Eles nunca devem permitir que crianças as utilizem ou brinquem com elas sozinhos.

Tratamentos tópicos

Os géis anestésicos são extremamente perigosos  para bebês menores de dois anos. O ingrediente ativo, benzocaína, é tóxico para bebês e crianças pequenas. Pode causar uma condição com risco de vida chamada metemoglobinemia, um distúrbio sanguíneo que afeta a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

Também não há evidências de que esses tratamentos tópicos funcionem, apesar de seus riscos aparentes.

Remédios homeopáticos

Os pais muitas vezes recorrem a remédios homeopáticos porque acreditam que os tratamentos padrão apresentam mais riscos. Mas no caso da dentição, os remédios homeopáticos podem ser muito mais prejudiciais.

Muitos contêm beladona, uma substância altamente tóxica.

A quantidade de beladona nos produtos não é consistente e não regulamentada, tornando qualquer produto um risco em potencial.

Como cuidar dos novos dentes do bebê

Para reduzir o risco de problemas de saúde bucal, é recomendável aos pais que:

  • Limitem o consumo de açúcar do bebê;
  • Evitem dar mamadeira aos bebês no berço;
  • Levem o bebê ao dentista quando o primeiro dente erupcionar, ou no mais tardar até completar um ano;
  • Limpem ou escovem os dentes sempre após a ingestão de alimentos.

Resumo

A dentição faz parte do desenvolvimento normal das crianças.

No entanto, pode ser extremamente estressante, especialmente se o bebê apresentar problemas de sono.

Os pais podem usar brinquedos de dentição seguros, massagem gengival, amamentação e outros remédios caseiros para aliviar a dor da dentição.

Eles devem evitar opções inseguras, como contas de âmbar e gotas de beladona.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Safely Soothing Teething Pain and Sensory Needs in Babies and Older Children ,  BrestfeedingSafety of ibuprofen in infants younger than six months: A retrospective cohort studyRisk of serious and potentially fatal blood disorder prompts FDA action on oral over-the-counter benzocaine products used for teething and mouth pain and prescription local anestheticsFDA warns consumers about homeopathic teething products

Sugestões de leitura

Inovação na odontologia: resinas de última geração

Hoje, vamos tratar sobre uma inovação que está mexendo com o segmento da odontologia: as resinas de última geração. Essas resinas estão revolucionando...

Probióticos: a nova fronteira da saúde bucal

Imagine a sensação de sair do consultório do dentista com um sorriso renovado, mas também com uma nova preocupação em mente: a prótese...

Os vilões invisíveis da boca: como bactérias podem influenciar o risco de câncer

O microuniverso que habita a sua boca é como um campo de batalha em um combate diário. Bilhões de bactérias travam uma guerra...

O impacto das bebidas açucaradas na saúde e longevidade

Refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem contribuir para o ganho de peso e estão associados a um aumento no risco de desenvolvimento de...

Gerodontologia: cuidado bucal Integral para idosos

Imagine um futuro não tão distante, onde a população idosa do Brasil triplicou, e um em cada quatro brasileiros tem mais de 65...

Diabetes e periodontite: a conexão silenciosa que pode comprometer sua saúde

Imagine-se em uma consulta de rotina com seu dentista. Tudo parece dentro do esperado — uma limpeza, algumas orientações sobre o uso do...