Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Manchas pretas na boca, o que podem ser?

    Victor Hugo •

    Manchas pretas na boca podem ter várias causas, como bolhas ou hiperpigmentação.
    Em casos raros, elas podem indicar algo mais sério, como câncer de boca.

    Muitas condições inofensivas podem causar o desenvolvimento de uma ou mais manchas pretas na boca.
    Geralmente, não surgirão outros sintomas e elas desaparecerão sem tratamento.

    Raramente, entretanto, uma mancha preta na boca pode ser um sintoma algo grave, como do melanoma oral.
    Este é um tipo raro de câncer.

    American Cancer Society estima que pouco mais de 54.000 pessoas desenvolverão câncer de boca ou garganta em 2021. O melanoma geralmente é responsável por 0,5% de todos os cânceres orais.

    Este artigo examinará algumas causas potenciais para o surgimento de manchas pretas na boca. Também examinará algumas opções de tratamento e quando uma pessoa deve entrar em contato com seu dentista.

    Bolhas pretas na boca — Origem
    As manchas pretas são bolhas que se elevam na pele com fluido dentro. Elas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca.

    As bolhas pretas contêm sangue e aparecem em vermelho-escuro ou roxo. Elas podem se desenvolver na boca devido a uma mordida acidental na bochecha ou como resultado de uma reação alérgica.

    Tratamento
    As bolhas de sangue geralmente não são prejudiciais e costumam cicatrizar sem tratamento.

    Às vezes, entretanto, elas podem causar dor ou desconforto. Nesses casos, pode-se recorrer a medicamentos analgésicos de venda livre (OTC).

    Tatuagens de amálgama
    As tatuagens de amálgama ocorrem quando as obturações de metal vazam, fazendo com que marcas escuras apareçam na boca.

    Essas marcas podem aparecer quando o dentista coloca ou remove uma obturação e pequenos fragmentos de metal caem entre os dentes.

    Eles aparecem mais comumente na gengiva ou bochecha, perto da obturação de amálgama. No entanto, elas podem surgir em outras regiões da boca.

    Tratamento
    As tatuagens de amálgama não causam sintomas nem requerem nenhuma forma de tratamento.

    Fumar
    Fumar pode causar melanose no fumante. Esta é uma condição em que a pigmentação marrom ou preta se desenvolve na boca e da garganta.

    Tratamento

    • Esta condição não é prejudicial e não requer tratamento.

      No entanto, a fumaça do tabaco que causa essas manchas é prejudicial a várias áreas do corpo.
      Por exemplo, fumar pode causar doenças nas gengivas, perda de dentes e câncer de boca, bem como várias outras condições nocivas à saúde.

    Melanoma oral
    O melanoma é um câncer das células produtoras de pigmento, ou melanócitos, que geralmente afeta a pele.
    No entanto, esses cânceres também podem ocorrer nas membranas mucosas, como na boca.

    O melanoma oral geralmente aparece como uma área elevada que tem uma aparência preta, marrom ou azul escura. Essas marcas podem ser assimétricas com uma borda irregular.

    Também pode haver inchaço, em caso de inflamação.

    Um artigo de 2020 observa que o melanoma oral não está relacionado à exposição ao sol. Os pesquisadores não têm certeza sobre quais podem ser exatamente os fatores de risco, mas existem alguns fortes candidatos:

    • hábito de fumar;
    • consumo de álcool;
    • irritação dentária.

    Tratamento
    A principal opção de tratamento do melanoma oral é a cirurgia. O oncologista também pode recomendar a radioterapia.

    Doença de Addison
    A doença de Addison é um distúrbio endócrino que ocorre quando as glândulas supra-renais, que são as glândulas localizadas na parte superior dos rins, não produzem certos hormônios em quantidade suficiente. Hormônios como o cortisol e a aldosterona.

    Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais observa que a doença de Addison pode causar o aparecimento de áreas mais escuras na pele e dentro da boca.

    Outros sintomas podem incluir:

    • fraqueza muscular;
    • dor abdominal;
    • perda de peso;
    • perda de apetite;
    • fadiga crônica.
    • Tratamento
      O tratamento para a doença de Addison incluirá medicamentos de reposição hormonal. Os pacientes podem tomar um corticosteroide, como a hidrocortisona, para repor o cortisol em falta.
      Para substituir a aldosterona, o paciente poderá tomar fludrocortisona para ajudar a equilibrar a quantidade de líquido e sódio no corpo.

      Síndrome de Peutz-Jeghers
      síndrome de Peutz-Jeghers é uma doença genética rara que causa o aparecimento de sardas escuras ao redor do rosto e dentro da boca. Também pode causar crescimentos de tecido em forma de cogumelo, chamados pólipos, que se desenvolvem ao longo do trato gastrointestinal.
      A síndrome de Peutz-Jeghers também pode causar outros sintomas, incluindo:

    • Vômitos;
    • Dor de estômago;
    • Sangramento retal;
    • Problemas digestivos;
    • Náusea.

    Tratamento
    Atualmente não há cura para a síndrome de Peutz-Jeghers. No entanto, os tratamentos podem envolver a remoção cirúrgica de quaisquer pólipos que estejam causando problemas gastrointestinais.

    Diagnóstico
    Um profissional de saúde fará um exame físico das manchas pretas para determinar a sua causa. Além disso, ele perguntará ao paciente se as manchas são dolorosas ou se apresentam algum sintoma associado.

    O profissional também poderá verificar o histórico médico do paciente em busca de quaisquer sinais de doenças genéticas, como a síndrome de Peutz-Jeghers, que possam ser a causa. Ele também poderá revisar os registros dentários do indivíduo para a presença de restaurações de metal.

    Dependendo de sua avaliação, também poderão ser solicitados exames adicionais para obtenção de um diagnóstico mais preciso. Por exemplo, o profissional pode solicitar um exame de sangue ou amostra de pele para análise posterior.

    Quando procurar ajuda profissional
    Muitas causas de manchas pretas na boca, como tatuagens de amálgama, são inofensivas.

    Embora nenhum tratamento médico seja necessário para algumas causas de manchas pretas na boca, a pessoa deve entrar em contato com seu dentista sobre qualquer ferida ou mancha que dure mais de 3 semanas.

    Se as áreas pretas desenvolverem feridas ou úlceras, podem ser sintomas de câncer de bocaA detecção precoce do câncer de boca é crucial para o sucesso do tratamento.

    Resumindo
    Existem muitas causas possíveis para manchas pretas na boca. Para a maioria das pessoas, essas manchas não causarão sintomas adicionais e não exigirão tratamento.

    Algumas pessoas podem precisar de analgésicos de venda livre em caso de dor, como bolhas de sangue.
    Outras causas, como câncer de boca, exigirão tratamento médico o mais rápido possível.

    Embora as manchas pretas na boca possam ser inofensivas, vale a pena entrar em contato com seu dentista sobre os casos persistentes. Eles podem ajudar a determinar se a mancha é inofensiva ou requer mais cuidados.

    Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet
    Fontes: InformedHealthA short review on smoker melanosisAmerican Cancer SocietyNHS InformDental FoundationMedical News TodayNHSStatpearls , Effect of tobacco on periodontal disease and oral cancer

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...