Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Escovar os dentes e usar o fio dental é saudável também para os pulmões

    Você já imaginou que uma tarefa simples como escovar os dentes e usar o fio dental poderia realmente manter seus pulmões saudáveis, além de prevenir cáries e doenças gengivais?

    Cientistas estão investigando se uma boa higiene bucal também pode nos proteger de doenças pulmonares crônicas.

    Eles também estão verificando o que a saliva diz sobre nossa saúde geral.


    As bactérias que causam 
    doenças nas gengivas têm sido associadas a doenças cardíacas  com risco de vida há algum tempo.

    Suspeita-se que elas entrem na corrente sanguínea e viajem para o coração, o que explicaria porque alguns micróbios da placa dental frequentemente aparecem nas válvulas cardíacas e no músculo cardíaco.

    Saúde das gengivas e doenças pulmonares

    Agora, há indicações crescentes de que a saúde das gengivas também pode estar fortemente ligada a doenças pulmonares.


    “Acreditamos que as bactérias inflamatórias na boca criam bolsas entre a gengiva e o dente, quebram o revestimento e se espalham para o coração e os pulmões”, afirma a 
    Dra. Randi Bertelsen  da Universidade de Bergen, na Noruega.

    Se as bactérias em nossa boca influenciam a saúde de nossos pulmões e o risco futuro de doenças pulmonares é o foco de um projeto liderado pela Dra. Bertelsen.


    Isso envolve centenas de participantes em um estudo anterior, o 
    European Community Respiratory Health Survey (ECRHS), monitorados quanto à saúde respiratória nas últimas duas décadas que cederam amostras de suas gengivas há cerca de 10 anos. 


    Com mais pesquisas em andamento no âmbito do 
    projeto BRuSH, a Dra. Bertelsen está investigando o papel desempenhado pelo microbioma oral nas doenças pulmonares.

    Sua hipótese é que as comunidades de microbiomas orais dominadas por bactérias desempenham um efeito negativo no trato respiratório.

    A escala de tempo do experimento pode ajudar a revelar se a deterioração da saúde bucal é de fato um precursor de doença pulmonar, indicando que as bactérias na boca podem ser prejudiciais ou não à saúde pulmonar.

    As amostras das gengivas de pacientes foram coletadas em centros de estudo em Bergen, Noruega; Tartu, Estônia; e Melbourne, Austrália como parte do ECRHS III.

    A Dra. Bertelsen está especialmente interessada em asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), duas doenças pulmonares de elevada gravidade.

    Conexão com a saúde das gengivas

    “A maioria das doenças pulmonares crônicas são caracterizadas por inflamação, com muito muco, dificultando a respiração”, afirma a Dra. Bertelsen.

    “Esta inflamação é causada por bactérias Gram-negativas.”

    Assim chamado porque eles não absorvem um corante de cor violeta (do microbiologista dinamarquês Hans Christian Gram).

    Periodontite

    A periodontite, mais comumente chamada doença gengival, é uma infecção bacteriana comum que envolve inflamação grave nas gengivas e pode até destruir o maxilar que sustenta os dentes.

    Estima-se que mais da metade dos adultos europeus sofra de alguma forma de periodontite, muitos sem perceber.

    Algumas bactérias encontradas na gengiva infectada, bem como no tecido cardíaco, como Porphyromonas gingivalis e Streptococcus mutans, produzem um composto conhecido como lipídio A.

    Esse composto se apresenta numa variedade de formas químicas, uma das quais é especialmente potente em causar inflamação atribuída às bactérias Gram-negativas.

    O estudo

    Já se sabe que pacientes com doenças pulmonares graves, como a DPOC, também costumam apresentar doenças gengivais graves, mas não está claro o que ocorre primeiro.

    Para resolver isso, o projeto BRuSH investigará a inclusão de pacientes jovens com doença gengival leve a moderada.

    Os dentistas tratam as infecções bacterianas da boca — o tratamento tradicional para a periodontite.

    Amostras de saliva e sangue serão coletadas antes e após o procedimento.

    Garantia de saúde pulmonar futura

    “Queremos ver se a remoção da bactéria em uma população relativamente jovem, antes que ela tenha qualquer doença respiratória, realmente melhora a função pulmonar”, disse a Dra. Bertelsen.

    Se a remoção da bactéria levar a uma melhor saúde pulmonar, isso demonstrará que a higiene bucal é muito mais importante para a saúde pulmonar do que se pensava anteriormente.

    Isso destacaria a importância da escovação dos dentes, uso do fio dental entre os dentes e visitas ao dentista em adultos jovens para a garantia da saúde pulmonar futura.

    “Na Noruega, os cuidados de saúde são gratuitos, mas ir ao dentista é muito caro”, disse Bertelsen, “e jovens adultos na faixa dos 20 anos podem não fazer check-ups, a menos que algo esteja errado”.

    Um acúmulo de bactérias que secretam toxinas que são prejudiciais à saúde pulmonar ao longo do tempo e podem promover doenças pulmonares. Isso é o que a pesquisa em curso busca evidenciar.

    Os exames de saliva substituirão os testes de sanguíneos?

    As bactérias presentes na saliva podem um dia informar os pesquisadores sobre a saúde pulmonar futura, mas também sobre outras doenças.

    E embora seja rotina coletar amostras de sangue de pacientes, os médicos no futuro podem aprender sobre a saúde de seus pacientes simplesmente coletando amostras de saliva com um cotonete.

    A ideia é que a saliva seja testada ali mesmo, sem a necessidade de exames laboratoriais sofisticados e caros.

    “Há uma necessidade urgente de sensores muito sensíveis e simples que possam ser usados pelo dentista ou no consultório médico, ou mesmo na casa de um paciente”, disse o professor Bojan Petrovic, cientista da Universidade de Novi Sad, na Sérvia.

    Isso permitiria que mais pessoas fossem testadas e diagnosticadas de forma mais fácil e rápida e, assim, recebessem qualquer tratamento adequado mais cedo.

    Petrovic está envolvido em um projeto de pesquisa (SALSETH) que busca utilizar pequenas quantidades de saliva, com apenas alguns reagentes, para executar testes rápidos e baratos usando avanços em microfluídica — a ciência que estuda o controle preciso de quantidades minúsculas de fluidos em microcanais.

    Existem muitas doenças e infecções em que pequenas gotas de saliva podem informar os dentistas e médicos sobre a saúde de seus pacientes de mais rapidamente e de forma menos invasiva do que fazer um exame de sangue e enviá-lo para análise.

    “Várias infecções virais, como hepatite A, B, C; vírus Epstein-Barr; e vírus do herpes têm seus biomarcadores detectáveis ​​em amostras salivares”, explicou o Prof. Petrovic.

    “A saliva serve como um fluido diagnóstico valioso para a detecção precoce de diferentes tipos de câncer, como câncer de mama, câncer de pâncreas, câncer de pulmão e gástrico”.

    A saliva como meio de diagnóstico prático e amplo

    Os cientistas que trabalham no projeto SALSETH, internacional e intersetorial, acreditam que a saliva também pode ser usada para avaliar os níveis do hormônio sexual masculino testosterona ou do hormônio do estresse cortisol.


    Isso pode permitir um monitoramento mais fácil de mulheres em terapia de reposição hormonal e também pode permitir que algumas condições autoimunes sejam detectadas, incluindo doença celíaca, fibrose cística ou 
    síndrome de Sjogren.

    “A saliva é frequentemente chamada espelho do corpo”, concluiu o Prof. Petrovic, e está “facilmente disponível e facilmente coletada e armazenada”.


    Os avanços na microfluídica e as pesquisas de cientistas como parte do projeto 
    SALSETH devem ajudar no desenvolvimento de sensores, incluindo cápsulas de detecção ingeríveis projetadas para detectar algumas doenças.

    Sua boca é um espelho da sua saúde. Não escovar os dentes provavelmente causará problemas com o dentista, mas pode resultar em riscos ainda maiores para a saúde.

    Como e por que continua a ser visto, mas espera-se que o importante trabalho realizado por pesquisadores da União Europeia esclareçam os intrincados mecanismos que unem bactérias, saliva, a origem e o desenvolvimento de doenças em diferentes áreas do nosso corpo.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

    Fontes: European commission respiratory health surveyThe State of Oral Health in EuropeInnovative bio-inspired sensors and microfluidic devices for saliva-based theranostics of oral and systemic diseasesOral bacteria as determinants for respiratory health

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...