Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Desastre da saúde bucal – após mais de 1 ano de pandemia

    Victor Hugo Cardoso •

    Um ano após os primeiros fechamentos, dentistas no mundo inteiro enfrentam as consequências da pandemia de COVID-19 na saúde bucal dos pacientes.

    Após um ano, como consequência desse desastre odontológico o que se tem observado é uma elevação significativa da incidência de cáries e doenças gengivais mais avançadas.
    Nesses últimos meses muitas pessoas foram perdendo o hábito de escovar os dentes regularmente, fazendo lanches entre as refeições em casa e não indo ao dentista.

    “Vamos chamá-lo pelo que realmente é – um desastre odontológico”, disse o Dr. Gerhard Konrad Seeberger, presidente da FEDI World Dental Federation. “As restrições certamente contribuíram para a desatenção com a saúde bucal, mas não contam toda a história”.

    FDI (francês: Fédération Dentaire International) representa mais de um milhão de dentistas em todo o mundo. É a organização líder mundial que representa a profissão odontológica. Ela atua como o principal órgão representativo de mais de um milhão de dentistas em todo o mundo, desenvolvendo políticas de saúde e programas de educação continuada, falando como uma voz unificada da odontologia na defesa internacional e apoiando associações membros em atividades de promoção da saúde bucal em todo o mundo.
    A FDI foi estabelecida em Paris em 1900. Os membros da FDI incluem mais de 200 associações membros nacionais e grupos especializados em cerca de 130 países.

    Os conselheiros e membros da FDI dizem que estão vendo em primeira mão as consequências catastróficas do vírus na saúde dos dentes e gengivas das pessoas em consultórios e clínicas odontológicas em todo o mundo.

    Durante a primeira onda da COVID-19, consultórios odontológicos em todo o mundo foram forçados a fechar.

    Por dois a três meses, todas as consultas odontológicas tiveram que ser adiadas ou canceladas, exceto para tratamentos de urgência e emergência. A Organização Mundial da Saúde relatou que os serviços de saúde bucal estavam entre os serviços essenciais de saúde mais afetados devido à pandemia COVID-19, com 77% dos países relatando interrupção parcial ou total.

    Dentistas: têm as mais baixas taxas de infecção 

    Entre a primeira e a segunda onda, os consultórios odontológicos em muitos países puderam reabrir.

    Os dentistas sempre seguiram os mais rigorosos protocolos de prevenção e controle de infecção e também revisaram as medidas de higiene exigidas pelos governos durante a pandemia de COVID-19.

    Além disso, uma pesquisa recente indica que os profissionais de saúde bucal têm taxas de infecção de SARS-CoV-2 significativamente mais baixas do que outros profissionais de saúde na maior parte do mundo.

    Apesar disso, muitas pessoas ainda evitam os check-ups de rotina e só vão ao dentista quando sentem dores extremas. Muitos desenvolveram cárie dentária avançada e complicações relacionadas, incluindo infecções, o que torna o tratamento mais complexo.
    Hoje, os dentistas estão enfrentando as consequências de um ano de interrupção no atendimento e tratamento odontológicos.

    “Durante a pandemia, os pacientes de alto risco tenderam a desenvolver mais de um problema, muitas vezes exibindo três ou quatro em simultâneo, porque muito tempo se passou sem um check-up”, afirmou o professor Paulo Melo, Conselheiro da FDI.

    Muitos pacientes esperaram de nove meses a um ano, ou mais, entre as consultas. Inclusive aqueles pacientes de alto risco que são incentivados a fazer um check-up odontológico a cada três a seis meses também deixaram de consultar seus dentistas.

    Os problemas geralmente incluem lesões de cárie e doenças gengivais.

    Uma das consequências dramáticas da pandemia é que os problemas de saúde bucal que não eram considerados urgentes durante o surto da pandemia se tornaram de fato urgentes após a espera de dois meses ou mais para procurar tratamento

    As consequências danosas da falta de check-ups odontológicos
    A cárie dentária que poderia ser tratada com uma restauração simples agora atingiu o estágio de periodontite apical e abscessos, o que exige um tratamento mais sofisticado.

    Os pacientes devem deixar de lado o medo e não adiar o tratamento odontológico essencial de rotina.

    “Uma das consequências dramáticas da pandemia é que os problemas de saúde bucal que não eram considerados urgentes durante o surto da pandemia se tornaram de fato urgentes após a espera de dois meses ou mais para procurar tratamento”, afirmou a Dra. Maria Fernanda Atuesta Mondragon, presidente da Federação Dentária Colombiana e conselheira da FDI.

    “Os adolescentes geralmente sofrem de cárie dentária e observei um nível crescente de cárie dentária nessa faixa etária”, disse o Dr. Nahawand Abdulrahman Thabet, que atende no Cairo, Egito, e é conselheiro do FDI.

    “Um paciente meu de 15 anos admitiu comer mais enquanto estava  em casa desde o fechamento de sua escola. Eu imagino que milhares de crianças de sua idade estejam em uma situação semelhante.”

    Toda a situação imposta pela pandemia, as restrições aos movimentos das pessoas e o trabalho remoto em casa contribuíram para a mudança de hábitos e comportamentos diários, afetando, em última instância, a saúde bucal das pessoas.

    Hábitos da boa saúde bucal precisam ser mantidos – somos exemplos para as crianças
    Os bons hábitos de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental regularmente dever ser imperativo.

    Uma pesquisa global da Unilever observou que as crianças refletem o comportamento dos pais em detrimento de sua própria saúde.

    As crianças têm sete vezes mais probabilidade de pular a escovação se os pais não escovarem seus dentes regularmente.

    Os dentistas entrevistados concordaram que a mudança nos hábitos de higiene bucal das crianças resultou da mudança na rotina dos pais.

    Apesar dos desafios contínuos com a pandemia, é crucial que os pais priorizem suas rotinas de higiene bucal, bem como as de seus filhos.

    A má higiene bucal e o risco de maior gravidade da Covid-19
    Indivíduos com doenças preexistentes, incluindo doença periodontal, podem ter maior risco de desenvolver superinfecções, caso adquiram o vírus SARS-CoV-2.

    Evidências emergentes sugerem que determinados patógenos periodontais podem contribuir para uma superabundância de patógenos circulando sistemicamente naqueles com infecções graves por COVID-19.
    Essa condição acaba contribuindo para uma superinfecção e consequente desfecho sério.

    Embora sejam necessárias mais evidências científicas, elas nos lembram que a higiene bucal ideal e a manutenção de cuidados odontológicos preventivos de rotina nunca foram tão importantes.

    Você pensa que o paciente odontológico comum está ciente dessa possível conexão oral com as superinfecções graves de COVID-19?

    Nós, da profissão odontológica, precisamos falar abertamente, informar nossos pacientes que não estão comparecendo às consultas dos riscos que correm e ajudar na divulgação de que manter uma boa higiene bucal pode economizar mais do que dentes.

    Os profissionais da odontologia já sabem que a higiene bucal deficiente e a infecção periodontal ativa estão associadas a condições sistêmicas adversas – como ataque cardíaco, derrame, diabetes e demência – que podem interromper substancialmente a expectativa de vida.

    Evidências crescentes de Superinfecções
    Uma alta porcentagem (80%) de pacientes internados em UTI com COVID-19 apresentam 
    cargas bacterianas extremamente altas.

    Pelo menos um estudo revela que mais de 50% das mortes de pacientes que sofrem de COVID-19 grave também tiveram superinfecções bacterianas que requerem antibióticos.

    A homeostase está presente tanto na cavidade oral quanto nos pulmões quando há um equilíbrio na microbiota que prospera nos ambientes mucosos. Patógenos periodontais como Fusobacterium nucleatum , Prevotella intermedia e Porphyromonas gingivalis foram identificados como patógenos chave que contribuem para a progressão periodontal e têm sido associados a várias outras condições inflamatórias crônicas que contribuem para resultados adversos.

    Semelhante ao desequilíbrio que ocorre quando os biofilmes orais se tornam patogênicos e promovem inflamação, o supercrescimento microbiano no tecido pulmonar pode se desenvolver facilmente quando ocorre uma mudança em direção à doença ou infecção sistêmica.
    Os patógenos periodontais podem ser aspirados para o trato inferior do sistema respiratório, iniciando ou agravando uma condição respiratória, como a 
    pneumonia.

    Boa higiene bucal previne infecções respiratórias e possivelmente também COVID-19
    Uma 
    revisão sistemática publicada em 2008 confirmou que uma boa higiene bucal pode ajudar a prevenir infecções respiratórias, estimando que uma em cada 10 mortes relacionadas com pneumonia poderia ser evitada em idosos simplesmente melhorando a higiene oral.

    Também é possível que a melhoria da higiene oral possa reduzir os riscos de um resultado grave de outra infecção respiratória: COVID-19.

    Conexão entre a higiene bucal e a gravidade das infecções por SARS-CoV-2
    Como referido anteriormente, uma publicação recente do 
    British Dental Journal questiona uma ligação potencial entre a higiene bucal e a gravidade das infecções por SARS-CoV-2.

    O artigo faz referência a uma quantidade robusta de evidências que confirmam que a redução da doença periodontal pode reduzir o risco de pneumonia ao reduzir os patógenos periodontais.

    Dados como esses confirmam a inter-relação entre a cavidade oral e as infecções respiratórias, mas pode ser mais que apenas uma conexão bacteriana.

    Citocinas, como IL-1, IL-6 e TNF, aumentam durante a doença periodontal.

    Essas enzimas produzidas durante a inflamação oral e circulando sistemicamente também podem modificar o tecido da mucosa pulmonar, aumentando a adesão e colonização de patógenos respiratórios e, assim, aumentando a inflamação respiratória.

    Alguns pacientes com COVID-19 grave apresentam níveis mais elevados de citocinas inflamatórias circulantes.

    Fica claro que a higiene oral deficiente e a doença periodontal ativa podem promover patógenos que levam a superinfecções em pacientes com COVID-19.

    Também é possível que a superabundância de enzimas inflamatórias possa contribuir para a tempestade de citocinas documentada em alguns pacientes com desfechos mais graves de COVID-19.

    Mensagem aos pacientes
    À medida que mais evidências forem disponibilizadas, teremos um melhor entendimento da conexão oral relacionada ao vírus SARS-CoV-2.

    Hoje temos uma grande oportunidade de enviar mensagens nas redes sociais, incluir banners com e-mails ou boletins informativos para os pacientes e nos comunicar verbalmente salientando o quanto fundamentais são os cuidados diários e profissionais de higiene dental para a saúde bucal.

    Agora é a hora de lembrar aos pacientes que eles precisam usar a escova de dentes, o fio dental e o raspador de língua regularmente.
    Os pacientes devem aprender a importância de realizar a limpeza interproximal diária, onde a maioria das doenças periodontais começa. Prevenção é e sempre será, como diz o velho ditado, o melhor de todos os remédios.

    Embora estratégias como distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras em público possam ajudar a reduzir a disseminação da COVID-19, talvez devêssemos adicionar uma mensagem sobre como visitar o seu dentista pode ajudar a prevenir superinfecções graves que ocorrem como resultado da ação do vírus SARS-COV-2.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

    Fontes: Dental disaster: One year after first lockdowns dentists around the world confront the consequences of the COVID-19 pandemic on people’s oral healthUnileverCould there be a link between oral hygiene and the severity of SARS-CoV-2 infections, Co-infections: potentially lethal and unexplored in COVID-19Scannapieco FA. Role of oral bacteria in respiratory infection. J Periodontol. 1999;70(7):793-802

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema